Scwcd 5

12 respostas
G

Olá galera,

Acabei de ver no javaranch o que o Bert Bates disse sobre o novo exame.

Ele disse que o novo exame deve sair em breve e que não mudou nada em objetivos ou tópicos, que a sun esta apenas atualizando o exame trocando algumas questões velhas por algumas novas. O exame novo deve ser mais dificil. Ao contrário do esperado JSF não cai no novo exame :twisted:

Perguntaram pra ele também se quem está estudando para o exame velho (1.4) deve parar. Ele respondeu que não já que a diferença do novo exame são questões novas sobre os tópicos já existentes.

Perguntaram se quem tem o livro “velho” do Head First JSP & Servlets se deve comprar o novo livro. Ele também disse que não…que as questões antigas preparam muito bem para o exame. Parece que tem um dynamic attribute tutorial que valhe a pena olhar.

O link pro tutorial : http://saloon.javaranch.com/cgi-bin/ubb/ultimatebb.cgi?ubb=get_topic&f=18&t=006569

Agora é esperar pelo novo exame e ir estudando pelo material velho :roll:

[]s
Gunnar

12 Respostas

L

Surpreendente!

Isso realmente me faz pensar que certificação ficou um negócio bem rentável para a Sun.

Se eles incluissem JSF, como era esperado, faria todo sentido alterar a versão da prova, agora,
pra não mudar nada…parece mais pra ganhar $$$.

G

lavh:
Surpreendente!

Isso realmente me faz pensar que certificação ficou um negócio bem rentável para a Sun.

Se eles incluissem JSF, como era esperado, faria todo sentido alterar a versão da prova, agora,
pra não mudar nada…parece mais pra ganhar $$$.

Perguntaram isso no forum. Ele explicou que colocar JSF no exame iria complicar as coisas porque ficaria muita coisa e poucas questões. Ou seja, teriam pouquissimas questões por tópico. A sun tem um limite de questões e o SCWCD já está nesse máximo que são de 69 questões.

[]s
Gunnar

S

Isso é ridículo.

victorwss

Bem, eu concordo que isso seja ridículo, mas vejo isso com bons olhos. Pois isso significa que não serei obrigado a entender aquele JSF insano. :lol:

Ou seja, para quem não tem SCWCD isso é bom. Aumenta a versão sem aumentar a prova.
Para quem tem o 1.4 é péssimo, pois fica desatualizado sem estar de verdade.

Embora o Bert Bates diga que devem considerar equivalente, inevitavelmente ocorre aquele negócio: Se você faz uma entrevista de emprego e você tem no seu currículo a SCWCD 1.4 mas um outro cara tem a SCWCD 5, você se fode.

G

victorwss:
Bem, eu concordo que isso seja ridículo, mas vejo isso com bons olhos. Pois isso significa que não serei obrigado a entender aquele JSF insano. :lol:

Ou seja, para quem não tem SCWCD isso é bom. Aumenta a versão sem aumentar a prova.
Para quem tem o 1.4 é péssimo, pois fica desatualizado sem estar de verdade.

Embora o Bert Bates diga que devem considerar equivalente, inevitavelmente ocorre aquele negócio: Se você faz uma entrevista de emprego e você tem no seu currículo a SCWCD 1.4 mas um outro cara tem a SCWCD 5, você se fode.

Apesar dos tópicos serem os mesmos, todos os exames da Sun quando são atualizados possuem uma nota de corte maior…ou seja, fica mais difícil passar no exame.

