Pessoal, sabemos que o Java é agora Open Source, se a Sun digamos venha a quebrar, continua o mesmo vigor e compromisso da evolução do Java? Nem todo mundo é assim colaborador do Open Source, defendem ele, mas pouco ou nada contribuem, só sugam o trabalho dos outros, o que acham disso?
Se a Sun quebrar?
38 Respostas
Mensgem editada para evitar flame war.
Lembrem, não alimentem trolls.
<blockquote><div class="quote-author">maul:</div>Q vc precisa se informar melhor sobre o open jdk;
parar de tentar criar flames;
se informar sobre outros jdks/jres q nao sejam da sun ou o open jdk.
Desculpa cara, é uma pergunta que eu fiz pra mim e to compartilhando aqui, não estou difamando o Java, quero saber se a maior impulsão do desenvolvimento Java vem da Sun hoje e ela de repente abandonasse o Java por algum motivo como seria o futuro do Java sem uma grande empresa por trás?
Bem, isso já foi discutido aqui.
Basicamente, se a sun quebrasse, acredito que grupos open source, a apache, a oracle, a IBM, o google, a red hat e outras assumiriam ele, uma vez que eles têm grandes investimentos em java e participam do comitê executivo.
Mas que desorganizaria bastante e causaria vários problemas, disso não tenho a menor dúvida.
Valeu knowledgebr, suas dúvidas tem sido importante para que mais e mais pessoas comecem seus estudos com o Java. Agora por exemplo, quem não queria aprender Java com medo de a SUN vir a falir, não tem mais medo e certamente não terá mais dúvidas sobre aprender Java.
É de pessoas como você que a comunidade Java precisa. Ajudando os iniciantes. Aprendam todos como se faz.
Ah, e complementando as respostas já dada:
:arrow: jcp.org
Nenhuma outra plataforma de desenvolvimento tem algo parecido.
Bem, isso já foi discutido aqui.Basicamente, se a sun quebrasse, acredito que grupos open source, a apache, a oracle, a IBM, o google, a red hat e outras assumiriam ele, uma vez que eles têm grandes investimentos em java e participam do comitê executivo.
Mas que desorganizaria bastante e causaria vários problemas, disso não tenho a menor dúvida.
Você esqueceu de citar a Oracle, SAP, muitas que usam o JME como Motorola, Sony Ericsson, Nokia… Provavelmente o Java seria vendido pra alguma dessas.
Não acredito que a SUN vá quebrar facilmente.
E, assim como todos os outros amigos falaram acima, o Java não morrerá tão cedo.
Veja por exemplo o sistema operacional OS/2, criação da IBM e Microsoft.
Nunca foi Open Source. Há muito já não vinha sendo desenvolvido.
Foi descontinuado oficialmente no final de 2006.
Mas a comunidade Open Source ainda desenvolve aplicativos e drivers para ele.
O Java, utilizado pelo mundo todo, não só em sistemas emrpesariais como em sites, dispositivos móveis, carros… vai demorar muito pra deixar de “receber interesse”, principalmente da comunidade.
Até hoje ainda existem empresas utilizando Cobol. E o mais incrível: os sistemas que estas empresas têm em Cobol, na maior parte das vezes, ainda atendem às necessidades.
Acho que o melhor que podemos fazer é manter na veia as técnicas de programação (lógica matemática, algoritmo).
Linguagens são como receitas de bolo: basicamente, qualquer pessoa que saiba operar um fogão consegue seguir o passo-a-passo de um livro de receitas e, com o tempo, criar pratos muito saborosos.
Enfim… são só minhas opiniões.
Abraços a todos.
Lennon Jesus.
A grande maioria das ferramentas utilizadas para desenvolvimento Java nao sao feitas pela Sun. Caso houvesse algum problema com a empresa provavelmente o mais prejudicado seria o desenvolvimento da JVM, que ainda eh feito em sua maioria por seus funcionarios, mas a quantidade de empresas interessadas faria com que isso dificilmente seria um problema em médio prazo. Ainda se nenhuma empresa se interessase em colaborar, o que é bem improvável, a VM é open-source.
