Script Ant para realizar tarefas no SVN

Boa tarde Pessoal.

Estou fazendo umas automatizações nos sistemas de minha empresa.
Ja tinhamos algo porem estou querendo automatizar mais.

Minha ideia é criar certos alvos para o ant, e com isso melhorar nosso processo.
Os alvos seriam os que seguem abaixo e aconteceriam na mesma ordem descrita:

1º faz update do projeto no svn;
2º faz commit das atualizações desenvolvidas no projeto no svn;
3º limpa os diretórios de classes e diretorios onde sera gerado o arquivo WAR;
4º compila todas as classes;
5º empacota a aplicação em um arquivo WAR;
6º faz deploy do arquivo no servidor(homologação ou produção, o usuario ira ecolhar quando disparar o alvo);

Porem estou com muita dificuldade de criar os passos 1 e 2, não estou conseguindo encontrar documentação e exemplos na internet.
dos passos 3 ao 5 eu ja fiz e estou fazendo o 6, pois acabei deixando os dois primeiros para depois devido a dificuldade que mencionei.

Caso alguem saiba como fazer ou que tenha alguns exemplos ou dicas, eu ficaria muito agradecido.

Obrigado e abraço a todos.

[quote]Boa tarde Pessoal.

Estou fazendo umas automatizações nos sistemas de minha empresa.
Ja tinhamos algo porem estou querendo automatizar mais.

Minha ideia é criar certos alvos para o ant, e com isso melhorar nosso processo.
Os alvos seriam os que seguem abaixo e aconteceriam na mesma ordem descrita:

1º faz update do projeto no svn;
2º faz commit das atualizações desenvolvidas no projeto no svn;
3º limpa os diretórios de classes e diretorios onde sera gerado o arquivo WAR;
4º compila todas as classes;
5º empacota a aplicação em um arquivo WAR;
6º faz deploy do arquivo no servidor(homologação ou produção, o usuario ira ecolhar quando disparar o alvo);

Porem estou com muita dificuldade de criar os passos 1 e 2, não estou conseguindo encontrar documentação e exemplos na internet.
dos passos 3 ao 5 eu ja fiz e estou fazendo o 6, pois acabei deixando os dois primeiros para depois devido a dificuldade que mencionei.

Caso alguem saiba como fazer ou que tenha alguns exemplos ou dicas, eu ficaria muito agradecido.

Obrigado e abraço a todos.
[/quote]

Boa tarde, jpacheco voce conseguiu resolver essa automatização, tenho que fazer essa mesma automatização tem como voce postar como voce conseguiu resolver isso.

desde já obrigado!

Ola Moises.

Eu fiz diversos testes e consegui realzar algumas coisas referentes aos passos 1 e 2, porem optei por mantermos estes passos sem automação, deixando esta responsabilidade para o desenvolvedor.

Quanto aos demais passos eu consegui sim fazer, se quiser posso te passar os scripts.

Se quiser implementar os passos 1 e 2, da uma olhada neste link:

http://subclipse.tigris.org/svnant.html

Tu vais ter de baixar esta biblioteca do svn e colocar no classpath do teu ant(ou eclipse) para poder funcionar.

Mas hoje aqui conseguimos automatizar ainda mais estes passos, onde utilizamos ferramentas de integração continua.
Onde o desenvolvedor apenas commita para o respositório que ele quer, e após isso a ferramenta se encarrega de compilar, testar, gerar o arquivo para deploy e inclusive fazer o deploy.
Claro que tudo isso acima e configurado internamente na ferramenta utilizando Ant ou Maven, aqui de momento estamos ainda utilizando Ant, mas pensamos em logo migrar para Maven.
Duas boas opções que te recomendo como ferramenta de integração continua seria o Hudson(free) e o Bamboo(ferramenta proprietária da Atlassian).

Bom qualquer dúvida me pergunta ai que te ajudo no que conseguir.

Abraço!

Fala galera, estou com uma dúvida basica, mas temos que começar pelo basico.

Estou justamente querendo implementar a IC nos nossos projetos, porém tudo hoje é manual, trabalhoso e complexo.

E a primeira parte da minha dúvida é:

Possuímos 3 ambientes : Integracao, Homologacao e Producao.

Sendo assim, quando commits sao feitos pelo svn, cada um gera uma revision. O fato é que algumas revisions devem ir pra Integracao, outras pra Homologacao, e as ja testadas para Producao.

Como utilizar o Maven ou Ant para identificar quais revisions devem ir para cada ambiente ???

Depois de sanada essa duvida é que darei continuidade.

Obrigado.

Também to precisando automarizar o processo de build aqui
de maneira que ele faça o commit de alguns arquivos no
repositório utilizando o SVN

Será que alguem poderia postar os scripts que já estão funcionando ou perto de funcionar?
rsrsrs

To precisando :roll: