Selecionar categoria com JQuery

Olá pessoal do DevMedia,

estou desenvolvendo uma aplicação web e utilizando o jQuery para algumas funcionalidades. Ainda sou meio novato com essa biblioteca por isso estou com algumas dúvidas de lógica e utilização da mesma.

na minha página, vou ter várias tabelas como essa:

[code]

Animais
Mamiferos(5)
Aves(8)
Anfibios(32)
Répteis(21)
[/code]

O que eu preciso é selecionar a categoria quando o usuário clica em algum animal, no exemplo: Animais. eu estou selecionando o objeto clicado com o jQuery:

$(document).ready(function(){
               $(.link).click(function(){
                         var value = $(this).parent().attr(id);
                })

});

mas preciso selecionar também a categoria do objeto clicado… alguém poderia me ajudar, como faço isso?

não sei se essa é a maneira mais facil de ver o objeto clicado, se alguém também tiver uma sugestão pra melhorar… :smiley:

Ola,

Entao a categoria seria o ID dos spans, certo?? mamiferos, aves, anfibios, repteis?

Voce poderia fazer algo do tipo:

$(".link").click(function (event) {
     var parent = event.target.parentElement;
     console.info("Categoria : " + parent.id); // vai imprimir no console (mamiferos, aves, anfibios ou repteis)
});

//Daniel

Olá…

Não, no caso, no exemplo que dei a categoria seria “Animais” que está na primeira linha da primeira tabela…

a estrutura é essa:

Tabela >> 1 linha >> Categoria >> 2 linha >> Tabela >> 1 linha >> spans e links << 1 linha << Tabela << 2 linha << 1 Linha << Tabela

Não sei se é dificil interpretar essa minha notação de tabelas. rs

O usuário clica no Span e eu tenho que pegar a categoria que está na primeira linha da primeira tabela…

Consegui isso selecionando o objeto clicado $(this).parent().parent().parent().parent().parent().attr(“id”);

mas acho estranho isso, de ir voltando, deve ter algum jeito mais fácil…