Bem, primeiro gostaria de agradecer as pessoas que me apoiaram e me ajudaram.
Estudei bem em cima da hora. Comecei a estudar de verdade em abril apenas. Há pouco mais de um mês atrás eu nem sonhava que existiam duas formas de se criar taglibs, eu não sabia para que servia um ServletConfig, nem sabia que existia o gerenciamento de segurança no container. No final de abril eu tirava em torno de 25% a 30% nos simulados do Rafael Pereira (que são muito fáceis).
Não estava preparado, mas o voucher com retake vencia dia 31. Marquei a prova para dia 16 (ontem) e, como tem que ter duas semanas antes de usar o retake, eu o usaria dia 30. O lugar onde eu fiz a prova NORMALMENTE não abre aos sábados para este fim.
Eu estava estudando todos os dias até 3 ou 4 da manhã (quando eu acabava adormecendo em cima do Head First). Aparecia bastante java e código-fonte nos meus sonhos. Em qualquer horário livre eu ia estudar para a SCWCD.
Com isso, desde o começo de maio, eu perdi peso, não me alimentei direito, não dormi direito e até ontem a tarde eu estava muito ansioso, tenso, nervoso, cansado e fraco e há dias que eu tinha dor-de-cabeça contínua o dia inteiro.
Tinha marcado a prova para ontem de manhã. Anteontem ligaram pedindo se podiam transferir a prova para o período da tarde porque o servidor ia entrar em manutenção. Eu disse que tudo bem.
Anteontem fiz o teste do livro do Rafael Pereira e acertei 92%. Mas achei fácil demais, era muita questõa óbvia e dada de graça (fora algumas mal-elaboradas). Fiz o JWebPlus e acertei 78%. Fiz outro teste do JWebPlus e acertei 78%. Fiz um terceiro do JWebPlus e acertei 78%.
Ontem de manhã, fiz algumas questões do testkiller ([color=red]inclusive algumas caíram na prova[/color]).
Ontem ao meio dia fiz o simulado do livro Head-First. Acertei 69%. ou seja, pelo simulado eu teria reprovado por uma questão. Terminei o simulado e corri para fazer a prova. Quando entrei no ônibus estava chovendo um pouquinho. Quando desci do ônibus estava uma tempestade com vento forte. Saí correndo debaixo de chuva forte até o local da prova e cheguei completamente ensopado (para piorar o nervosismo).
Lá, me disseram que o cara que ia aplicar a prova estava preso na chuva e ia chegar logo. Ele demorou um pouco mais chegou. Por causa da chuva, houve uns problemas elétricos e tinha dado pau no servidor. Fiquei esperando por duas horas e meia até que a prova iria começar.
Daí, meu nome não estava. O cara abriu um arquivo, procurou não sei aonde, saiu e entrou de novo, e disse que ia contatar a Prometric.
Mas uma meia hora de espera, soube que tiveram que fazer até ligação internacional e já estava tudo normal. Mas já era muito tarde e não dava mais tempo para fazer a prova. Conversaram comigo e remarcaram para sábado (hoje). Normalmente eles não fazem provas no sábado, mas por causa disso abriram exceção para mim. Se eu precisasse do retake poderia utilizá-lo dia 31.
Hoje fui lá para fazer a prova. Diferentemente dos últimos dias, estava calmo, animado e tranquilo.
A prova estava mais fácil do que os simulados, apesar que tinha uma ou outras questões significativamente mais difíceis. Há poucas pegadinhas nas provas (mas há pegadinhas).
A parte de padrões, diferentemente do resto, é significativamente mais difícil que nos simulados (talvez uma diferença entre a SCWCD 1.4 e a 5?). Eram questões que no enunciado havia dois ou três padrões e pediam como eles poderiam ser combinados com algum outro padrão dado um quesito maluco. Algumas tinham enunciados mais elaborados que dependia de correta interpretação da língua inglesa.
Em uma hora e meia eu já tinha visto todas as questões e comecei a revisão. Com duas horas e 22 minutos cliquei no “End Test”.
Observação: Só haviam 3 questões de arrastar-e-soltar, e as três eram praticamente dadas de graça.
EDIT: O EJB e o JPA que me esperem, agora começar a estudar para a SCBCD :twisted: