Scripts em jogos Java

Primeiramente ola a todos =)
Estou estudando java para desenvolvimento de jogos 2D e andei lendo o site pontov (otimo site) e queria tirar uma duvida a respeito de scripts.

Vi no site uma materia mostrando como usar Groovy e minha duvida é o do por que usar scripts??? Quais vantagens isso oferece sendo que tudo poderia ser feito em java puro por exemplo. Alguem poderia me explicar em que partes do jogo é interessante usar scripts e porque???

Muito obrigado a todos.

As vantagens está no próprio artigo.

Você pode usar scripts para permitir até que seus jogadores personalizem seu jogo. Eles tornam mods muito mais poderosos.

Não é à toa que mesmo jogos comerciais, como Oblivion e Dragon Age, tem uma linguagem de script própria, que permite que jogadores estendam o jogo, sem a necessidade de recompilação.

Muito obrigado pelas respostas :slight_smile:

Sou novo em java e o jogo que estou fazendo para a facul não chega a ser tão complexo a ponto de usar scripts eu acho, por isso ta meio dificil eu entender quando devo usar rs(como é meu primeiro jogo e estou desenvolvendo tudo do zero sem usar nada pronto ta uma bagunça rs)… Mas as respostas deixaram mais claro para mim a importancia deles.

Vou procurar algum exemplo de jogo em java com codigo aberto que use scripts para entender melhor como usar pois pretendo fazer algum jogo mais avancado logo logo =).

E excelente trabalho com o site pontov, ja li praticamente todas materias embora meu baixo conhecimento em c++ atrapalhe um pouco hehe.

Abraços,
Leandro.

Dê uma olhada no artigo Meus Jogos e lá você encontrará o jogo Caça à Bandeira.

É um jogo onde cada jogador programa a IA de um time, usando scripts.

Caça Bandeiras realmente é um jogo legal.

eu nunca estudei a utilização de linguagem de scripts em conjunto com uma outra linguagem, muito menos em jogos, então me desculpem se eu estive perguntando besteira, mas estava pensando, será que o robocobe poderia ser considerado um jogo com linguagem de Scripts, apesar da linguagem utilizada ser o próprio Java?

[]s