Mais ou menos. Common Lisp, Ada, C, C++, C# e diversas outras plataformas possuem comitês e padronizacao nos mesmos moldes, o diferencial do JCP é que ele é bem mais aberto que os outros.
A grande maioria das ferramentas utilizadas para desenvolvimento Java nao sao feitas pela Sun. Caso houvesse algum problema com a empresa provavelmente o mais prejudicado seria o desenvolvimento da JVM, que ainda eh feito em sua maioria por seus funcionarios, mas a quantidade de empresas interessadas faria com que isso dificilmente seria um problema em médio prazo. Ainda se nenhuma empresa se interessase em colaborar, o que é bem improvável, a VM é open-source.Mais ou menos. Common Lisp, Ada, C, C++, C# e diversas outras plataformas possuem comitês e padronizacao nos mesmos moldes, o diferencial do JCP é que ele é bem mais aberto que os outros.
Mas ainda assim o JCP é bem fechado, com a maior parte do conteúdo restrito a pequenos grupos de membros.
.
Se quebrar, quebrou pô. Gogogo .net 
Se quebrar a Oracle ou a IBM compra.
Ah, e complementando as respostas já dada:
:arrow: jcp.orgNenhuma outra plataforma de desenvolvimento tem algo parecido.
Mais ou menos. Common Lisp, Ada, C, C++, C# e diversas outras plataformas possuem comitês e padronizacao nos mesmos moldes, o diferencial do JCP é que ele é bem mais aberto que os outros.
Legal, essa eu não sabia
Mais um ponto pro tópico do knowledgebr
Super aberto, a Sun tem voto executivo para aprovar ou vetar qualquer inclusão no JSE.
louds, você respondeu exatamente o que eu vinha suspeitando. Embora eu não acredito que isso aconteça (já aconteceu?), que tipo de “abertura” é essa?
"
Qualquer um pode ser membro do grupo, por isso é mais aberto que a grande maioria dos outros citados.
Qualquer um pode ser membro do grupo, por isso é mais aberto que a grande maioria dos outros citados.
As listas de discussão da maior parte das JSRs são fechadas.
O desenvolvimento da maior parte das JSRs não conclusas são fechadas também.
Vamos supor que eu queira ser membro do JCP e me meter no desenvolvimento de JSRs, certamente não conseguiria isso sem ter que passar por um monte de burocracias e ter que ter a entrada aprovada por alguém ou não.
Mas, sem dúvida é mais aberto do que os demais citados.
"
Elas são fechadas para não membros dos working groups. Se inscreva no JCP e entre em um working group, como pessoa física mesmo. No GUJ mesmo existem pessoas que fazem isso, além de diversos exemplos na comunidade nacional.
"
Qualquer um pode entrar, ou existe algum requerimento?
No GUJ eu sei do Mister_M (Michael Nascimento Santos), da Bani (Vanessa Sabino) e do Fabio Kung.
Veja esta página.
Isso é ignorância da sua parte. A maioria dos grupos de padronização tomaram um baque com a utilidade do JCP.
O JCP, apesar de não produzir nada estelarmente incrível, entrega especificações de muito melhor qualidade que em relação a grupos
como a OMG e o desastre do CORBA.
Veja o grupo do C++, por exemplo, eles tem um processo no qual a comunicação com a comunidade é muito mais ativo e flexível que o JCP.
Para contribuir basta você assinar uma lista de discussão ou escrever um teco de código. O papel dos editores é o mesmo do expert group
e também é basicamente formado pelos vários implementadores de compiladores C++. Tem gente aqui no Brasil que contribui, por sinal.
O ECMA ZZZ do ECMA-Script 4.x (JS 2.0) é outro exemplo no qual o feedback da comunidade é muito aceito e possui uma forma de trabalho muito
mais aberta.
Todos esses organismos tem ainda uma grande vantagem, eles são completamente autônomos. Coisa que não acontece com o JCP, que eu saiba.
Por que… ?
