Selecionar action

bom gente… to com um probleminha…
tenho varios botões no meu formulario… e de acordo com o botão q eu aperto, eu vo usar um action diferente qdo eu submito… estou setando o formulario.action via javascript qdo eu aperto no botão… soh q ele tah msg q n encontrou o action… mas qdo eu tiro o java script e coloco o action direto no “action” do form… ele encontra…
o pode estar acontecendo??
obrigado…

Olá,

certamente é um erro no path que vc tá setando. Dá uma depurada no JavaScript pra ver se está tudo correto.

Além disto uma boa prática, que deixaria este código mais legível seria criar uma nova action, que verifica qual botão clicou e esta é que escolheria qual método realmente deseja-se executar. Assim o form fica apenas com um path e sem grandes necessidades de javascripting.
Assim vc traz a complexidade do controler para o código Java e programadores que vão dar manutenção neste código não precisam ficar depurando javascript. Além de vc não enfrentar estes problemas de javascript, que são muito comuns, como vc descreveu. Fica ai a dica :grin:

na verdade eu ja tinha feito isso que você falou… mas a necessidade de se escolher qual action eu vou usar no proprio action do form é porque eu tenho varios botoes no meuu form… e eu estou usando o validation.xml… e a validacao dos campos para cada botão é diferente, entaum minha ideia foi criar um path (do msm action) para cada botão e no validation eu faço uma validacao apra cada action, e cada botão seta o action do form com seu respectivo path… entendeu?
essa linha d raciocinio esta errada?
teria outra saida (usando o validation.xml)?
mto obrigado…

opa fox

como o franklin falou, vc poderia usar de repente um DispachAction, passando um parametro com o nome do método para redirecionar conforme o botão clicado dentro do Action

a respeito das validações, não entendi o pq vc tem validações diferentes na mesma página, pelo que eu entendi vc tem uma série de campos na mesma página e quer fazer validações diferentes pra esses campos, vc poderia explicar melhor isso?

[]'s

é o seguinte kra…
eu tenho um formulario…
com 4 botões… inserir… consultar… alterar… apagar…
para o botão inserir tem um validacao… por exemplo… o campo nome o campo tipo e o campo ativo não podem estar em branco… ja o botão consultar… pode ter todos os campos em branco q lista todo o conteúdo da tabela… entendeu? daí a minha necessidade de fazer validações diferentes para cada botão entendeu?