Se você fosse iniciar o desenvolvimento de um projeto JAVA, quais tecnologias você usaria?

13 respostas
samuel.dnc

Gostaria de saber de vocês caros colegas:

Supondo que vocês fossem iniciar hoje um novo projeto/produto, seja ele de cunho pessoal ou na sua empresa junto a sua equipe, quais tecnologias e porque vocês a usariam?

Obviamente que a resposta obvia seria: “Depende do foco do projeto/produto”. :slight_smile:
Mas gostaria da opinião dos interessados, independente do foco do projeto.

Quando eu digo tecnologias, estou pensando em tudo: Camada de persistência, camada visual, etc, etc …

Acredito ser essa, uma maneira “honesta”, de sabermos o que os desenvolvedores JAVA tem usado de mais atual.

[]'s

13 Respostas

Alexandre_Saudate

.

T

Procuraria utlizar a especificação JAVA6 pura. EJB3 + JPA + JSF2, utilizando menos possivel outros frameworks (quando possivel).

Abs.

fabiomedeirosf

Eu sugeriria as seguintes tecnologas:
JEE6, JSF2, JPA (eclipselink), HibernateValidation, PrimeFaces.

A depender da demanda do projeto usaria Spring ou EJB. Se EJB, é bom dimensionar SE realmente irá precisar de um ambiente distribuído, pois muitos preparam projeto para chamadas remotas (que são muito mais caras) e o projeto nunca esteve ou estará em um ambiente realmente distribuído.

Hebert_Coelho

Então é mais fácil você perguntar o que o pessoal tem utilizado, pois conheço gente aqui do fórum que trabalha com JDBC, JSF 1.2 e assim vai.

Eu te falaria JSF2, EJB, JPA, mas não conheço Spring, e nem JBoss Seam.

O melhor é você olhar quais os tipos de tecnologias você poderia utilizar para determinada tarefa e depois escolher uma.

leonardobhbr

JSF2 + Primefaces + EJB3.1 + JPA2

Marcio_Nogueira

JSF/Richfaces.

F

Simples,
html , javascript, jquery, jdbc e o bom velho tradicional Java/Servlet/Tomcat :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

vitu

ERRO CLÁSSICO!

Escolher a tecnologia antes de conhecer o problema.

Hebert_Coelho

vitu:
ERRO CLÁSSICO!

Exato. Inclusive no livro Release It, o autor fala sobre o perigo de pegarmos um framework para nossa aplicação sendo que não temos conhecimento de como funciona.

Algo que vejo muito aqui no fórum é quando o povo pega o primefaces crendo que é a salvação do mundo mas não sabe a diferença entre action e actionListener.

vitu

jakefrog:
vitu:
ERRO CLÁSSICO!

Exato. Inclusive no livro Release It, o autor fala sobre o perigo de pegarmos um framework para nossa aplicação sendo que não temos conhecimento de como funciona.

Algo que vejo muito aqui no fórum é quando o povo pega o primefaces crendo que é a salvação do mundo mas não sabe a diferença entre action e actionListener.

A famosa silver bullet.

FernandoFranzini

vitu:
ERRO CLÁSSICO!

Na mosca…esse tipo de pergunta é completamente inconsistente.
O que define arquitetura e tecnologia é justamente o conjunto de requisitos da solução a ser desenvolvida.
Sem requisitos tudo é possível no mundo fantástico de bob!

samuel.dnc

Apenas respondendo a citação:

ERRO CLÁSSICO!

Eu havia dito desde o inicio da postagem …

Mas, agradeço todos pelas respostas e pelas observações

Lindberg

Gosto de desenvolver sabendo onde estão todas as linhas que coloquei para trabalhar …
é isso ai …

Criado 30 de novembro de 2011
Ultima resposta 21 de dez. de 2011
Respostas 13
Participantes 11