Ola pessoal,
Estou precisando fazer um select randomico no meu banco de dados, isso da seguinte forma. Eu tenho um cadastro de banners e esses banners vao ser randomicos, entao eu tenho que mostrar 10 banners randomicos.
o unico exemplo que achei na net foi esse. Mas acho q nao vai resolver meu problema.
.....
Query q = em.createNamedQuery("banners");
// move to random page (each result page have size 1)
q.setFirstResult(new Random().nextInt(count));
q.setMaxResults(10);
return (FortuneCookie) q.getSingleResult();
alguem ja implementou de outra forma, tem uma luz pra mi dar? to sem saber de que forma fazer mesmo 
Encontrei na net um site que tem uns exemplos de selects aleatorios/randomicos de acordo com o banco de dados, veja se ajuda:
http://www.petefreitag.com/item/466.cfm
Mas acho que vai ter que usar nativeQuery ao inves de namedQuery… nao tenho certeza se funciona com namedQuery 
Abraços
Ajuda sim…
mas to pensando em fazer um sort no List pra sortiar o resultado.
Valew
O List é uma alternativa porem, acredito q nao é a melhor solução, pois com o crescimento da sua tabela podera se tornar custoso a performance em resgatar todos os registros para depois entao fazer um random…
Mas se a tua tabela nao tera grande quantidade de registros entao essa pode ser uma solução aceitavel.
Boa sorte
pois é,
O problema de fazer um select nativo é que ele retorna um array, e nao um list de objetos. Dai fica dificil de trabalhar com array.
Mais vou pesquisar sobre.
Resolvi implementando nativeQuery mesmo.