Scwcd 5 - paaaaasssseeeiiiiiii!

28 respostas
victorwss

Bem, primeiro gostaria de agradecer as pessoas que me apoiaram e me ajudaram.
Estudei bem em cima da hora. Comecei a estudar de verdade em abril apenas. Há pouco mais de um mês atrás eu nem sonhava que existiam duas formas de se criar taglibs, eu não sabia para que servia um ServletConfig, nem sabia que existia o gerenciamento de segurança no container. No final de abril eu tirava em torno de 25% a 30% nos simulados do Rafael Pereira (que são muito fáceis).

Não estava preparado, mas o voucher com retake vencia dia 31. Marquei a prova para dia 16 (ontem) e, como tem que ter duas semanas antes de usar o retake, eu o usaria dia 30. O lugar onde eu fiz a prova NORMALMENTE não abre aos sábados para este fim.

Eu estava estudando todos os dias até 3 ou 4 da manhã (quando eu acabava adormecendo em cima do Head First). Aparecia bastante java e código-fonte nos meus sonhos. Em qualquer horário livre eu ia estudar para a SCWCD.

Com isso, desde o começo de maio, eu perdi peso, não me alimentei direito, não dormi direito e até ontem a tarde eu estava muito ansioso, tenso, nervoso, cansado e fraco e há dias que eu tinha dor-de-cabeça contínua o dia inteiro.

Tinha marcado a prova para ontem de manhã. Anteontem ligaram pedindo se podiam transferir a prova para o período da tarde porque o servidor ia entrar em manutenção. Eu disse que tudo bem.

Anteontem fiz o teste do livro do Rafael Pereira e acertei 92%. Mas achei fácil demais, era muita questõa óbvia e dada de graça (fora algumas mal-elaboradas). Fiz o JWebPlus e acertei 78%. Fiz outro teste do JWebPlus e acertei 78%. Fiz um terceiro do JWebPlus e acertei 78%.

Ontem de manhã, fiz algumas questões do testkiller ([color=red]inclusive algumas caíram na prova[/color]).

Ontem ao meio dia fiz o simulado do livro Head-First. Acertei 69%. ou seja, pelo simulado eu teria reprovado por uma questão. Terminei o simulado e corri para fazer a prova. Quando entrei no ônibus estava chovendo um pouquinho. Quando desci do ônibus estava uma tempestade com vento forte. Saí correndo debaixo de chuva forte até o local da prova e cheguei completamente ensopado (para piorar o nervosismo).

Lá, me disseram que o cara que ia aplicar a prova estava preso na chuva e ia chegar logo. Ele demorou um pouco mais chegou. Por causa da chuva, houve uns problemas elétricos e tinha dado pau no servidor. Fiquei esperando por duas horas e meia até que a prova iria começar.

Daí, meu nome não estava. O cara abriu um arquivo, procurou não sei aonde, saiu e entrou de novo, e disse que ia contatar a Prometric.

Mas uma meia hora de espera, soube que tiveram que fazer até ligação internacional e já estava tudo normal. Mas já era muito tarde e não dava mais tempo para fazer a prova. Conversaram comigo e remarcaram para sábado (hoje). Normalmente eles não fazem provas no sábado, mas por causa disso abriram exceção para mim. Se eu precisasse do retake poderia utilizá-lo dia 31.

Hoje fui lá para fazer a prova. Diferentemente dos últimos dias, estava calmo, animado e tranquilo.
A prova estava mais fácil do que os simulados, apesar que tinha uma ou outras questões significativamente mais difíceis. Há poucas pegadinhas nas provas (mas há pegadinhas).

A parte de padrões, diferentemente do resto, é significativamente mais difícil que nos simulados (talvez uma diferença entre a SCWCD 1.4 e a 5?). Eram questões que no enunciado havia dois ou três padrões e pediam como eles poderiam ser combinados com algum outro padrão dado um quesito maluco. Algumas tinham enunciados mais elaborados que dependia de correta interpretação da língua inglesa.

