SCWCD - Passei!

10 respostas
F

:lol: Fala galera!! Ainda to rindo a toa! aeiuhoueah :lol:
Acabei de chegar da prova e consegui passar!
E vim aqui relatar meu caso para os amigos que pretendem fazer essa prova.

1 - O percursso
Infelizmente eu não tempo para estudar. Comprei o voucher pois foi adicionado ao SAI ($40 - R$ 79 quando paguei).
Nunca tinha mexido com nada de JEE. Não tinha noção do que era um Servlet muito menos de um JSP :lol:
Então pesquisei muito (aqui inclusive) e vi que o melhor livro seria o Head First - JSP & Servlets (Usando a Cabeça).
Baixei o livro e estudei APENAS por ele. Infelizmente não consegui lê-lo 2 vezes completas, faltou o último capítulo (Design Patterns) na segunda vez.
Não tem erro, basta ler o material, executar os exemplos. Não precisa se preocupar na primeira leitura. Porém na segunda, é deveras interessante executar TODOS os exercícios, os Code Magnets, Be the Container… e por aí vai.

2 - O material
www.4shared.com :slight_smile: baixei tudo daí, que além do livro (Head First - JSP & Servlets) baixei apenas o TestKiller.

3 - A prova
Muuuuuuuuito mais fácil que a SCJP. Como eu havia lido durante as pesquisas sobre a certificação. Não precisa se preocupar com peguinha o tempo todo, basta saber.
Questões diretas, cerca de 6 drag and drop. Bem tranquilo. Foram 69 questões (tinha lido que eram 50 :shock: ) porém foi melhor assim, já que cada questão tem um peso menor. Não sei se foi essa quantidade por ser através do SAI (Sun Academic Initiative). Porém, foi isso :D!

4 - O resultado
Acertei 51 questões em 69, obtive um score de 73%. Quaaaaase ficando, o necessário é 70%.
Vou colocar o resultado por seção e comentar sobre elas.
Seções:
The Servlet Technology Model (83%) - Seção tranquila para quem se acostumou com a estrutura dos servlets.
The Structure and Deployment of Web Applications (75%) - Caiu um pouco de WAR, achei que fosse cair menos.
The Web Container Model (85%) - Não muito difícil.
Session Management (57%) - Estava MUITO difícil! Confuso, e diria ‘tricky’, teve questões que fiquei vários minutos matutando… e pelo jeito errei :lol:
Web Application Security (100%) - Sem dúvidas o que eu estava com mais medo! Afinal são MUITAS tags, porém foi tranquilo! Dava pra identificar fácil a opção correta.
The JavaServer Pages (JSP) Technology Model (57%) - Levemente tricky também… Vale a pena esforçar aqui mais!
Building JSP Pages Using the Expression Language (80%) - Teve apenas 1 questão difícil, se assim posso dizer.
Building JSP Pages Using Standard Actions (75%) - Nivel razoável.
Building a Custom Tag Library (60%) - Mais díficil que eu esperava, vale a pena também esforçar aqui um pouco, decorar algumas coisas!
J2EE Patterns (66%) - Foi justamente o capítulo que eu não consegui ler de novo! E caiu MUUUUUUUUUITA coisa, achei que não fosse cair nada! De cara as 6 primeiras questões eram de Padrões! E não conseguia lembrar coisas que eu lembrei quando estudei. No mock do capítulo eu tinha errado apenas 1 questão :\ E caiu bastante de Intercepting filter (tirando essas 6 questões)

Bom, tá meio extenso, mas acredito que é válido para quem pretende estudar para a prova.
E ah! Caiu umas 3~4 questões do teskiller, isso porque eu consegui fazer apenas 20! (Falta de tempo :evil:)!
Boa sorte aí galera!

10 Respostas

GabrielCardelli

Parabens mano a minha é mês que vem… vu pegar firme este mês… abraço e parabens novamente…

wilds87

Meus parabens! se voce é de porto alegre ou regiões próxima talvezzzzzzzzzzz eu tenho umas vagas para vc!

R

parabens ae mano

a minha pretendo fazer no primeiro trimestre do ano q vem, mas eh isso ae

mais uma vez
parabens

F

Sou de Brasília cara! Mas de qualquer forma valeu!
E ah, certificação apenas significa que você tem conhecimentos, mas experiência é muito importante! E graças a Deus to trabalhando com isso agora!
JBoss Seam, JPA… Já to procurando o EJB 3.0 in action pra SCBCD! :smiley: eiuahiuaoe a caminhada não para! oeuahouiaehiuea :lol: :lol:
valeu a todos ae!

g4j

Parabéns cara…

Eu gostaria de estudar para SCBCD também mais teria que fazer um projetinho piloto pra aprender legal…

furutani

Parabéns!
Sucesso

William_Alves

Parabéns!!!

B

Isso ai!!Parabens pela certificação!!

LPJava

isso parabens!! :smiley: tb to sem tempo mais tenho que tirar antes que o voucher vença!

programadora

Parabéns pela conquista e pelo relato… Vou tentar a minha scwcd ano que vem!!! Vamos ver, ne? rs

Criado 13 de novembro de 2009
Ultima resposta 23 de nov. de 2009
Respostas 10
Participantes 10