Olá pessoal, sou novo em Java e percebi que depois que vc compila o projeto, vc pode descompilar os arquivos CLASS facilmente. Existem programas que descompilam programas em outras linguagens, mas nao tão facil pra modificar como no java, eh assim mesmo abertão ou há maneiras de manter seguro meu codigo???
:x
Segurança do Código Fonte
24 Respostas
4 maneiras
a) Faça a cobrança pelos serviços, e venda o código-fonte para seu cliente.
b) Use alguma proteção por hardware
c) Compile para código nativo (gcj ou Excelsior JET)
d) Se quiser achar que há alguma segurança, use um “obfuscator”, mas isso não resolve muita coisa. Só desestimula um pouco o cara que vai “abrir” seu código.
Ou renda-se ao open source 
Quando você compilar em modo release, não é tão aberto assim.
Quero dizer, seria muito mais caro para o seu cliente contratar uma equipe para reverter o código do que para refaze-lo.
Agora, se a informação vale muito e você está preocupado com questões de segurança ou com usuários “maus”, talvez seja melhor propor uma arquitetura em que o núcleo do sistema fique protegido fisicamente, inclusive…
Olá
Não é verdade. Repito, isto NÃO funciona assim na prática.
Qualquer programinha Java por mais bobo que seja tem mais de 5000 linhas de código Java. Eu desafio a qualquer um a tentar entender o código todo descompilado por mais experiente que seja com Java (eu comecei em 97).
Outro desafio: baixe os fonte de qualquer projeto Open source e marque o número de horas que levará para entender os fontes. Perceba que falo de fontes e não de código descompilado que às vezes vem truncado e com nomes estranhos.
O que pode acontecer é haver dentro do código alguma pequena parte que represente um algoritmo proprietário que precisa ser protegido. Neste caso Java dispõe de vários meios de protegê-lo. Há ainda a alternativa de escrever este trecho sensível em C e chamar via JNI.
[]s
Luca (que acha que se Java fosse tão ruim assim ninguém usaria)