Em uma hora e meia eu já tinha visto todas as questões e comecei a revisão. Com duas horas e 22 minutos cliquei no “End Test”.

Observação: Só haviam 3 questões de arrastar-e-soltar, e as três eram praticamente dadas de graça.

EDIT: O EJB e o JPA que me esperem, agora começar a estudar para a SCBCD :twisted:

28 Respostas

Luca

Olá

Parabéns pelo exame e também pelo relato bem escrito.

[]s
Luca

Javabuntu

parabéns pela conquista!

qual parte que mais foi cobrada na prova… o livro jsp e serlvet foi suficiente apesar dele ser pra 1.4?

tem como me mandar o testkiller?

vlw…

M

Parabéns Victor! Sua narrativa é incrível, nota 10.
Abraços.

D

Parabéns,vc escreve bem.Vc por favor poderia me mandar o testKiller?
Meu email é [email removido].

Deluxe

eai victor meu chará so pq sem o 'c’
haha

parabéns vei…
vc usuou o Use a Cabeça Jsp e Servlet da versão 1.4?
e fez a prova 5 de boa?
sobre o testkiller aquele que você me mando no email… acho que o testikiller da 1.4
cairam questões identicas ah ele?
então
parabens
=)

Roger75

Congratulations! :smiley:

B

Fiu fiu!!! Parabéns cara! Tá subindo rápido nos estudos, daqui a pouco mais ainda na carreira. Muito bom mesmo :slight_smile:

(Puts, se ele tirou 79 nessa, tô ferrado)

Javabuntu

qual foi seu material de estudo… head first jsp e serlvet + testkiller?

victorwss

Sim, foi o suficiente.

Os tópicos na prova estavam distribuídos mais ou menos de forma igual, bem equilibrada. Porém haviam pouquíssimas sobre JSTL (acho que 3 ou 4, não mais que isso).

Sobre segurança teve uma que eu chutei:

Essa eu não sabia (what a fuck is a “realm”? deu branco total na hora), mas eu fui em autorização. Ainda não conferi se acertei.

Sobre estrutura de WAR e detalhes de deploy caíram algumas bem ferradas. Teve outra que eu simplemente chutei na resposta mais simples:

Nessa eu fiquei bem confuso. A forma como estava escrita em inglês também abria margem para interpretações diversas de uma mesma alternativa. Decidi seguir o conceito KISS e ir na letra A, mas eu acho que acabei errando, pois se fosse simples haveriam muitas alternativas semelhantes a letra A, e não a A que seria a diferente das demais.

Eu vi duas questões com erros no enunciado. Felizmente não era nada grave que pudesse comprometer a questão.

renrutal:
Fiu fiu!!! Parabéns cara! Tá subindo rápido nos estudos, daqui a pouco mais ainda na carreira. Muito bom mesmo :slight_smile:

(Puts, se ele tirou 79 nessa, tô ferrado)

A merda foi que eu deixei meio que para última hora. Eu só sabia JSP, EL, servlets, mais ou menos standard actions, um pouco de filters, um pouco de sessões e um pouco de taglibs até abril. Quando peguei o head first, vi que o conteúdo era bem mais complexo do que eu estimava. Foi aquele negócio: Aprendi muito nestes últimos dias (bem clichê isso, mas é verdade). Eu PENSAVA que sabia java para web, mas agora eu sei de verdade. :smiley:

EDIT: Outra que me deixou em dúvida era uma que tinha em cada alternativa um elemento error-page
Na letra A tinha *
Na letra B tinha java.lang.Error
Na letra C tinha java.lang.Throwable
Na letra D tinha java.io.IOException
Na letra E tinha NullPointerException

Tinha que escolher duas alternativas. A e E são absurdas. Acabei indo na C e D, apesar que não vejo motivos para a B ser falsa.

robson_costa

Parabens 8)
essa sua preparacao e prova da SCWCD foi uma aventura hein, quase uma armadilha :lol: , hehe
apesar de conteudos bem diferentes qual prova voce achou mais “dificil” a scjp ou scwcd :?:

H

Parabéns Victor!
Na verdade acredito que todos já esperavam pelo seu post de aprovação.
E como já foi dito parabéns pelo ótimo depoimento, importante para quem esta se preparando para a prova.

