Sei que essa pergunta pode parecer idiota, mas todo mundo um dia foi iniciante em java.
Eu programo em visual basic e estou migrando para Java. Minha dúvida é o seguinte: hoje se eu precisar fazer um sistema por exemplo para uma loja de materiais de construção eu faria tranquilamente em visual basic. Só que esse sistema só vai funcionar nos computadores da Loja.
Em java eu sei que dá pra fazer isso. Mas é muito trabalhoso fazer um sistema desses em Java? Porque dizem que o java é muito bom, mas demora mais pra fazer o sistema.
Se vc aprender java, e conseguir ter a mesma produtividade que tem em VB, será igual ou melhor.
Hoje provavelmente como vc ainda esta iniciando, vc leva bem mais tempo para fazer em Java, mas em algum momento vc vai ter que fazer algo pra poder aprender não é.
PS: Por favor, escreva os tópicos usando titulos que tenha a ver com sua dúvida, obrigado!
Cara… dah para fazer sim. Nao conheço Visual Basic. Mas a questão é: “Se vc quiser aprender Java, aventure-se e nao tenha medo.”
Se ficar pensando sempre terá no fundo aquele receio.
Se for a trabalho e tiver pressa para entregar o sistema. Aconselho estudar bem antes a situação.
Conheço bem VB pois trabalhei com essa ferramenta da versão 3 a 6.
Estou migrando para JAVA também assim como você. Aproximadamente em 1,5 mês de estudo posso te afirmar que da para fazer sim !
O dificil não é desenvolver um sistema, mas sim desenvolve-lo da maneira correta. :roll:
Com JAVA você tem que iniciar por orientação a objetos. Não tem jeito !
Eu achava que era papo furado… modinha… mas a bem da verdade… sem conhecer de maneira razoavel OOP fica dificil utilizar a linguagem em sua plenitude.
Boa sorte e bom estudo.
Se tiver tempo e uma graninha compre o Deitel (Como Programar em Java) Vai te ajudar e muito !
Muito interessante a sua pergunta r@gs . E concordo plenamente com a resposta dos caras aí em cima principalmente quando o Ratao fala sobre pressa !!!
Lembre-se “A pressa e inimiga numero 1 da perfeição”
Mas na verdade tudo é relativo. Certamente um sistema bem feito em JAVA lhe dará muito pouca “dor de cabeça” no futuro quando você for realizar manutenção ou implementar novos recursos.
No entanto cara se você domina VB, então uma forma bem legal é desenvolver o projeto em VB e utiliza-lo para desenvolver em JAVA…
mesma regra de negócio e requisitos, dê uma olhada neste tópico (http://www.guj.com.br/posts/list/44181.java)… a melhor forma de aprender mesmo é pondo “a mão na massa” cara… vejo aí uma otima oportunidade. 8)
[quote=lina]Oi,
Nossa… java é muito para esse tipo de aplicação que você quer!
Estude bem, e mete bronca ^^
Tchauzin![/quote]
Nao é bem assim como vc disse Lina
Java tem mtos frameworks e etc, mas por ser iniciante vc vai levar bem mais tempo em fazer do q no VB (clica e arrasta) msm usando VE (caso a aplicação seja Desktop) vc vai levar um tempinho pela falta de costume em usar e a sintaxe diferente do Basic, tem q ver msm se vale a pena migrar ou criar em java, se isso é essencial nesse seu caso.
Se for rodar Web e etc aconselho vc fazer em Java, a hora de criação em VB é mto mais curta do q em Java, se vc é iniciante essas horas costumam aumentar, logo vc vai ter q fazer uma analise para ver o tempo q vai desenvolver.
Aconselho a usar Java se tiver mto tempo (pq vc vai ter q aprender POO, e a sintaxe(VB nao é POO é POE) e mta força de vontade, projetos em Java demoram um pko ainda mais pra quem nao é experiente, depois de um tempo vai rapido e produtivo.
Entao faz o seguinte, ve o tempo q vc faria em VB, multiplica por 2 ou 3 vezes mais (pq vc ainda ta começando com Java) se tiver esse tempo disponivel, vá e faça em Java, é bom, mais seguro e melhor q VB, porem se vc tiver com prazos curtos, aconselho a usar o VB, Delphi ou qq outra linguagem de programação que vc está acostumado e em sua casa vc vai migrando para Java e aprendendo, assim vc nao deixa seu cliente P da vida e já vai aprendendo p/ no proximo projeto já sair fazendo em Java.
Não fmeyer, eu queria uma comparação de tempo e dificuldade em desenvolver uma aplicação em Java, pois como eu disse programo atualmente em Visual Basic e dizem que em Java demora bem mais…
Como eu disse amigo, HOJE vc como iniciante em java, e vindo do VB, vou deduzir que não conheça muito de orientação à objetos ok, se tiver encanado depois vc corrige, mas nesse cenário, vc demoraria umas 10000x mais tempo pra fazer em Java e sentiria 1000x mais dificuldades.
Mas comparando um desenvolvedor experiente em Java, ele faria isso “muito rápido e de maneira bem fácil”.
Luiz eu entendi, vou continuar a programar em visual basic, porque não posso deixar meus clientes esperando. E vou estudando java paralelamente, e quando sentir que posso começar a fazer em Java abandono o VB de vez. Mas você tocou num ponto crucial, orientação a objetos, parece um bicho de sete cabeças. Comprei o livro:
“Programação orientada a objetos com Java - Uma introdução´prática usando o BlueJ”, autores: David J. Barnes e Michael Kölling.
lendo apenas algumas páginas já entendi muita coisa que nem em um semestre na faculdade não aprendi. Você conhece esse livro? Será que ele é bom?
