Seam + jsf 2 vale a pena?

Primeiramente me desculpem se estou falando alguma m… mas recentemente no meu projeto estamos utilizando JSF2 puro sem auxilio de framework e estamos passando por dificuldades em relação a cadeia de relacionamentos de entidades compostas. Exe: temos uma classe X que é composta por outras entidades Y,Z, etc…

Percebemos que o jsf puro não instancia a cadeira de relacionamentos quando necessitamos salvar/atualizar os dados no BD, e isso tem gerado uma perda de tempo grande para codificar e entregar. Posso estar muito enganado mas realmente não conheço sobre o assunto, e segundo pesquisas realmente li isso sobre o assunto. Geralmente em fóruns gringos encontramos referências do jsf por myong e BalusC na grande maioria.

Por isso, gostaria de saber a opinião dos colegas sobre o caso, se utilizam jsf em projetos grandes e com auxílio de outro framework, tipo o seam ou o que sugerem e por que?.

Por experiência com um projeto passado que dei manutenção havia uma arquitetura similar usando jsf 1.2 + seam 2.1 se não me engano, e funcionava aparentemente bem. A equipe inicial não gostou de trabalhar com a arquitetura nova na época após um período de experiência, mas seguiram com ela.

Agradeço a atenção.

Abs