Segunda Graduação - Sugestão

Curso SI e estava pensando em fazer um segunda graduação, mas estou perdido quanto ao curso.

Alguém teria uma sugestão fundamentada ? Ex : Faça y, porque o mercado bla bla bla. Ou z porque complementa caso você quera fazer x ou y coisa.

Quem tiver alguma sugestão ou conheça um amigo/conhecido que fez e se deu bem etc., agradeço! :smiley:

Acho que a recomendação da maioria será

• Com o tempo e talvez o dinheiro (caso seja faculdade privada), você conseguirá fazer até 2 pós graduações…

Não vejo vantagem ter/fazer duas graduações, é melhor se especializar em algo. Só se for para mudar de área, ai sim, uma “descartando” a outra

Na boa ? Se está perguntando qual área deve fazer outra graduação é simplesmente porque você não sabe o que quer.
O que acha de cursar medicina ? :slight_smile:

Se você não sabe o que quer, como os outros podem indicar algo a você.
Não é uma dúvida entre um curso ou outro ou até mesmo entre faculdades/universidades que você pode cursar uma determinada graduação.
Há N questões a serem avaliadas na decisão de um curso superior, você precisa definir quais são as mais importantes para tomar uma decisão adequada.

Só lhe digo o seguinte, não opte por uma área pensando exclusivamente no rendimento financeiro dela.
Alto salário não é sinônimo de uma carreira feliz. Você pode encontrar tantos empecilhos em uma área que nem mesmo um bom salário compensa você permanecer na área em questão. Pense com calma, filosofe, procure levantar os prós e contras de uma área que goste, vai clarear tuas ideias.

P.s: se você gosta da área em que atua, as vezes, se especializar nela compensa mais do que cursar uma graduação.

[quote=nel]
P.s: se você gosta da área em que atua, as vezes, se especializar nela compensa mais do que cursar uma graduação.[/quote]

Concordo. Segunda graduação parece coisa de quem não sabe o que quer fazer da vida!

Não é bem assim. Leiam : http://vitorpamplona.com/wiki/Tenha%20uma%20Segunda%20Graduação

Um bom texto defendendo uma segunda graduação. Tem o outro lado da moeda também.

[quote=Orocildo]Não é bem assim. Leiam : http://vitorpamplona.com/wiki/Tenha%20uma%20Segunda%20Graduação

Um bom texto defendendo uma segunda graduação. Tem o outro lado da moeda também.[/quote]

cara, passei o olho no teu link, os argumentos que ele usa na minha opinião são ridículos, descreve uma pessoa que fez a primeira faculdade só para ter a função e não exerce o cargo, AÍ sim é bom ter 2 graduações, o cara que fez uma faculdade de psicologia só para sem mais bem visto quando for procurar emprego de vendedor de automóveis, esse sim com 2 graduações ia fazer mais impacto ainda …
Na área de TI o cara tem uma graduação em CC e um em SI pra mim sabe MUITO MENOS de que um profissional que esta a 2 anos na área, sabe tão menos que acha que a faculdade vai ensinar pra ele :stuck_out_tongue:

Dizer de pronto “Segunda graduação parece coisa de quem não sabe o que quer fazer da vida” é olhar de uma forma preconceituosa. É importante analisar cada caso.

Uma graduação que complemente a outra é sim bem interessante. Por exemplo, um curso de matemática ou física. Já cursar uma muito parecida, como CC ou EC, ai tenho que dizer que acaba sendo uma perda de tempo.

E tenho que concordar que uma segunda graduação é melhor que uma pós ruim, como no exemplo do link que você citou.

[quote=Orocildo]Não é bem assim. Leiam : http://vitorpamplona.com/wiki/Tenha%20uma%20Segunda%20Graduação

Um bom texto defendendo uma segunda graduação. Tem o outro lado da moeda também.[/quote]

Li o artigo, mas discordo veemente dele. Olha só o que ele diz sobre certificações

[quote=Vitor Pamplona]
Certificações também não significam nada , são só fachada. Algumas empresas as consideram por falta de uma métrica melhor, mas todos sabem que as certificações só demonstram que a pessoa estudou para a prova[/quote]
Quer dizer que você estuda e não aprende nada nesse processo? É tudo decoreba então?

