SCWCD: Standard Action & Custom Action

14 respostas
Carol_M_de_Paula

Oi,
Qual a diferenca entre Standard Action e Custom Action?

14 Respostas

g4j

Carol M de Paula:
Oi,
Qual a diferenca entre Standard Action e Custom Action?

Oi,

Não endendi. Não seria Standard Tags x Custom Tags?

Carol_M_de_Paula

Estou lendo esse paragrafo sobre JspFragment, no Head First em ingles, no capitulo Custom tag development que diz assim:

“The crucial thing you must remember about JspFragment is that it must NOT contain any scripting elements! It can contain template text, standard and custom actions, and EL expressions, but no scriptlets, declarations, or scripting expressions.”

Carol_M_de_Paula

Agora que estou nas ultimas semanas de estudo para a certificacao, eu comeco a ficar muito exigente…e terminologia eh algo que eu gosto de ter bem difinido e aparentemente existe uma confusao com o que eh “action” e o que eh “tag”.
Depois de acessar esse link - http://www.coderanch.com/t/178223/Web-Component-Certification-SCWCD/certification/Trouble-with-term-Standard-Action - no javaranch, eu encontrei que o pessoal de lah tbm ficou confuso com o que eh o que e colocaram a culpa na Sun! Mas depois de ler e fazer mais pesquisas, acho que entendi.
Eu listei quatro termos que eu precisava entender o que eles eram:
[list]Standard Action[/list]
[list]Customs Action[/list]
[list]Standard Tag[/list]
[list]Custom Tag[/list]

Os termos “Custom Action” e “Custom Tag” sao sinonimos e eu prefiro usar o ultimo, “Custom Tag”, portanto os itens da lista diminuem para tres:

[list]Standard Action[/list]
[list]Standard Tag[/list]
[list]Custom Tags/Custom Action[/list]

Standard Action sao actions que foram adicionadas na especificacao JSP e que nao precisam de nenhuma diretiva taglib. Elas comecam com o prefixo <jsp:.
Standard Tag, ou melhor JSTL, sao hmmm … actions ou tag, nao sei bem ainda como definir, enfim, agradeco comentarios, que necessitam de uma diretiva taglib, geralmente utilizadas com o prefixo “c” e eh necessario ter os “jars” no diretorio WEB-INF/lib. Elas comecam com o prefixo <c:.
Custom Tags/Custom Action sao actions que nao estao na especificacao e que sao criadas por quem estah desenvolvendo a aplicacao. Nao eh necessario nenhum “jar” porem o desenvolvedor precisa criar um arquivo “tld” contendo a classe que eh chamada de “custom tag handler” e os atributos que sao opcionais ou requeridos. Tambem requer uma diretiva taglib. Elas comecam com o prefixo que o desenvolvedor criar, exemplos: <myTag:, <sol:, <lua:, <casa:, etc, rs.

Ainda ha algo chamado de Tag File … mas acho que esse fica pra outra hora…
Ufa…

g4j

Tá chegando lá Carol! O que eu entendo dos 4 modelos de tags é:

Standard Tags são as tags padrão da especificação JSP;

A JSTL é uma biblioteca de tags customizadas;

Custom Tags são as tags que implementamos para funcionalidades específicas;

Tag files são pedaços de código JSP que pode ser usando em formato de tag, inclusive recebendo parametros.

Se falei besteira, por favor me corrijam!!!

Carol_M_de_Paula

Obrigada pela resposta! :wink:
Percebi que voce usou mais a palavra “tag” do que “action”. Entao se pensamos em uma categoria “master” para para isso tudo, talvez seja realmente melhor pensar em “tags” somente certo?
Acho que quando colocaram a palavra “action” ai no meio eh que comecei a ter duvidas…

g4j

Acredito ser mais certo e comum usar tags, porque na verdade são tags mesmo né!

Quando fizer a prova relate aqui no forum! Boa sorte!

ricardo13

Que por sinal (na minha opinião) é a parte mais chata do livro !!!

eu to no capítulo sobre Tag Files, e sinceramente achei muita “decoreba” !!!

Vai uma dúvida: No arquivo JSP o livro menciona alguns objetos implicitos como: out, exception, request, config, session, application (mais exato na pág. 193) …dai algumas páginas à frente ele mostra novamente os objetos implicitos e cita somente 4 (application, request, session, pageContext).

Pq essa diferença ? existe alguma ocasião em um JSP que aparece mais objetos implicitos do q em outra situação ??

Ricardo

gustavobs

olha to achando o SCWCD muito mais xarope que a SCJP…

g4j

Bom, eu achei mais tranquila de tirar. Mas ja trabalho com web a muito tempo. Já quem nunca trabalhou ou tem pouca experiência na área pode ser bem chatinha…

Carol_M_de_Paula

Acredito que os quatro citados depois “application, request, session, pageContext” sao somentos os 4 contextos,/escopos que eh de onde voce consegue recuperar e adicionar ATTRIBUTOS, certo? E eles tbm sao objetos implicitos. Voce NAO consegue recuperar attributos do out, response, config okay?
E NAO, todas as JSPs tem acesso aos mesmos objetos implicitos out, page, pageContext, request, session, application, exception (quando for uma pagina com a diretiva page isErrorPage=true), config e response.

g4j

Tá se empenhando hein Carol!

ricardo13

Carol M de Paula:
ricardo13:

Vai uma dúvida: No arquivo JSP o livro menciona alguns objetos implicitos como: out, exception, request, config, session, application (mais exato na pág. 193) …dai algumas páginas à frente ele mostra novamente os objetos implicitos e cita somente 4 (application, request, session, pageContext).

Acredito que os quatro citados depois “application, request, session, pageContext” sao somentos os 4 contextos,/escopos que eh de onde voce consegue recuperar e adicionar ATTRIBUTOS, certo? E eles tbm sao objetos implicitos. Voce NAO consegue recuperar attributos do out, response, config okay?
E NAO, todas as JSPs tem acesso aos mesmos objetos implicitos out, page, pageContext, request, session, application, exception (quando for uma pagina com a diretiva page isErrorPage=true), config e response.

Entendi Perfeitamente !!!

Muito Obrigado Carol !!! Tá manjando da prova hein !!! E boa sorte !!

Ricardo

Carol_M_de_Paula

To tentando g4j! … hehehe

Carol_M_de_Paula

ricardo13:

Entendi Perfeitamente !!!

Muito Obrigado Carol !!! Tá manjando da prova hein !!! E boa sorte !!

Ricardo

Ricardo, voce tambem estah se esforcando ai…vamos tirar a certificacao esse mes?!
Estou planejando para o dia 15/16 de abril…ultimas semanas! Yes!

Criado 12 de março de 2009
Ultima resposta 3 de abr. de 2009
Respostas 14
Participantes 4