Script eXterno xml em jscript

9 respostas
Y

[color=darkblue]Estou desenvolvendo uma aplicação em asp e jscript, na qual preciso executar um script em xml que altera algumas configurações externas.

resumindo, existe algum comando jscript ou asp que me permita executar este script externo a partir de uma chamada interna da minha aplicação?? (tipo exec ou coisa assim…)
Grata, Kisses! [/color]

9 Respostas

pcalcado

Devagar.

Você tem uma página que quer executar um script? Este script está localizado onde? No servidor?

De qualquer maneira dê uma olhada em XmlHttpRequest.

Y

[color=darkblue]sim o script/ xml esta no servidor e tenho a página toda pronta que como disse esta em asp e jscript… queria saber se tem algum comando disponível no jscript ou asp q execute esse xml através de linha de código… =/[/color]

T

Não vou resolver o seu problema, mas vou fazer duas perguntas para ajudar as pessoas a lhe ajudar.

a) “Script em XML” é um script ANT (build.xml) ou é outra coisa?
b) O tal script deve ser executado no servidor ou no cliente?

Y

Sim é um script ant e deve ser excutado no servidor… sera q facilita? :? =/

Y

Olha, suas questões estão meio desordenadas. Algumas vezes você citou “executar script em xml”? Como assim?

Acho que o que acontece e você quer é mais ou menos o seguinte:

Você tem uma aplicação em ASP
No servidor você armazena um arquivo XML que armazena configurações estaticamente
Agora você precisa de comandos/funções em ASP que possibilitem que esse XML seja alterado, ou seja, que as configurações contidas nele sejam alteradas.

Se você quer alterar o XML, pesquise pelo Microsoft.XMLDOM.

O Microsoft XMLDOM é um componente que pode ser usado tanto pelo VBS no server ASP quanto pelo JS no IE (Internet Explorer).

Caso queira fazer essa manipulação via client-side no Firefox por exemplo, terá de pesquisar pelo DomParser.

De qualquer forma, seu roteiro é mais ou menos o seguinte:

[ pelo servidor ]
1 - mostra a página para o usuário definir as configurações que quer
2 - envia as configurações para o servidor (por formulário ou variáveis GET, como quiser)
3 - uma página ASP então recebe essas informações
4 - a mesma página ASP cria um Microsoft.XMLDOM, o configura para carregar o arquivo XML que está no servidor, e então faz as alterações necessárias
5 - em seguida, as informações são salvas no arquivo XML via um FSO
6 - terminado, basta agora dizer ao usuário que as informações foram salvas

[ pelo cliente (browser) ]

• uma requisição Ajax em segundo plano carrega o arquivo XML do servidor e passa essas informações a outra função responsável por tratar os dados
  • essa função então cria um objeto (Microsoft.XMLDOM ou DomParser) e “lê” as informações. Então as exibe na tela como for necessário para que o usuário possa selecionar configurações
  • após escolhidas as configurações, o usuário ativa (por um botão, por exemplo) uma função que formata as informações de configuração
  • após isso, as informações são enviadas ao servidor e seguem-se os mesmos passos 3, 4, 5, e 6 citados anteriormente

P.S.: te aconselho optar por fazer tudo no servidor.

Y

O meu caso é o seguinte: tenho ums script escrito em xml q serve pra executar alguns comandos numa aplicação chamada applinx e tenho uma aplicação em asp toda pronta que faz outras coisas.

Dentro do código dessa aplicação asp preciso colocar um comando que me permita chamar este script em Xml e executá-lo (um “command exec” ou algo do tipo) e preciso de uma maneira de saber se ocorreu erro durante a execução do script xml. Mas não tenho idéia de como :frowning:

Está tudo no servidor e é lá mesmo que a aplicação roda.
Obrigada pela ajuda… :0 :slight_smile:

Y

Ainda está meio confuso… o que você quer dizer com “executar o xml”? Documentos XML armazenam informações somente, texto, não são executáveis.

Talvez o que você está fazendo é armazenando algum tipo de código no XML que algum interpretador é capaz de ler e executar, mas genérico e tecnicamente um XML não executa nada, ele apenas armazena caracteres.

Se possível, explique melhor.

Proteu_Alcebidiano

Yky, acho que ela quer executar uma tarefa do Ant mediante alguma ação. Como as tarefas são descritas dentro do build.xml, talvez seja isso que ela esteja falando.

Yanis, para executar sua tarefa, basta vc entrar com ant nomeDatarefa no diretorio onde estiver seu build.xml

se precisar de um Runtime.getRuntime().exec(…) é só colocar o comando dentro dos parametros do exec.

T+

=)

Y

Proteu, Este “Runtime.getRuntime().exec(…)” faz exatamente o q?
Acho q tenho q seguir os seguintes passos para executasr a tarefa q preciso:

1 - Chamar um command atráves de algum comando asp ou jscript( q eu não conheço) na minha aplicação

2- Dentro deste command executar o ant < nome da tarefa.xml> no diretório deste script

3-Enviar mensagens de sucesso ou insucesso dependendo do resultado da tarefa executaa pelo ant para a minha aplicação. (aki tá um problemão)

4 - E colocar essa mensagem de sucesso no log da aplicação para verificar os possíveis erros( isso poderá ser feito mais tarde )

Então os meus problemas maiores são os passos 1 e 3… q estão me fazendo arrancar os cabelos… rsrs

Criado 13 de dezembro de 2006
Ultima resposta 28 de dez. de 2006
Respostas 9
Participantes 5