Se eu registrar/patentear meu código, todo mundo vai ver meu código ou ele vai permanecer em sigilo?
Se eu registrar/patentear meu código, todo mundo vai ver meu código ou ele vai permanecer em sigilo?
1 Resposta
patente != segredo industrial
ate aonde eu saiba vc nao registra a patente de código, e sim do algoritmo ( o que é deveras controverso, uma vez que vc esta patenteando uma sequencia logica de passos e salvo engano isso acontece - ou acontecia - nos EUA ). e ainda assim vc tem que fazer algo considerado inovador. ninguem faz patente de CRUD, acredite.
quanto a registrar, eu não sei. mas deve ir pela mesma logica.
se vc nao quer que ninguem descubra, nao patenteie. para patentear vc tem que descrever, senão como as pessoas vão consultar?
exemplo
- tem uma patente aqui de um compactador de codigo magico que faz 100Mb viar 2 bytes! puxa! mas não diz como! entao sera que se eu usar este codigo pego na deep web eu estarei violando esta patente? como saber?
se vc quer sigilo do codigo, boa sorte. não existe forma 100% segura. uma hora ele sera descoberto, seja por decompilação, seja por engenharia reversa. Isso SE ele for relevante.
o que vc precisa é pensar na licença de uso do programa que vc vai distribuir.
quando vc vender uma licença de uso pessoal e intransferivel vc vai e diz “o codigo é sigilo. botou na internet vai tomar um processo que seus netos vão chorar todos os dias”.
essas coisas se resolve com advogados.