Eu não entendi seu ponto. Eu não sou membro de nenhum expert group, nem nunca fui, mas já contribui com idéias e trechos de código e tive feedback sobre estes, nas listas dos mesmos. O que é mais difícil no JCP do que seu exemplo?
E o que isso tem a ver com o fato do grupo ser aberto ou fechado?
Eu estou falando de entrar no JCP vs entrar no ISO/ECMA/OASIS/OMG/OMFG, não de como é o processo de tomada de decisão.
.
Olá
Ganhei muito dinheiro com o Clipper mas no fim de 1996 disse para mim mesmo que não escreveria mais nenhuma linha de código em Clipper. Acreditem, fiz isto tendo ótimos clientes. A Nantucket vendeu o Clipper para a CA que depois de muito tempo sem lançar nova versão, descontinuou o produto. Hoje nem sei que fim levou a CA.
Ganhei muito dinheiro com o Java. Se a Sun fechar como é que eu fico? Ora bolas, sou desenvolvedor. Me pagam para fazer programas e Java não é a única linguagem. Mas se a Sun morrer amanhã, o Java ainda terá pelo menos mais uns 7 a 8 anos de de trabalho porque há muitos sistemas legados.
Fiquem tranqüilos, Java ainda tem um bom mercado. Mas ao mesmo tempo fiquem espertos pois já há algum tempo mais e mais gente está concluindo que Java não é a melhor solução para muitos sistemas em que ele foi utilizado. Há grandes chances do Java ser substituído por outras opções em muitos casos, quer a Sun sobreviva ou não.
[]s
Luca
OláGanhei muito dinheiro com o Clipper mas no fim de 1996 disse para mim mesmo que não escreveria mais nenhuma linha de código em Clipper. Acreditem, fiz isto tendo ótimos clientes. A Nantucket vendeu o Clipper para a CA que depois de muito tempo sem lançar nova versão, descontinuou o produto. Hoje nem sei que fim levou a CA.
Ganhei muito dinheiro com o Java. Se a Sun fechar como é que eu fico? Ora bolas, sou desenvolvedor. Me pagam para fazer programas e Java não é a única linguagem. Mas se a Sun morrer amanhã, o Java ainda terá pelo menos mais uns 7 a 8 anos de de trabalho porque há muitos sistemas legados.
Fiquem tranqüilos, Java ainda tem um bom mercado. Mas ao mesmo tempo fiquem espertos pois já há algum tempo mais e mais gente está concluindo que Java não é a melhor solução para muitos sistemas em que ele foi utilizado. Há grandes chances do Java ser substituído por outras opções em muitos casos, quer a Sun sobreviva ou não.
[]s
Luca
Concordo plenamente. A maior vantagem da nossa profissao eh a possibilidade de fazer coisas diferentes, aprender coisas diferentes, se especializar em coisas diferentes. Eh impossivel ficar desenvolvendo na mesma linguagem pra sempre.
Mesmo que a sun nunca quebre vai ter um dia que ng vai mais querer usar java porque surgiu algo melhor, eh o curso natural das coisas. Estou trabalhando na area de informatica mais de 10 anos e nesses 10 anos sempre foi assim, aprendi e trabalhei com coisas que tive que esquecer a partir pra outra porque simplesmente as linguagens de prog. evoluem.
Como o Luca citou, tb trabalhei com clipper por alguns anos, ganhei dinheiro e acho que foi a primeira linguagem que eu usei profissionalmente, depois de um tempo comecou a aparecer VB, Delphi, Power Builder, tive que largar clipper e investir nisso. Ja trabalhei com Perl, PHP, C/C++ depois Java e agora com .NET/C#.
Acho que o pessoal que ta comecando eh muito preocupado com tudo e sempre colocam perguntas do tipo : qual rumo devo tomar nos estudos? Qual rumo seguir na profissao? Qual a diferenca entre desenvolvedor e programador? Se a Sun quebrar? E se a Microsoft dominar o mundo?