[]s
Gunnar

Leozin

que bela bosta

a sun consegue se superar com essas provas ridículas de SCWCD 5 e SCJP 6

sério, ele deve pensar: “Os nossos Sun Certified são um bando de patos”

acho ridículo esses tipos de provas que não muda quase nada. Acho interessante provas como SCJP 1.4 e 5.0 ou SCBCD 1.3 e SCBCD 5.0, mas agora, essas de SCJP 6 e SCWCD 5 sendo que “quase não há mudanças referentes a última prova”, caramba, onde esses caras tão com a cabeça?

victorwss

Infelizmente a maior parte das empresas de programação são empresas de três letras (principalmente as terceirizadoras, que estão pouco se lixando sobre os seus trabalhadores ou sobre seus clientes). E embora, o ideal seja fugir destas o quanto antes (que é exatamente o que os programadores juniores e estagiários fazem quando amadurecem), se você estiver precisando desesperadamente de um emprego e for disputar vaga com outra pessoa, você pode se dar mal por causa de diferenças na certificação.

Outra possibilidade real é que a certificação pode surgir como critério de desempate.

Infelizmente, para grande parte das empresas é exatamente assim.

eltonk

Maracuja:

Vamos supor que eu vá fazer uma entrevista, depois de uma longa conversa sobre tecnologias, projetos em que vc participou e etc… Começa-se a te aprentar alguns problemas reais e te pedisse para vc o que vc faria neste ou naquele caso; Como vc implementaria uma solução para o problema X e Y e etc; E o Joãozinho X sem certificação me desse respostas e soluções mais elegantes do que o Juquinha Y com 32454 certificações quem eu contrataria?

Se você já parou para analisar alguma vez, tu já deve ter notado algum colega teu (de trabalho ou universidade) com a incrível capacidade de falar lorotas.
Não é de hoje que conheço muitas pessoas que ao conversar se saem muito bem! Até criticam o teu ponto de vista fazendo impor-se o deles… Mas na hora do pega-pra-capar, quando a água está batendo na bunda, quando está na hora de mostrar serviço, a coisa não é bem assim… Já conversei com muitas pessoas que em uma primeira impressão são muito bons, mas são muito ruins na hora de mostrar serviço mesmo…
Agora, neste caso, a sopa de letrinhas da SUN não separa o trigo do joio? Tu realmente acha que uma prova de certificação não prova a preparação de um profissional?
Lembre-se, moramos no Brasil… e brasileiro é muito versátil :wink:
Apostando em “entrevistas” e palavras foi que elegemos nossos Parlamentares… Pena que eles não tem nenhuma certificação…

Abraços

G

Também acho que não é garantia de nada, mas é uma garantia a mais do que aquela pessoa que não tem nenhuma certificação.

[]s
Gunnar

JMan

É a SUN querendo ganhar dinheiro msm; Bem que ela faz, quem não quer ganhar dinheiro?

JMan

Discordo totalmente, não é o fato de você ter uma certificação SCWCD 1.4 ou SCWCD 5, ou não ter nenhuma que vai afetar a sua avaliação para um futuro emprego, pelo menos em uma empresa descente; A não ser que vc esteja procurando emprego nestas empresas de 3 letrinhas que contratam qualquer um com uma entrevista de 3 min e te pagam em caixos de banana.

O que conta realmente é a sua experiência, seu conhecimento, sua capacidade de aprender, se adaptar e resolver problemas.

Vamos supor que eu vá fazer uma entrevista, depois de uma longa conversa sobre tecnologias, projetos em que vc participou e etc… Começa-se a te aprentar alguns problemas reais e te pedisse para vc o que vc faria neste ou naquele caso; Como vc implementaria uma solução para o problema X e Y e etc; E o Joãozinho X sem certificação me desse respostas e soluções mais elegantes do que o Juquinha Y com 32454 certificações quem eu contrataria?

Agora se eu quiser apenas um pedaço de carne para jogar em um cliente, ficar com metade do salário dele e não me importo que tipo de merd* que ele pode vir a fazer lá; então é bom eu ter um selinho nele;

Não é bem assim?

JMan

Realmente, o bom mesmo são as duas coisas juntas; é o melhor que se pode fazer. Agora achar que uma certificação seja garantia total de algo, concerteza não é isso.

Criado 28 de janeiro de 2008
Ultima resposta 29 de jan. de 2008
Respostas 12
Participantes 7