Agora olha os argumentos para a segunda graduação:

Com certeza, mas tb pouquissimas pessoas tem mestrado, doutorado e especialização.[/quote]

Nada que um mestrado ou doutrado em outra área ou em conjunto com outra área não possibilite!

Da onde isso? Quer dizer então que você vai fazer uma graduação para conhecer clientes?

Quem disse isso? Qual é a fonte? Se eu fosse avaliar um curriculo com certeza ficaria com um pé atras com esse profissional, pois isso indica que ele não sabe bem o que quer! Afinal ele é bacherel em direito ou programador? O que ele gosta realmente de fazer? Também isso não agrega para a carreira acadêmica onde o mestrado e doutorado são super valorizados.

Quer dizer que é divertido passar por uma nova graduação novamente? Bah, vou fazer quatro de um vez então! Cara, nunca vi qualquer graduação ser algo divertido, principalmente se você tem que pagar para fazer. É algo caro e cansativo, são mais quatro anos de sua vida!

Esse é um artigo bem típico do Vitor Pamplona! Tem um outro artigo dele chamado “Cuidado com a Orientação a Objetos e os Design Patterns” na qual ele criticava os padrões de projeto, a orientação a objetos e o mapeamento objeto relacional de uma tacada só :shock: . Acredito que ele não tenha mais essa visão pois removeu o blog e não manteve o artigo no novo.

Já trabalhei com pessoas com duas graduações. Toda fizeram a segunda por não gostar do ramo de trabalho da primeira e por ter tempo e dinheiro para isso, para quem trabalha isso é inviável.

Segunda graduação não agrega, vai fazer uma especialição, um mestrado ou um doutorado. Ou vai se dedicar a tirar certificações.

[quote=giovanni_dalfre]Dizer de pronto “Segunda graduação parece coisa de quem não sabe o que quer fazer da vida” é olhar de uma forma preconceituosa. É importante analisar cada caso.

Uma graduação que complemente a outra é sim bem interessante. Por exemplo, um curso de matemática ou física. Já cursar uma muito parecida, como CC ou EC, ai tenho que dizer que acaba sendo uma perda de tempo.[/quote]
Nesse caso uma especialição casa melhor pois a graduação existe n cadeiras que você vai ter que fazer que não te agregam muita coisa. Agora se você tem dinheiro e tempo para ficar só estudando, blz pode fazer quantas graduações quiser. Mas para quem trabalha todo dia é algo muito cansativo.

Blz, Só que uma graduação também pode ser ruim!

os argumentos que ele usa na minha opinião são ridículos[/quote]
Tem uns argumentos meio esquisitos aí no meio (conforme o x@andy colocou mais detalhadamente), mas ele também deu alguns casos válidos.

O que eu acho sobre o assunto é que pode valer a pena dependendo do rumo que a carreira está tomando. Por exemplo, um profissional de TI começa a sentir afinidade e se deslocar para a área gerencial/executiva/negócio próprio. Nesse ponto seria uma boa fazer uma faculdade de administração ou direito.

Ou um desenvolvedor que vai partir seriamente para a área de jogos ou computação gráfica pode fazer um curso na área de arte/design.

Ou o cara que estudou outra coisa e veio parar em TI por acaso pode fazer uma outra faculdade na área para aprender a base que não teve antes.

A pessoa que ganhou na loteria e quer fazer Arqueologia porque acha dahora :slight_smile:

etc etc etc…

Mas de forma geral eu não concordo com fazer uma segunda graduação só para “melhorar o currículo”, sem uma perspectiva real de usar esse conhecimento.
E mesmo para os casos onde é válido sempre há a opção de ser um autodidata na segunda área.

