SCJP vai acabar? Vai virar SCJPP?

Estava navegando a esmo no site da sun e encontrei isso: http://www.sun.com/training/certification/beta_scjp_plus.xml
Que esta claramente relacionado a este tópico recente: http://www.guj.com.br/posts/list/130285.java

Pois bem, o site deixa claro:

[quote]Q: Will this exam replace the current Java Programmer exam?
A: Sun believes that performance based Java Programming certification provides both candidates and employers with greater assurance that their skills will meet the needs of the Java Programmer role. [color=red]Sun will retire the prior versions of the Java Programmer certification in the near future.[/color] Sun will provide a public notification of at least 90 days in advance of any exam retirement.[/quote]

[quote]Q: How will I or a Prospective Employer recognize the difference between the older certification and the performance-based certification?
A: The new exam will have a [color=red]new name and part number[/color], and Sun is working on developing additional benefits for candidates that achieve certification with the performance-based exam.[/quote]

[quote]Q: How does the Java Programmer Plus Performance exam work? Do I need to write specific syntax, comments, etc?
A: The exam evaluates your ability to write Java code that will successfully compile and return the results requested in the problem statement. The test leverages the Code Challenge engine presented previously at JavaOne. The engine evaluates the code by running a number of test harnesses against the code and comparing the results. [color=red]Your code must compile properly, but is not checked for specific syntax, comments or style[/color] - it just has to meet the requirements of the problem statement.[/quote]

Na página também deixa claro que o nome será [color=red]Sun Certified Java Programmer Plus[/color].

E para quem já está interessado:

[quote]Sign up for the free beta exam today.

The Sun Java Programmer Plus certification beta will launch on July 22, 2009. Selected participants will be able to take the beta exam for free in select cities around the world between July 22, 2009 and July 31, 2009.

Complete the Beta Request Form (I will get you the link next week) to to be one of the first professionals to achieve a Sun Java Programmer Plus certification and contribute to the success of this certification.

» Beta Request Form

The Sun Certification team will be selecting 200 beta participants from around the world with differient levels of experience to ensure that we have a representative sample of participants.

Participants will be notified by July 22, 2009.[/quote]

Ainda não tenho certeza se isto é bom ou ruim, mas acho que é bom.

Cara, aparentemente ao meu ver esse nova maneira de fazer certificação soa melhor que a antiga.

agora vamos ver se essa nova prova é realmente interessante. ou vai ser uma maratona de 24hrs programando.

[]'s

Parece ser legal.

Me cadastrei lá, vamos ver se do sorte…haha

[]'s

Acabei de me inscrever, parece ser uma boa oportunidade para obter conhecimento de como será a prova a partir do ano que vem. :wink:

Legal. Até que as coisas estão acontecendo bem rápido. Acho até que o pessoal que está pretendendo fazer a prova da ANTIGA SCJP, deveria esperar e aproveitar seus vouchers já pra fazer a nova prova, que parece que não vai demorar muito a sair.

sacanagem ser so 200 selecionados pro beta tester… deveriam fazer igual os outros beta exam tests como o que teve do netbeans e o de webservices…

São 200 para cada cidade selecionada não é isso?

Não são só 200 de tota…

Mas acho q eles devem pegar o pessoal mais experiente, eu só tenho SCJP dúvido que chamem…

vamo ve…

[]'s

acho que vão fazer um mix de experientes e leigos…
porem o foda é que isso é uma loteria praticamente… uns 200000 vão se inscrever e só 200 serão selecionados ou seja a probabilidade de que alguem de nós seja selecionado é muito baixa…

[quote=luistiagos]acho que vão fazer um mix de experientes e leigos…
porem o foda é que isso é uma loteria praticamente… uns 200000 vão se inscrever e só 200 serão selecionados ou seja a probabilidade de algum de nós seja solucionada é muito baixa…[/quote]

realmente acho dificil eles “solucionarem” a gente ;D

Realmente o que diz lá é que vão escolher gente com experiência variada, já que esse é um “Beta” acho que assim conseguem verificar se a prova está muito fácil ou muito dificil…

E quem (como eu) acabou de comprar o Voucher da versão antiga, fica como? alguma idéia!?

Em relação a quantidade de usuários:

Ou seja, 200 no mundo inteiro. Uma verdadeira loteria. :frowning:

Po, interessante isso =D

Gostei da nova forma da prova. Mas esse ano ainda irei fazer a versão antiga então pois meu voucher vai expirar no fim de ano…

[quote=victorwss]Em relação a quantidade de usuários:

Ou seja, 200 no mundo inteiro. Uma verdadeira loteria. :([/quote]

impossivel quase então…

Mas e como fica as certificações anteriores, não valerão mais ? E tipo, é preciso ter a SCJP pra tirar algumas outras como pré-requisito… isso também vai continuar ou vai precisar agora ter a SCJPP ?

Cara, relaxa. Como é da filosofia Sun, tudo tenderá a ter compatibilidade com futuras versões.

Como disse no outro tópico,

Provavelmente, essa certificação seria mesmo um PLUS para garantir que, o cara NÃO apenas decorou tudo, mas sabe usar a linguagem na prática. Imagino que, o certificando, terá que escrever vários programinhas que atesta a habilidade de escrever códigos. Sendo assim, com certeza a versão anterior será descontinuada.

Já quanto a SCJD, o escopo é um pouco mais abrangente, obrigando o cara a pegar uma descrição “tosca” de um hipotético sistema e criar a “criança”, obrigando-o assim a, fazer analise, interpretar requisitos, “conversar com o cliente”, fazer escolhas, tomar decisões, em fim… Acredito que essa continuará e não será descontinuada. Coisas estas que, provalvelmente não acontecerão na SCJPP.

Se não for disponibilizado o javadoc na prova, teremos mais uma certificação decoreba.

[quote=aleck]Se não for disponibilizado o javadoc na prova, teremos mais uma certificação decoreba.
[/quote]

Quando vi o teu comentário discordei na hora.
Mas, refletindo melhor sobre isso. Você está certo. O candidato vai ter que decorar a API para poder usá-la corretamente. E talvez seja ainda pior por que ao invés de perder ou chutar uma questãozinha por não lembrar qual era a assinatura daquele método que está no enunciado, o seu código não vai compilar enquanto você não lembrar isso, ou então vai ter que fazer uma bela gambi para não usar um determinado método só porque você não lembra o nome ou a assinatura dele. :frowning:

hahaha. jájá vai ter gente programando no vim, notepad entre outros.

A moda agora vai ser: Decorar algoritmos.

Hehehehehe.

lalala …

c for assim, eu que não vou tirar, programar sem IDE é algo idiota na verdade, saber resolver um problema ou criar um código é algo bom, mas decorar cada método ou pacote… isso é ridiculo…

e quem nunca usufruiu do ctrl + space que atire a 1° pedra…

^^

olhar para um código pronto, e identificar erros é algo simples, e quem sabe a forma certa consegue… por isso gosto do estilo da múltipla escolha

agora programar de primeira sem auxilio de IDE e acertar o código 100% sem nenhum problema de compilação não é tarefa fácil, mas enfim, é esperar pra ver o que rola desse exame!