Seguranca em Aplicacao Java

3 respostas
M

Boa Tarde pra vcs,

Estou com uma duvida meio estranha com relação a aplicações java em J2EE.

Cenário:
1-Desenvolver uma biblioteca com o nome “minhalib.jar”
2-Desenvolver uma aplicação com o nome “aplicacao” e usar a “minhalib.jar” dentro dela.
3-Gerar o pacote aplicacao.war e fazer deploy dessa aplicação no Tomcat

4-Vc descobre um Bug na biblioteca minhalib.jar
5-Vc corrige o Bug e gera o jar da biblioteca de novo.

6-Agora vc para o Tomcat, limpa os arquivos temporarios, entra na pasta de deploy da aplicacao.war e troca a minhalib.jar pela versao mais nova.
7-Vc inicia o Tomcat e tudo funciona perfeitamente.

Duvida:
1-Esse procedimento eh valido?
2-Quando eu gero os .class dentro do .war existe algum hash que o sistema guarda do momento atual das Libs de dependencia?

3 Respostas

nel

Tanto é válido que é prática comum, pelo o que eu conheço.
Sobre segurança, muitas empresas restrigem o acesso a estas atualizações a determinadas pessoas.

Vamos supor que você faça a correção deste jar e necessite que o mesmo seja atualizado, ao invés de você ir diretamente ao servidor e fazer isso, deve enviar a outra pessoa para que faça isso.
Nunca ouvi falar de guardar Hash para uma situação deste tipo, só se de alguma forma você faz isso em algum .class seu.

Abraços.

M

Legal

Isso significa que eu posso alterar completamente uma lib mas a unica restrição eh manter a mesma interface de acesso.
Estava imaginando que talvez os .class guardassem um hash com a Lib que ele utilizou durante a compilação.

nel

Não, ele não faz isso.

Somente como eu comentei, se você criar alguma classe que de algum modo exerça esta função.
Com certeza, mantendo a mesma estrutura não haverá problemas referentes a atualização, caso altere algo na estrutura, que seja em todas as classes correspondentes.

Abraços.

Criado 31 de agosto de 2010
Ultima resposta 31 de ago. de 2010
Respostas 3
Participantes 2