Script Urgente

10 respostas
I

Bom dia pessoal,
preciso criar um script para testar se o java esta instalado na máquina do usuário e qual é a versão, pois tenho uma aplicção via web que depende do usuário ter em sua máquina a versão mais atual do java, mas caso ele não tenha teria que avisá-lo, para deixar as coisas mais transparentes para ele, evitando problemas. Só que o grande problema é que não tenho muita habilidade com a linguagem para criar este script, gostaria se possível que alguem me desse uma ajuda, pelo menos por onde devo começar.

Desde já agradeço pela atenção de todos.

10 Respostas

cassio

inclito:
Bom dia pessoal,
preciso criar um script para testar se o java esta instalado na máquina do usuário e qual é a versão, pois tenho uma aplicção via web que depende do usuário ter em sua máquina a versão mais atual do java, mas caso ele não tenha teria que avisá-lo, para deixar as coisas mais transparentes para ele, evitando problemas. Só que o grande problema é que não tenho muita habilidade com a linguagem para criar este script, gostaria se possível que alguem me desse uma ajuda, pelo menos por onde devo começar.

Desde já agradeço pela atenção de todos.

Se você quer um script que teste se o usuário tem o Java instalado em sua máquina, óbviamente você não poderá escrever esse script em Java :slight_smile:
Que linguagem você pensa em usar para escrever isso?
Independentemente da linguagem, acho que basta você emitir um comando

java -version

e usar uma expressão regular para analisar o retorno desse comando.
Aqui na minha máquina, por exemplo, o resultado é o seguinte:

$ java -version
java version "1.6.0_03"
Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.6.0_03-b05)
Java HotSpot(TM) Server VM (build 1.6.0_03-b05, mixed mode)

Você pode usar uma expressão regular que case com um número de versão específico, ou pode usar uma lista de strings, cada uma representando uma versão suportada pelo seu programa e verificar se o retorno do java -version contém alguma dessas strings, etc…

I

Meu caro, muito obrigado pela dica, vou usar php para executar este teste, vou tentar agora, muito obrigado mesmo.

I

Meu caro, vc tem um exemplo de expressão que poderia usar para retornar a versão?

Obrigado

cassio

vamos simplificar as coisas: A qual a versão mínima que vc precisa?

I

Bom, as máquinas tem que possuir a versão 1.6 instalada.

cassio

A forma básica do código de versão é algo do tipo

java version “1.6.0_03”

Todas as versão a partir da 1.6 vão começar com a string “1.6” certo?
Bom, não sei PHP, mas nem precisa usar expressão regular. Apenas verifique se o resultado do comando java -version possui a string 1.6 em alguma parte.

I

Perfeito, valeu.

marcoantoniorocha

Em PHP você vai fazer essa verificação no servidor, você precisa executar isso no cliente.

fabiofalci

Cara, não entendi muito bem a tua questão.

Tu vai instalar um programa no desktop do cara? E vai usar php para verificar versão?

Usa o izpack, que gera um instalador, se tu quiser um .exe até, que verifica a versão do java.
Se não tem ele instala, isso se tu incluir o jre no teu instalador!

Ataxexe

Para pegar a versão da jvm por meio de uma aplicação web é mais fácil com javascript, mas ficaria limitado ao Firefox.

var  version = java.lang.System.getProperty("java.version");

Funciona que é uma beleza! Mas para o IE eu não consigo pensar em algo tão simples assim.

Criado 11 de abril de 2008
Ultima resposta 11 de abr. de 2008
Respostas 10
Participantes 5