Selecionar item automaticamente (select)

Olá Amigos!

Tenho um problema, aparentemente simples, mas que não consegui resolver…

Tenho uma página onde se encontra um select (combo) que é carregado com seus itens.
Por exemplo: Cidade, em um cadastro, o usuário selecionára a cidade x e os outros dados do cadastro.
O que preciso é selecionar esta tal cidade quando ele estiver pesquisando seu cadastro.

Estou utilizando velocity, preencho o select assim q a página é carregada. Quando o usuário está pesquisando seus dados, ele clica em uma lista que chama a página do cadastro.

<select size="1" name="idCidade">
	     #foreach ($cidade in $listacidade)
		<option value='$cidade.getProperty("id_Cidade")'> $cidade.getProperty("nomeCidade")</option>
   	     #end
         </select>

Assim eu preencho o select, mas após carregado, como faço para selecionar o item correto?

Espero ter cido claro.

Obrigado

Rosefran

:shock: Já tive problemas parecido.
Dê uma olhadinha e vê uma solução.
Não sei se é a melhor, mas resove.

<select name="idAcao">
   <c:forEach items="${acoes.lista}" var="itemAcao">
	<c:choose>
		<c:when test="${itemAcao.id == minhaClasseNaSessao.idAcao}">
			<option value="<c:out value='${itemAcao.id}'/>" selected><c:out value="${itemAcao.nome}"/></option>                              		
		 </c:when>
		 <c:otherwise>
		 	<option value="<c:out value='${itemAcao.id}'/>"><c:out value="${itemAcao.nome}"/></option>
		 </c:otherwise>
           </c:choose>
     </c:forEach>
</select>

Olá amigos!

Consegui fazer de uma maneira bem simples:

<select size="1" name="idEmpresa">
  #foreach ($empresa in $listaempresa)
    <option #if ($idEmpresa.equals($empresa.getProperty("id_Empresa"))) selected #end value='$empresa.getProperty("id_Empresa")'>$empresa.getProperty("nomeEmp") </option>
  #end
</select>

Obrigado!

Rosefran

caraca… o post é muito antigo mas me ajudou muito hehe

<form id="form1">
		<select name="palavraEscolhida" onchange="submiter()" >
			#foreach ($palavra in $action.palavras)
				<option #if($palavra.equals($action.palavraEscolhida)) selected #end >$palavra</option>
			#end
		</select>
	</form>