Segundo Frase "Open Source é a forma natural de desenvolver software em um ambiente de rede"
7 respostas
Marcio_Duran
Gostaria de abrir esse tema, por um motivo bem simples são poucos os projetos que vejo ou já ouvi falar no Brasil de projetos Open Source, entratando temos o Java.NET que é um portal que você navega em diversos projetos, esses dias um amigo meu disse que voltou a colaborar com um projeto Open Source novamente, e já se envolvendo com Jpython(detalhe nunca usou) e curisos que envolvendo Flex estaria criando serviços em uma plataforma ERP.
Projetos Open Source são poucos divulgados, ou seria mesmo uma estratégia da propria corporação frente aos fornecedores de Tecnologias, bom não sei mas é carente a forma de profissionais se envolver neles, talvez falta de especiliazação ou conhecer outras tendências.
Existem algumas que desenvolvem open source so para fazer marketing
Marcio_Duran
Felagund:
A que corporação vc se refere?
Existem algumas que desenvolvem open source so para fazer marketing :)
Bom, a Corporação não seria a questão mas a forma onde pessoas colaboram em projetos de forma a fazer contribuição, acho que diria no Brazil isso nem começou a ser pratica, pequenos projetos FrameWorks ou pequenas empresas que lançam determinado produto mas pouco praticavel, e talvez seja isso que voce falou mesmo Marketing para chamar o mercado ou fazer “vendor”.Não vi ainda nada tão proximo aos projetos Jakarta, é algo nisso que quero dizer.
J
juliocbq
Pode parecer estranho, mas nem todo desenvolvedor está visando lucro(no sentido literal da palavra), com projetos opensource. Normalmente é uma espécie de marketing pessoal, e colaboração com a comunidade tmb.
B
Bruno_Laturner
Eu tomaria esse natural e o expandiria. Para mim natural nesse contexto significa condição de evoluir, crescer, e também no próprio sentido de natural, em antítese a artificial, ou forçado.
Também diria que é natural evoluir pelo bem de todos, não só de uma empresa, e principalmente, crescer sem prejudicar uma população, crescer sem ser um corporativista sabotador, crescer no sentido do Google “Don’t be evil”. Ganhar pelo mérito de ser uma escolha melhor, não por marketing e puro marketing.
Todos esses são valores que associo ao desenvolvimento de programas código aberto.
Marcio_Duran
Então ai vem a questão, esses projetos não serão praticaveis parece que o certo mesmo é ter um maior comprossimo com sua funcionalidade, são poucos projetos que se vinculam aos projetos Open Source Jakarta e quando conseguem é por que já podem ter maior confiabilidade afinal agente quer que Open Source seja praticavel, sim é verdade quem contribui não ganha se quer um tostão mas ganha uma linha de autoria.
Marcio_Duran
Bruno Laturner:
Eu tomaria esse natural e o expandiria. Para mim natural nesse contexto significa condição de evoluir, crescer, e também no próprio sentido de natural, em antítese a artificial, ou forçado.
Também diria que é natural evoluir pelo bem de todos, não só de uma empresa, e principalmente, crescer sem prejudicar uma população, crescer sem ser um corporativista sabotador, crescer no sentido do Google “Don’t be evil”. Ganhar pelo mérito de ser uma escolha melhor, não por marketing e puro marketing.
Todos esses são valores que associo ao desenvolvimento de programas código aberto.
Era isso que queria chegar também, e concordo.
B
Bruno_Laturner
É interessante dizer que na própria comunidade, quem não segue esses valores é sumariamente excluído dela, um outro projeto ou um fork do mesmo projeto é criado ou recebe um atenção especial, e com esse novo projeto há um boom nova vida nele que o leva a novos níveis de evolução.
Uma famoso exemplo foi o XFree86 depois que disseram que iam mudar a licença do software deles. Em seis meses todas as principais distribuições Linux mudaram pro X.Org, e este teve esse boom ao deixar de ser monolítico e tomar um desenvolvimento modular, com todas as aplicações separadas, isso poucas versões depois do fork. Sem falar que isso possibilitou o desenvolvimento de outras extensões como Compiz, que elevou o nível dos efeitos gráficos desktop na plataforma.