Scwcd passei! 78%!

Bom gurizada, como é de costume aqui do forum, vou deixar aqui o meu relato sobre a certificação.

Estudei 2 meses pelo livro Head First Servlets and JSP 2nd Edition que é muito bom e pelo simulado JWebPlus que é realmente MUITO bom e é MUITO parecido com a prova. Esse simulado realmente vale a pena. Dos oito simulados, passei em 6 e todos entre 75-70%.
Meu score não foi lá grande coisa, mas, eu nunca tinha trabalhado com Servlets nem JSP e fiz o simulado pois tinha ganhado um voucher extra na promoção de vouchers do ano passado. Mas valeu muito a pena!

Obrigado a todos do forum, muitas dúvidas foram sanadas aqui! O pessoal está de parabéns!

:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: Congratulations!!! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

Agora soh falta dar uma força para os coleguinhas eheheheh!!!

E ai kra, curiosamente tava passando aki no forum e vi o seu relato. Eu comecei a estudar faz 2 dias e gostaria de saber se é possivel vc me passar os bizus ai de material e tudo mais. O livro da Kathy esse todos já conhecemos, mas e o resto?

Parabéns e boa sorte na próxima.

Parabéns.

Preciso tirar essa certificação até Abril/2009.

Abraço,

[quote=andrepestana]Parabéns.

Abraço,[/quote]

tb to no mesmo barco seu :slight_smile:

Parabens! ao radk. Agora dar mais dicas sobre o exame, o que vc achou que caiu mais, aonde se deve ter mais atencao com os estudos hehe! essas dicas tem grande peso :smiley:

Feliz ano novo!

Parabéns, tb estou me preparando para tirar a minha no primeiro semestre do ano que vem.

Parabéns!
nossa fim de ano com muitas pessoas certificadas:D

Parabéns!!!
Eu também to nessa, mas antes em março presto SCJP.

Abraço.

parabéns meu velho!!!
que venha outras.

[quote=anderson.bonavides]E ai kra, curiosamente tava passando aki no forum e vi o seu relato. Eu comecei a estudar faz 2 dias e gostaria de saber se é possivel vc me passar os bizus ai de material e tudo mais. O livro da Kathy esse todos já conhecemos, mas e o resto?

Parabéns e boa sorte na próxima.
[/quote]

Cara, sobre o material, eu usei somente o livro e o simulado JWebPlus. Só. Algumas dúvidas que eu tinha a mais eu procurava aqui no forum ou no java ranch. Eu achei essa certificação bem mais “facil” que a de programador, pois na de programador tem muita “pegadinha” e tu precisas ficar muito atento aos detalhes, bem ao contrário da SCWCD, que tem um foco diferente. O questões são bem diretas, ou tu sabes ou não. Só tem que tomar cuidado no inglês, pois a prova tem questões “extensas” que vão exigir um bom nível de inglês.

Eu só não pontuei mais pois nunca trabalhei com JSP e Servlets, mas acho que pra quem trabalha e está bem acustomado, é bem tranquilo essa certificação.

Qualquer coisa, posta ai!

[quote=LPJava][quote=andrepestana]Parabéns.

Abraço,[/quote]

tb to no mesmo barco seu :slight_smile:

Parabens! ao radk. Agora dar mais dicas sobre o exame, o que vc achou que caiu mais, aonde se deve ter mais atencao com os estudos hehe! essas dicas tem grande peso :smiley:

Feliz ano novo! [/quote]

Na minha prova caiu de tudo um pouco: EL, custom tags, design patterns, etc.

Uma coisa que eu não tinha dado muita atenção e me pegou de surpresa, foram as questões sobre cookies e session management. Caiu umas 5-6 questões de cookies que eu tive que “chutar”, pois quando eu li o livro, pensei que sabia tudo e na real eu poderia ter gastado uns 15 minutinhos a mais estudando este tópico. Caiu apenas 3 drag and drop e eram fáceis. Muitas questões eu tirava por eliminatória, pois algumas opções são bem absurdas. Mas no geral, a prova é bem estilo ao simulado JWebPlus. Se puderem fazer este simulado, vale muito a pena pois o estilo é quase identico ao da prova.

Qualquer coisa, posta ai!

Parabéns! :smiley:

Legal, parabéns aí cara. Pretendo tirar essa certificação este ano se der tempo de estudar.
Em relação ao JWebPlus, já fiz o simulado e achei bom realmente. Vale a pena.

Até abril, pretendo tirar a SCJP. Até o fim de 2009 a SCWCD. :wink:

Parabéns! =)

radk

E sobre as questões estão no mesmo cenário da SCJP ou são questões mais teóricas?

[quote=anderson.bonavides]radk

E sobre as questões estão no mesmo cenário da SCJP ou são questões mais teóricas?[/quote]

Tem mais questões com “historinhas” do tipo: “Você foi contratado para dar manutenção em uma aplicação X… Qual design pattern voce utilizaria?”

Tem várias questões que são bem diretas também, do tipo: “Você quer setar a validade máxima de uma sessão para 15 minutos. Qual método você utiliza neste caso?”

Tem pouquíssimas questões que tem um código que você tenha que “debuggar” na hora.

Em geral, eu achei a prova mais fácil do que a SCJP, pois as questão são mais diretas e sem pegadinhas. Na prova da SCJP eu tive que me concentrar muito para não cair nas pegadinhas.

Humm legal radk, vlw pela dica e boa sorte para a próxima certificação.

t+