Na minha humilde opinião ter várias especializações (pós-graduação) é melhor que 2 ou mais graduação.
A graduação lhe dá uma visão abrangente enquanto que na pós graduação você pode fazer as áreas que você mais gostou na graduação.

[quote=Orocildo]Curso SI e estava pensando em fazer um segunda graduação, mas estou perdido quanto ao curso.

Alguém teria uma sugestão fundamentada ? Ex : Faça y, porque o mercado bla bla bla. Ou z porque complementa caso você quera fazer x ou y coisa.

Quem tiver alguma sugestão ou conheça um amigo/conhecido que fez e se deu bem etc., agradeço! :D[/quote]

Sera q outra graduacao seria algo muito estrategico? Quero dizer pq nao investir em bases primarias exigidas no mercado como idiomas, digo no plural mesmo, especializacoes atraves de certificacoes em TI essas coisas… Ou esperar e fazer pos-graduacao (stricto-senso ou lato-senso), veja, pesquise alguem q na sua opiniao seja extremamente preparado academicamente, dificilmente esta pessoa ira ter duas graduacoes… Veja e comprove vc mesmo.

os argumentos que ele usa na minha opinião são ridículos[/quote]
Tem uns argumentos meio esquisitos aí no meio (conforme o x@andy colocou mais detalhadamente), mas ele também deu alguns casos válidos.

O que eu acho sobre o assunto é que pode valer a pena dependendo do rumo que a carreira está tomando. Por exemplo, um profissional de TI começa a sentir afinidade e se deslocar para a área gerencial/executiva/negócio próprio. Nesse ponto seria uma boa fazer uma faculdade de administração ou direito.

Ou um desenvolvedor que vai partir seriamente para a área de jogos ou computação gráfica pode fazer um curso na área de arte/design.

Ou o cara que estudou outra coisa e veio parar em TI por acaso pode fazer uma outra faculdade na área para aprender a base que não teve antes.

etc etc etc…

Mas de forma geral eu não concordo com fazer uma segunda graduação só para “melhorar o currículo”, sem uma perspectiva real de usar esse conhecimento.
E mesmo para os casos onde é válido sempre há a opção de ser um autodidata na segunda área.[/quote]

Ola, nao cheguei a ler o artigo do Vitor Pamplona, se for quem estou pensando e o criador do forum JavaFree e possue em seu background um Ph.D, contudo se ele e a favor de segunda graduacao, eu descordo… O unico motivo q vejo fazer uma segunda graduacao e p/ o caso q vc exemplificou A pessoa que ganhou na loteria e quer fazer Arqueologia porque acha dahora :) ou no kso de algum comecar numa area 100% diferentekomo eu por exemplo ir pra Medicina essas coisas q eu domino zero… Pois se fosse diferente nao teria motivo para se fazer pos-graduacao.

[quote=x@ndy][quote=nel]
P.s: se você gosta da área em que atua, as vezes, se especializar nela compensa mais do que cursar uma graduação.[/quote]

Concordo. Segunda graduação parece coisa de quem não sabe o que quer fazer da vida![/quote]

Tb nao e pra tanto… Veja, se vc fosse rico e tivesse 17 anos… Pq nao fazer exemplo uma faculdade de administracao (q serve praticamente d base pra qlq area) e outra de TI?

A questao acredito q estamos pautando e nessa altura do campeonanato, vale a pena? Ai concordo plenamente q nao.

[quote=x@ndy][quote=Vitor Pamplona]Quarto, o impacto no curriculum, o apelo comercial, é muito maior que um Mestrado.
Quem disse isso? Qual é a fonte? Se eu fosse avaliar um curriculo com certeza ficaria com um pé atras com esse profissional, pois isso indica que ele não sabe bem o que quer! Afinal ele é bacherel em direito ou programador? O que ele gosta realmente de fazer? Também isso não agrega para a carreira acadêmica onde o mestrado e doutorado são super valorizados.