Acho que eh facil decidir alguma coisa somente olhando pro mercado, olhando quais linguagens mais usadas nao eh dificil decidir isso. Se Java eh uma liguagem que vale a pena aprender agora, APRENDA! Nao fique a vida inteira (desculpe a palavra) com essa masturbacao e nao atitude porque quando vc decidir alguma coisa pode ser tarde demais.
//Daniel
Olá
Sobre a Sun… e sobre se ela vai virar FujiSun
Na última década a Sun passou de uma companhia de 50 bi para o nível de 7 bi mas tem um grande capital humano e ainda bastante dinheiro em caixa. Há boatos de que a Fujitsu vai tentar comprar a Sun.
Para saber mais, ler o Kurt Cagle (online editor for O’Reilly News) em http://news.oreilly.com/2008/07/is-sun-setting.html
[]s
Luca
… Estou trabalhando na area de informatica mais de 10 anos e nesses 10 anos sempre foi assim, aprendi e trabalhei com coisas que tive que esquecer a partir pra outra porque simplesmente as linguagens de prog. evoluem.Como o Luca citou, tb trabalhei com clipper por alguns anos, ganhei dinheiro e acho que foi a primeira linguagem que eu usei profissionalmente, depois de um tempo comecou a aparecer VB, Delphi, Power Builder, tive que largar clipper e investir nisso. Ja trabalhei com Perl, PHP, C/C++ depois Java e agora com .NET/C#…
Só dez anos? Tem certeza que esse número não é maior? Há dez anos o clipper já estava morto e enterrado.
… Estou trabalhando na area de informatica mais de 10 anos e nesses 10 anos sempre foi assim, aprendi e trabalhei com coisas que tive que esquecer a partir pra outra porque simplesmente as linguagens de prog. evoluem.Como o Luca citou, tb trabalhei com clipper por alguns anos, ganhei dinheiro e acho que foi a primeira linguagem que eu usei profissionalmente, depois de um tempo comecou a aparecer VB, Delphi, Power Builder, tive que largar clipper e investir nisso. Ja trabalhei com Perl, PHP, C/C++ depois Java e agora com .NET/C#…
Só dez anos? Tem certeza que esse número não é maior? Há dez anos o clipper já estava morto e enterrado.
Acho que vc ta um pouquinho equivocado meu primeiro emprego de informatica foi em 97 e naquela epoca eu lembro que o clipper (apesar de velho) tava ate que bem, todo mundo com o livro do Ramalho debaixo do braco. Tinham muitas empresas trabalhando com clipper, nessa empresa mesmo que eu trabalhei tinha sistemas clipper rodando varios anos (principalmente sistemas de frente de loja), quando eu sai dessa empresa alguma coisa ja estava sendo migrada pra delphi, mas ainda tinha muita coisa em clipper.
Tb tem outra coisa, qual empresa que troca tecnologia de desenvolvimento da noite pro dia? Qtas realmente apostam em coisas novas? Entao 10 anos o clipper tava morto? Nao sei, pode ser que sim, pode ser que nao, mas eu posso te afirmar que tinha bastante trabalho pra desenvolvedor clipper aquela epoca.
± 10 anos atras em qual linguagem vc desenvolvia?
//Daniel
Bom, há boatos que a Oracle está de olho na Sun. Se acontecer da Oracle comprar, o Java continua, o único problema é que talvez ele padronizaria a ide em JDeveloper, o que particularmente eu detesto.
O que não podemos discartar a idéia é a hipótese da Microsoft entrar nessa briga apenas para tirar o Java do caminho dela.
bom, posso ter falado besteira, mas eu imagino isso.
[]'s
Bom eu discordo desse comentário pois o clipper é procurado até hoje no mercado. O Microsiga por exemplo utiliza a linguagem ADVPL, que é uma linguagem que ele criaram a partir do Clipper.
Olá
Concordo plenamente. Eu deixei de desenvolver em Clipper justamente no início de 97 por opção pessoal. Na época tinha um monte de serviço.
Links? Dos boatos sobre a Fujitsu eu citei o link.
