Olá Pessoal, já li e ouvi várias vezes que o uso de scriptles no jsp não é a maneira correta de se programar… por isso estava dando uma estudada em JSTL, só que conversando com um amigo meu e ele me disse que o uso do JSTL era mais lento que o uso de scriptles, e resolvi testar, criei uma página que listava uns registros, e exibi de duas maneiras, utilizando JSTL e também com scriptles diretamente, e o resultado foi surpreendente, com JSTL demorou mais que o dobro do tempo para carregar a página.
Qual a vantagem real de utilizar JSTL ou bibliotecas semelhantes ? Somente para divisão do trabalho entre programador e webdesigner ? Porque programar com scriptles é errado ?
Abraço
Não sei… mas pelo pouco que sei
Acho que fica mais complicado implementar o MVC utilizando os scriptles.
O código fica muito bagunçado misturando código JAVA com a interface.
a não utilização de scriplets é sugerida por varios motivos…
- interface é uma coisa, código java eh outra
- lógica nunca deve ficar na interface
- dificuldade de manutenção de código scriplet
- dificuldade de debug em codigo scriplet
JSTL é uma ferramenta muito poderosa, mas devemos tomar cuidado com todo esse poder. Outro dia encontrei um exemplo todo feito com JSTL, inclusive conexão com o banco…isso é praticamente a mesma coisa que scriplet…
uma pagina JSP, não importa o q tem dentro, sera “compilada” pelo container, e transformada num Servlet que manda o conteudo pro browser…ou seja, a demora pra carregar scriplet ou JSTL, é na verdade o tempo que essa compilação demora…
o grande lance eh ter uma arquitetura bem organizada e que funcione bem para o seu ambiente…dentro de uma pagina JSP ounico codigo que deve estar la, são codigos necessarios para mostrar os dados, e para prover uma interface de entrada de dados…o resto, deixa q o Java toma conta…
espero ter ajudado…
flw