Alguém conhece algum Script que por exemplo: quando o usuário entrar no site… o navegador limpe automaticamente ?
pode ser em java, javaScript, html … ou coisa do tipo.
Olá felipevs
veja se o link abaixo te ajuda:
http://javafree.uol.com.br/topic-5807-Apagar-Cache.html
lá tem um trecho muito conhecido onde citam para incluir tags no cabeçalho de suas paginas
<meta Http-Equiv="Cache-Control" Content="no-cache">
<meta Http-Equiv="Pragma" Content="no-cache">
<meta Http-Equiv="Expires" Content="0">
Outra maneira menos elegante (mas que funciona!) de evitar cache no navegador do usuário, é sempre mudar a URL das suas paginas, scripts, css, outrosArquivos, tipo:
<%!
java.util.Date date = new java.util.Date();
%>
<html>
<head>
<script type="text/javascript" src="app/scripts/myscript_1.js?nocache=<%=date.getTime() %>" />
<script type="text/javascript" src="app/scripts/myscript_2.js?nocache=<%=date.getTime() %>" />
<script type="text/javascript" src="app/scripts/myscript_N.js?nocache=<%=date.getTime() %>" />
<link rel="stylesheet" type="text/css" href="app/styles/theme_1.css?nocache=<%=date.getTime() %>" />
<link rel="stylesheet" type="text/css" href="app/styles/theme_2.css?nocache=<%=date.getTime() %>" />
<link rel="stylesheet" type="text/css" href="app/styles/theme_N.css?nocache=<%=date.getTime() %>" />
</head>
<body>
<h1>Seu Conteúdo</h1>
</body>
</html>
O trecho acima é só para ter uma noção de como mudar a URL dos seus arquivos visto que date.getTime() sempre vai retornar um long que nunca se repete, ai o navegador vai sempre requisitar o arquivo para o servidor
É uma POG eu sei :oops: mas é muito usada por ai
e tem outros métodos de deixá-la mais bonitinha, mas a essência é essa!! no fundo, o que vc está fazendo é enganar o navegador do usuário :twisted:
E ai, ai conhece outra forma? além das duas acima, não conheço mais
será que tem alguma outra melhor que não pareça POG?
essas tags nunca funcionaram comigo
[code]
[/code]essas formas ai, a página não gera cache, ou ele limpa todo o cache do navegador ? Eu quero um que limpe todo os cache.
Dessa forma, o navegador só não vai aproveitar o cache, ou seja, toda vez que a pagina carregar os scripts e os css (me baseando no exemplo acima), vc vai sempre ter a certeza de que eles vieram do servidor e não do cache do navegador.
se vc precisa de um script que limpe toda a pasta de cache do navegador, acho que vc vai precisar de um programa ou batch que rode no computador do cliente. via javascript ou qualquer aplicação web acredito eu que não seja possível por questões de segurança
o pessoal ja testou isso e não deu muito certo…
Você diz que não deu certo sobre aquele POG acima que mencionei utilizando o .getTime() na URL dos arquivos JS e CSS ???
No meu caso, eu utilizei aquele pog em um sistema web que vivíamos dando manutenção nos arquivos javascript e os clientes ligavam dizendo que os problemas não haviam sido corrigidos quando na verdade era porque o navegador deles pegava o script em cache. Depois que implementamos aquela solução do .getTime(), nunca mais tivemos problemas com javascript em cache.
já no seu caso, não conheço o motivo pelo qual vc precisa limpar o cache do navegador do usuário, mas comenta ai com a gente e veremos o que é possível ser feito ao alcance de nossos conhecimentos
se for a mesma situação que a minha, posta parte do seu código ai que a gente vê o que ta diferente…
Aaaaahhh!!!
lembrei!
no trampo a gente usava o firebug (vc conhece?) na aba Rede para verificar se o navegador requisitava um novo script para o servidor ou se ele utilizava o script em cache, de acordo com o código HTTP que era retornado no cabeçalho da requisição.
pode ser que utilizando o firebug, vc tenha melhor visão do que está acontecendo entre os arquivos que seu navegador requisita ao seu servidor.
Firebug é um complemento do firefox onde tem um monte de ferramenta bacana para te auxiliar no desenvolvimento de sistemas web.
se não conhece, dá uma olhada no link:
http://getfirebug.com/
esse link é para instalar ele: vc tem que acessar utilizando o firefox que tudo acontece automatico, só clicar em download
https://addons.mozilla.org/pt-br/firefox/addon/firebug/
aaahhh!!! outra coisa, se vc usa o Chrome ou o IE versão 7 ou superior ou outro browser, eles também têm um painel de desenvolvimento parecido com o firebug (e nem precisa instalar, só que acho inferior ao firebug), é só apertar a tecla F12 no IE ou no Chrome. nos outros eu não lembro a tecla de atalho, ai para achar tem que ir pelos menus mesmo.