Abraços.

victorwss

robson_costa:
Parabens 8)
essa sua preparacao e prova da SCWCD foi uma aventura hein, quase uma armadilha :lol: , hehe
apesar de conteudos bem diferentes qual prova voce achou mais “dificil” a scjp ou scwcd :?:

Para mim a SCWCD foi mais difícil. Não estava completamente pronto e há várias áreas que não domino bem. Por outro lado a SCJP eu dominava quase que completamente (só IO e regex que eu não tinha um domínio bom).

Mas, se eu estivesse tão preparado para a SCWCD quanto eu estive para a SCJP, sem dúvida a SCWCD seria bem mais fácil.

H

Parabéns victor !!
Não há esforço sem recompensa…

Deluxe

eai victor
te mandei uma mp
me responde la
t+

F

Parabéns… Pelo jeito vc se dedicou mesmo e mereceu ser aprovado…

LPJava

parabens! victor!! q luta heim!!! hehe!

Deluxe

cara
aproveitando o topico
alguem sabe me dizer quanto tempo demora pra chegar o certificado?
o meu ja faz 40 dias e não chegou

D

Parabens! Victor!

O meu de SCJP demorou quase dois meses e ontem que chegou de SCJA que fiz no dia 19/04, eu acho que fica entre 30 a 60 dias.

Vc mora aonde?

rmala_ti

Nossa só de ler o seu relato, já fiquei cansado. hehehe
Parabéns pelo seu grande esforço e pela aprovação!

:slight_smile:

victorwss

DaviPiala:
Parabens! Victor!

O meu de SCJP demorou quase dois meses e ontem que chegou de SCJA que fiz no dia 19/04, eu acho que fica entre 30 a 60 dias.

Vc mora aonde?

Moro em Cuiabá / MT

Obrigado a todos. Sei que sempre posso contar com o apoio do pessoal aqui do GUJ. :smiley:

R

Parabéns victorwss !!!

Meu HFSJ 5.0 acabou de chegar… vou iniciar a luta e seu relato ajudará bastante…

Deluxe:
cara
aproveitando o topico
alguem sabe me dizer quanto tempo demora pra chegar o certificado?
o meu ja faz 40 dias e não chegou

Deluxe, no meu caso, fiz a prova SCJP no dia 22/04 e no dia 13/05 o certificado chegou em minha casa.

Não sei se influenciou, mas no dia seguinte da prova eu recebi um e-mail da Sun (assunto Sun Microsystems Certification Account Address Validation) solicitando a confirmação do meu endereço pelo site http://www.certmanager.net/sun e eu efetuei esse processo de confirmação.

Abraços.

A

Parabens Victor, tbm estou estudando para essa prova…
Vc comprou esse JWebPlus???
[]s

D

Fala Victor Parabéns, estou interessado em tirar esse certificado também, acabei de tirar o SCJP, queria pedir p/ vc enviar pra mim também o test killer ([email removido]) e saber exatamente qual(is) livro(s) vc utilizou. E se os simulados que vc citou são pagos?

Até.

Paulo_Faulstich

Tchê meus parabéns! Não existe sucesso sem sacrifcio.

Flw.

renan_

Parabéns Victor !! Ler sobre seu esforço foi animador :slight_smile:

Sucesso!

B

Parabens!!! Vc está se mostrando um exemplo de dedicação e determinação!!! :wink:

G

putzz q historia heim kra…

parabens

vlws

G

Parabéns!!! Sucesso!

[]s
Gunnar

Criado 17 de maio de 2008
Ultima resposta 30 de mai. de 2008
Respostas 28
Participantes 23