Selecionar categoria com JQuery

Olá pessoal do DevMedia,

estou desenvolvendo uma aplicação web e utilizando o jQuery para algumas funcionalidades. Ainda sou meio novato com essa biblioteca por isso estou com algumas dúvidas de lógica e utilização da mesma.

na minha página, vou ter várias tabelas como essa:

[code]

Animais
Mamiferos(5)
Aves(8)
Anfibios(32)
Répteis(21)
[/code]

O que eu preciso é selecionar a categoria quando o usuário clica em algum animal, no exemplo: Animais. eu estou selecionando o objeto clicado com o jQuery:

$(document).ready(function(){
               $(.link).click(function(){
                         var value = $(this).parent().attr(id);
                })

});

mas preciso selecionar também a categoria do objeto clicado… alguém poderia me ajudar, como faço isso?

não sei se essa é a maneira mais facil de ver o objeto clicado, se alguém também tiver uma sugestão pra melhorar… :smiley:

Ola,

Entao a categoria seria o ID dos spans, certo?? mamiferos, aves, anfibios, repteis?

Voce poderia fazer algo do tipo:

$(".link").click(function (event) {
     var parent = event.target.parentElement;
     console.info("Categoria : " + parent.id); // vai imprimir no console (mamiferos, aves, anfibios ou repteis)
});

//Daniel

Olá…

Não, no caso, no exemplo que dei a categoria seria “Animais” que está na primeira linha da primeira tabela…

a estrutura é essa:

Tabela >> 1 linha >> Categoria >> 2 linha >> Tabela >> 1 linha >> spans e links << 1 linha << Tabela << 2 linha << 1 Linha << Tabela

Não sei se é dificil interpretar essa minha notação de tabelas. rs

O usuário clica no Span e eu tenho que pegar a categoria que está na primeira linha da primeira tabela…

Consegui isso selecionando o objeto clicado $(this).parent().parent().parent().parent().parent().attr(“id”);

mas acho estranho isso, de ir voltando, deve ter algum jeito mais fácil…

Gostaria de fazer isso usando as técnicas Tableless mas não sei ainda usar divs para estruturar html. sou iniciante.