[/quote]
[/quote]

Nossa veio, q piada! Rs… (Rindo alto!)… O kra quer comparar mestrado com graduacao…

[quote=andredecotia][quote=x@ndy][quote=nel]

Concordo. Segunda graduação parece coisa de quem não sabe o que quer fazer da vida![/quote]

Tb nao e pra tanto… Veja, se vc fosse rico e tivesse 17 anos… Pq nao fazer exemplo uma faculdade de administracao (q serve praticamente d base pra qlq area) e outra de TI?

A questao acredito q estamos pautando e nessa altura do campeonanato, vale a pena? Ai concordo plenamente q nao.[/quote]

Bah, se eu fosse rico e tivesse 17 anos outra graduação seria a última coisa que iria fazer…rsrsrsrsr :lol:

Brincadeiras a parte, concordo com você! Se o cara tem dinheiro não necessita trabalhar, pode fazer quantas graduações quiser. Depois ele vê o que vai querer fazer da vida.

Agora se o cara faz uma graduação e vai direto para outra pensando que isso vai agregar valor no currículo. Começa que graduação não é garantia de emprego. A carga profissional anterior do canditado é muito avaliada assim como Mestrado. Não adianta ter mestrado e querer ir para trabalhar como programador sem saber programar pq isso não cola. Na empresa em que trabalho tem cara com mestrado e cara sem mestrado que ganha mais que o primeiro por que tem muito mais experiência. Não adianta fazer duas graduações e sair sem experiência nas duas. A vantagem de um mestrado é que você pode trabalhar como professor.

Mas nesses casos uma especialização é muito mais vantajosa. Graduação é graduação! Você vai fazer uma serie de cadeiras não vão agregar quase nada, fora o custo que é muito maior que de uma especialização!

[quote=Wendell Albino]Na minha humilde opinião ter várias especializações (pós-graduação) é melhor que 2 ou mais graduação.
A graduação lhe dá uma visão abrangente enquanto que na pós graduação você pode fazer as áreas que você mais gostou na graduação.[/quote]

Concordo!

[quote=x@ndy][quote=andredecotia][quote=x@ndy][quote=nel]

A questao acredito q estamos pautando e nessa altura do campeonanato, vale a pena? Ai concordo plenamente q nao.[/quote]

Bah, se eu fosse rico e tivesse 17 anos ia fazer graduação fazer outra graduação seria a última coisa que iria fazer…rsrsrsrsr :lol:

Brincadeiras a parte, concordo com você! Se o cara tem dinheiro não necessita trabalhar, pode fazer quantas graduações quiser. Depois ele vê o que vai querer fazer da vida.

Agora se o cara faz uma graduação e vai direto para outra pensando que isso vai agregar valor no currículo. Começa que graduação não é garantia de emprego. A carga profissional anterior do canditado é muito avaliada assim como Mestrado. Não adianta ter mestrado e querer ir para trabalhar como programador sem saber programar pq isso não cola. Na empresa em que trabalho tem cara com mestrado e cara sem mestrado que ganha mais que o primeiro por que tem muito mais experiência. Não adianta fazer duas graduações e sair sem experiência nas duas. A vantagem de um mestrado é que você pode trabalhar como professor.
[/quote]

:wink: :smiley: 1+

São casos e casos. Claro, para trabalhar como implementador de requisitos de ensino médio CRUDeiro, vulgo programador, não é preciso nada. Claro que um mestrado ou uma segunda graduação não faz sentido nenhum. Agora se a pessoa busca um nicho mais específico de mercado ou se diferenciar, atuando em um profissão “de maior nível”, acho válido. Na realidade quem me influenciou a refletir sobre a possibilidade foi justamente um professor meu que fez medicina e estatística, atua justamente na intersecção entre essas áreas e é muito bem sucedido. Ele que nos incetivou em procurar algo nesse sentido. Citou um exemplo de um amigo que tinha computação e estatística e trabalhava desenvolvendo Software para estatística ganhando por baixo 15 pau.

Então, a análise não é tão simplista como “isso é coisa de quem não sabe o que quer”. A coisa é mais profunda, por isso estou pesquisando muito, conversando com pessoas etc. para tomar uma decisão. :smiley: