Para aqueles que passaram no exame para ser um SCWCD, na sua opiniao, qual foi o topico mais dificil, durante os estudos e na hora da prova?
Olha, não diria bem dificuldade, mas uma das poucas partes que não sabia era Custom Tag, o resto já tinha uma vivência um pouco maior então tirei de letra… Mas diria que essa é mais fácil que a SCJP pelo menos pra mim, pois a SCJP tem muitas pegadinhas que envolvem conhecimento exato do funcionamento de determinadas classes e métodos, sem contar threads…
Bem ainda não fiz a SCWCD, mas estou estudando para tal. Minha prova será dia 13/04.
Mas acredito que alguns tópicos que possam causar confusões são:
- As inconsistência nas nomeações das tags do DD - web.xml. É bastante decoreba.
- Os objetos implicitos do Servlet, do JSP, da EL. Acredito que possar ser fácil confundir-se neles. Também é decoreba.
- Não consegui absorver bem os dois últimos capítulos do livro: Filtros e Padrões de Design. Padrões de Design também é decoreba. Mas achei uma decoreba mais complicada.
Acho que para mim são estes pontos, que tenho 10 dias para esclarecer.
Ainda não comecei a fazer simulados. Aproveitando o tópico, alguém poderia passar alguns, podemos trocar figurinhas, tenho somente o Inquisition.
:thumbup:
É verdade padrões de design tá meio mal esplicado mesmo, num entendi nada pelo livro, mas é bom ir atrás porque é uma das poucas partes que num tem pegadinha, ou é ou não é.
Bem, já faz um tempo que fiz esta prova, mas alguns pontos de que me lembro que são interessantes de revisar:
- É importante saber a parte de scopes: em que situações, e como você pega atributos da session, request, page, etc.
- JSTL: pode cair algumas tags
- Saber como funciona GET, POST
- Custom Tag Libraries: saber como implementar
Se for a versão mais recente de SCWCD, acho que é importante também estudar o ciclo de vida do JSF.
Bem cara, já que você mencionou isso. O que mais cai de diferente da versão recente com relação a 1.4 para saber o que preciso correr atrás e estudar que o livro da Kathy na aborda.
Flw…
Bem cara, já que você mencionou isso. O que mais cai de diferente da versão recente com relação a 1.4 para saber o que preciso correr atrás e estudar que o livro da Kathy na aborda.
Flw…[/quote]
Estive olhando os tópicos pedidos pela SCWCD 5, e, na verdade, não pede JSF:
http://www.sun.com/training/catalog/courses/CX-310-083.xml
Mas, independentemente de cair ou não JSF na prova, acho que é importante estudar o assunto, pois profissionalmente você poderá precisar.
Veja se o “Head First Servlets & JSPs” cobre todos os assuntos.
Thanks…
Flw…[/quote]
Creio que ele queria ter dito sobre o ciclo de vida do JSP e nao JSF, pois JSF nao é cobrado na SCWCD5.
Aquela parte de segurança, autorização e autenticação. Nunca entendi bem essa parte.
Taglibs clássicas também achei bem confuso.
Vale a pena começar a estudar agora e fazer esta versão da prova? Ou é melhor esperar sair a nova versão do java? Se é que vai sair alguma… 8)
A resposta está na tua própria pergunta:
[quote=Geraldo Vandré (Para não dizer que não falei de flores)]Vem, vamos embora.
Que esperar não é saber.
Quem sabe faz a hora.
Não espera acontecer.[/quote]
Tag clássica achei uma parte chata da prova.
Para as pessoas que tiveram alguma dificuldade com a parte de Design Pattern do HF, segue um arquivo que me ajudou muito:
http://faq.javaranch.com/java/PeabodyOnScwcdPatterns
Ref. ao tópico, ainda não fiz a prova, mas tive um pouco de dificuldade com Custom Tags (Simple and Classic). Só consegui entender legal praticando.
Abraços!