[]s
Luca
Acho que vc ta um pouquinho equivocado meu primeiro emprego de informatica foi em 97 e naquela epoca eu lembro que o clipper (apesar de velho) tava ate que bem, todo mundo com o livro do Ramalho debaixo do braco. Tinham muitas empresas trabalhando com clipper, nessa empresa mesmo que eu trabalhei tinha sistemas clipper rodando varios anos (principalmente sistemas de frente de loja), quando eu sai dessa empresa alguma coisa ja estava sendo migrada pra delphi, mas ainda tinha muita coisa em clipper.
Tb tem outra coisa, qual empresa que troca tecnologia de desenvolvimento da noite pro dia? Qtas realmente apostam em coisas novas? Entao 10 anos o clipper tava morto? Nao sei, pode ser que sim, pode ser que nao, mas eu posso te afirmar que tinha bastante trabalho pra desenvolvedor clipper aquela epoca.
± 10 anos atras em qual linguagem vc desenvolvia?
//Daniel
Há dez anos (eu tinha apenas 14), programava em VB 5 fazendo joguinhos que nunca chegaram a ficar prontos. Porém consegui terminar um jogo da velha com IA em VB 4 tendo 12 anos de idade, em 1996 
Cuidado com a maldição das linguagens de programação. Sempre que alguém diz que uma linguagem está morta/morrento, ela levantará da tumba na calada da noite para chupar teu sangue.
:twisted:
"
Bom, há boatos que a Oracle está de olho na Sun. Se acontecer da Oracle comprar, o Java continua, o único problema é que talvez ele padronizaria a ide em JDeveloper, o que particularmente eu detesto.O que não podemos discartar a idéia é a hipótese da Microsoft entrar nessa briga apenas para tirar o Java do caminho dela.
bom, posso ter falado besteira, mas eu imagino isso.
[]'s
Acredito que se Oracle comprar a Sun, nós vamos ter sim um grande crescimento no mercado Java. Acho que a microsoft não vê tanto interesse na Sun como a Ibm e Oracle.
Porque legado? você deveria se informar melhor, tudo depende do projeto e situação para resolver o problema, não vai me dizer que softwares baseado em desktop estão ultrapassados e não estão mais na ativa, então se for assim, você nem deveria estar usando um Browser, legado eu entenderia algo incompatível com o sistema operacional, que sofre a rodar e tem problemas de compatibilidade.
E não vai me dizer que um sistema nativo roda mais lento que sistema compilado no .NET sob Windows, ou mesmo Java que usam MV para rodar uns kilobytes de software, tudo depende da solução, eu não seria louco de dizer que sistemas baseado na web resolve todos problemas computacionais, o que mudou ao meu ver, foi a questão de ser a solução ideal por questões de custo x beneficio, se você precisa distribuir 1000 aplicativos que sofre constante atualizações e distribuido em vários locais do globo, eu diria que um aplicativo web seria ideal, mais rápido e econômico.
Tudo depende da situação, agora dizer que uma ferramenta como Cobol, Delphi são legados, algo como se ninguém usa mais que existe por questões de investimento é tolice, eles existem porque ainda há demanda, há questão de oferta de emprego e livraria documentação para o mesmo é pura superficialidade, escritores fazem livros que vendem para coisas que são novas, são poucos os livros feitos para experts, a documentação existente para Delphi já é escassa e um novo livro não venderia tanto se não houvesse tantas novidades, e não há mesmo, porque já é uma ferramenta consolidada, documentar mais o que?
Eu tenho webservice, vários protocolos de comunicação, quase tudo, menos portabilidade de SO e Palm, mas web e desktop resolve bem, tudo bem, vocês vão dizer que não há emprego, mas eu não vejo que haja hoje mais emprego, o modelo antigo de trabalho já era, hoje o que vale é trabalho, emprego já era, mas se for querer trabalhar para os outros tem que estar na moda, se não fica de fora mesmo, grandes empresas como Microsiga, SAP que eu sei não usam Java para todas as suas aplicações e estão no topo, moda é moda, marketing é assim mesmo.