Ps.: Da próxima vez vou melhorar o título do tópico, foi mal, rsrsrs… :oops:
EU TO QUASE IGUAL A VOCÊ ESTAVA RALANDO COM VB A 6 ANOS AGORA FUI PRA OUTRA EMPRESA TRABALHAR COM JAVA, E POR ENQUANTO TO INDO LEGAL, NEGOCIO É ENCARAR MESMO, METE BRONCA NO PROJETO QQ COISA TO AI PRA AJUDAR, MAS E LEGAL VC COMPRAR UM LIVRO PRA AUXILIAR! DICA: LIVRO DE JAVA DO DEITEL DA CAPA AMARELA MTO BOM PRA INICIANTES
SOBRE ORIENTAÇÃO A OBJETO PUTZ MO BESTEIRA ESSE TREM , MTO FÁCIL E SO VC GUARDAR A PALAVRA CHAVE NEW, COM ELA VC PUCHA TUDO DA OUTRA CLASSE E USA! VC VAI ENTENDER DP QUE ESTUDAR UM POUCO MAIS, MTO TRANKS!
EX: STRING TEXTO.
EX: CLASSEQUALQUER ANDRE = NEW CLASSEQUALQUER();
SEU EU DIGITAR ANDRE.
ELE JA PUCHA TUDO DESSA CLASSEQUALQUER E DA Í VAI INDO! VALEU
Cara…vc é louco em falar que veio do VB, vc poderia ter sido apedrejado e morto num piscar de olhos…hahaha, se vc ler as respostas dos nobres companheiros irá notar ironias e preconceitos em relação ao VB, quer uma dica, Faça em Visual Basic.NET :twisted:
Eu trabalho com Java pq sou obrigado, meus projetos particulares faço tudo em C#. :twisted:
[quote=clodoaldoaleixo]Cara…vc é louco em falar que veio do VB, vc poderia ter sido apedrejado e morto num piscar de olhos…hahaha, se vc ler as respostas dos nobres companheiros irá notar ironias e preconceitos em relação ao VB, quer uma dica, Faça em Visual Basic.NET :twisted:
Eu trabalho com Java pq sou obrigado, meus projetos particulares faço tudo em C#. :twisted:[/quote]
Cxarope (c#) é uma cópia do Java… :twisted: :evil:
[quote=clodoaldoaleixo]Cara…vc é louco em falar que veio do VB, vc poderia ter sido apedrejado e morto num piscar de olhos…hahaha, se vc ler as respostas dos nobres companheiros irá notar ironias e preconceitos em relação ao VB, quer uma dica, Faça em Visual Basic.NET :twisted:
Eu trabalho com Java pq sou obrigado, meus projetos particulares faço tudo em C#. :twisted:[/quote]
Amigo não crie flames por favor, se não pode ajudar objetivamente nosso amigo com sua dúvida, por favor evite dar um de troll.
Nada a ver a sua resposta clodoaldoaleixo,
não é por que estou saindo do VB que vou falar mal da linguagem, isso seria cuspir no patro que comi. É lógico que se comparar o visual basic 6 com o Java, o Java é bem superior, porque o VB6 já esta ultrapassado.
Tanto é que a microsoft lançou o .NET exatamente por isso. Mas para quem programa em linguagens mais antigas fica meio dificil migrar para outras rapidamente, porque temos muitos projetos na linguagem antiga.
E, desculpem a palavra, mas é pura idiotice esse negócio de ficar comparando linguagens. Cada uma tem a sua particularidade, ou seja, cada uma tem a sua utilidade. Se eu vou programar para desktop, porque eu iria gastar tempo, suor e dinheiro para aprender uma linguagem web? Não tem fundamento, não é? Agora estou tentando me atualizar, por isso estou aprendendo Java.
Então, antes de tentar ironizar alguém, faça como um professor meu sempre diz: “Pense 3 vezes antes de falar ou escrever algo”.
Abraços e muito obrigado aos amigos que contribuiram para sanar minhas dúvidas.
tua aplicação la pra loja de contstrução é um front-end pra banco?
é um sistema tira-da-tela-poe-no-banco-tira-do-banco-poe-na-tela?
nem pense 2 vezes…
faça em VB, Delphi ou Access… mas nao faça em Java
enqto isso, vai estudando OO, e introduzindo o Java aos poucos… começar desenvolvendo um sistema, mesmo q devagar, NAO e a melhor maneira de se começar a aprender java…
digo isso pq eu programo em Java a 2 anos, e qdo eu tinha 6 meses de exp com Java ainda fazia umas cagadas ex: classes da camada de apresentação (interface com o ususario) chamar diretamente classes da camada DAO (Acesso a banco) o.O
conselho meu… primeiro aprenda o Java… depois utilize-o
Bem, como o pessoal disse por aqui, acho que você deve ir devagar.
Por exemplo, você pode montar seu sistema inteiro no vb normalmente, mas pega uma tela, um cadastro simples por exemplo, só pra ir começando, e acessando a mesma base de dados (ou melhor ainda uma base pra testes) pra você ver como fica.
Provavelmente da 1ª vez você vai colocar tudo num .java só de início, mas depois você vai dominando a linguagem e utilizando boas práticas de programação, usando também esse esquema de separar em camadas e coisa e tal…
Boa sorte no aprendizado e qualquer dúvida só postar aqui que damos uma mão.