Segurança em Web Services

17 respostas
Jadugar

Sou novo aqui no forum, embora ja tenha passado aqui para ler diversas dicas e tutoriais sobre Java.

Bom, estou começando meu TCC e me chamou a atenção o tema de Segurança em Web Services. Já li muitos artigos e informações sobre se trabalhar com segurança desses serviços, mas não sei a importância que esse tema tem atualmente.
Tenho lido que há um problema com o excesso de padrões de segurança que podem ser utilizados, como: SAML, WS-Security, IPSec, SSL, etc…
A idéia seria abordar as diversas tecnologias dividadas em: aplicaveis na área de rede, transporte e aplicação. Para isso eu elaborarei uma pesquisa sobre os principais mecanismos e desenvolverei uma aplicaçao (site de comprar online) para aplica-las, demonstrando seu funcionamento.

O tema tem real importância ainda hoje? Porque muito do que achei como material nas minhas pequisas são de 2003, 2004 e 2005, e em menor número de 2008 e 2009.

Desde ja agradeço a ajuda.

17 Respostas

Alexandre_Saudate

Eu diria que tem, e muita! Imagine um caso de EDI feito com Web Services, por exemplo. Não adianta nada expor o serviço ao mundo se ele vai ficar inseguro. Não tem como prever o uso que pode ser feito desses serviços, concorda?

[]´s

Jair_Rillo_Junior

Tem importância sim!
Eu mesmo trabalho em um sistema bancario, que a comunicação via WS é bastante pesada e a parte de segurança (https, certificação digital, etc) é amplamento usado (requisito inclusive do cliente)
Pode focar seus estudos nisso sem medo. Comunicação entre sistemas (SOA) é uma realidade.

Jadugar

Bom a intenção é focar em segurança mesmo. Meu orientador me sugeriu da uma olhada nos temas de Assinatura e Certificação Digital, mas fiquei receoso por não conhecer o uso da tecnologia de forma ampla a não ser nos serviços da Receita Federal, e por não encontrar muito conteúdo técnico (eu não encontrei com facilidade).