seguranÇa x transaÇÃo x jms?

2 respostas
J

Galera, preciso de uma ajuda de vcs.

Seguinte um professor meu pediu que fizesse um video demonstrando o uso de seguranca,transacao e jms no contexto J2EE, ou seja, tenho que pegar uma aplicacao bem SIMPLES (estilo hello world) para demonstrar isso, e eh claro ler alguns tutorias para entender o funcionamento e explicar.

Sobre JMS eu achei um bem tranquilo, só fazer o deploy e mandar rodar, tutorial achei facil do JMS tb…

Agora segurança e transação tá meio complicado, alguém teria alguma aplicação simples de exemplo mesmo para me passar? Ou tutorial? Ou onde posso encontrar? :o

Por acaso transação no J2EE é aquela parte onde vc mexe no xml para definir os roles e etc.? :shock:

Obrigado galera,
Juliano

2 Respostas

Luca

Olá

Transação é tudo o que é feito de uma tacada só. Por exemplo: vamos ver o que pode ocorrer com a venda de um livro. [list]Begin transaction

• baixa 1 livro do estoque
  • inclui um livro na fatura do cliente
  • se for o caso, indlui 1 livro na duplicata do cliente
  • se o livro estiver em consignação, trata isto de acordo
  • atualiza movimentos contábeis relativos a esta venda
  • inclui comissão para o vendedor
  • consulta o banco para ver se o cliente pode ser faturado
  • etc, etc, etc.
    End Transaction[/list]As transações devem ser atômicas, isto é, ou fazem tudo que é preciso alterando todos os arquivos e tabelas ou em caso de alguma falha são desfeitas. Para isto há o esquema commit e rollback que vc precisa estudar. Se o que está entre o Begin e o End foi tudo OK, então commit, caso tenha havido falha vai o rollback. Até aqui as bases de dados podem ajudar quando tudo ocorre na mesma máquina. Se algumas tarefas ocorrem em servidores diferentes, você mesmo deve controlar o que precisa ser desfeito. (mais ou menos o que se chama de Two phase commit)

Espero ter ajudado

Luca
[]s

J

Valeu amigo, é isso ae… bom o funcionamento de uma transação eu conheço, no J2EE nao tem o JTA ? Que faz transação? Queria saber algum projeto que utiliza contexto de transação no J2EE

Criado 23 de junho de 2004
Ultima resposta 23 de jun. de 2004
Respostas 2
Participantes 2