Seam 3 ou Seam 2?

7 respostas
Roger75

Vale a pena começar um projeto já com o framework Seam 3, ou ainda está instável? Melhor usar Seam 2 por enquanto? Os servidores de aplicação que usamos são JEE5, mas será que vale a pena mudar para JEE6?

7 Respostas

sergiolopes

Seam3 ainda está bem no começo. Mas Java EE6 é o futuro, com certeza. Eu não iniciaria um projeto Java corporativo hoje sem considerar fortemente o Java EE6 (JPA2, JSF2, CDI e até EJB Lite).

Se você for usar o EE completo (EJBs etc), o Glassfish já suporta e o JBoss AS 6 está quase pronto (mas já pode começar a usar hoje se o projeto for novo e só for pra produção daqui algumas semanas).

Se for pra linha de algo mais leve, JSF2 e CDI com Weld funcionam no Tomcat e no Jetty sem problemas.

Em suma, eu não cogitaria mais Seam2/JSF1.x para um projeto novo nesse momento

G

Faço coro ao posto do Sérgio Lopes. Quando o GlassfishV3 estava ainda no forno lí a spec do JEE6 e fiquei impressionado. Acabei tomando a decisão de usar JEE6, mesmo com a spec ainda não implementada, já que o projeto iria em produção em ~3 meses, tempo necessário para que fosse concluída a implementação do Glassfish.

Hoje o sistema está em produção e rodando muito bem. O retorno vou muito bom tanto em performance do Glassfish como uma série de novas features do próprio JEE6 que permitem não precisar mais de frameworks externos, como por exemplo EJB Scheduler ao invés de Quartz.

O JPA2 foi um pouco complicado entender a API de criteria, mas depois de uns dois dias na volta disso, ficou bem simples desenvolver o sistema. Além disso a JSR303 dá um gás a mais quanto as validações, inclusive podendo ser integradas tanto na persistência quando na camada web (no meu caso em Vraptor3, JSF2 deve ter algo também).

Eu só não tive tempo de ver sobre o CDI, mas creio que isso também é um pró muito grande para usar JEE6.

Akila

Sabem me dizer se o JSF2.0 funciona com o Seam 2? Eu gostaria de usar o JSF2.0 mas sem abrir mão do Seam. Tem muita coisa boa nele.

overkill

Se vc usar JSF2.0 terá que usar um servidor compativel com JEE6 mas o Seam2 não funciona com JEE6.

Então não vai funcionar.

unico jeito é esperar Seam3.

Akila

Pois é, foda mesmo. EU vejo muita gente usando o JSF2.0, mas eu acho complicado abrir mão do seam, muita coisa boa nele

adriano_si

Hoje… a quantas anda o Seam 3 ?? Já dá pra começar algo viável ?? O JEE6 já testei e está aprovadíssimo… O Seam porém sempre trás novidades boas para o JEE… vou testá-lo na versão 3 e depois posto minhas impressões aqui… Quem já usou e aprovou, posta aí pra sabermos a quantas anda…

Realmente garcia-jj a JPA Criteria tbm foi a que deu mais trabalho (consegui com a sua ajuda)… O CDI realmente chegou pra resolver os problemas do Desenvolvimento JEE… rsrsrs :wink:

Abs[]

Akila

O Seam 3 ainda esta muito novo para poder ser usado em projeto em produção. Mas estamos de olho, ele é muito bom mesmo

Criado 13 de julho de 2010
Ultima resposta 1 de nov. de 2010
Respostas 7
Participantes 6