Como funciona a estrutura do select em java, quando se trata de aparecer os dados em uma Label e não em Lista?
Alguém ajuda por favor.
Como funciona a estrutura do select em java, quando se trata de aparecer os dados em uma Label e não em Lista?
Alguém ajuda por favor.
Você quer retornar um único registro? Está usando alguma framework?
No caso quero colocar o NOME no jtextField e me retornar o sobrenome dele em uma Label.
Não estou usando nenhuma framework, mas posso usar, alguma indicação?
@SrDuvidoso você faz o mesmo procedimento, só que ao invés de setar o valor o jTextField você seta ele no jLabel!
segue abaixo os dois exemplos:
> meujTextField.setText(meuModelo.getNome()); > meujLabel.setText(meuModelo.getSobrenome());
Framework por agora não, estas iniciando em java agora neh?
Voltando a questão fica + ou - assim:
public String buscaSobrenomePessoaByNome(String nome) throws SQLException {
PreparedStatement preparedStatement = null;
String selectSQL = "SELECT SOBRENOME FROM PESSOA WHERE NOME = ?"; //o caracter "?" significa que ali vai um parametro, que iremos determinar logo abaixo.
String sobrenome = null;
try {
preparedStatement = suaConexao.prepareStatement(selectSQL);
preparedStatement.setInt(1, nome); //Determina o indice do parametro e o valor que deve ser usado pela query
// execute select SQL stetement
ResultSet rs = preparedStatement.executeQuery();
while (rs.next()) { //"percorrer" o resultado da sua SQL (Enquanto existir resultado ele percorrer posicionando linha a linha)
sobrenome = rs.getString("SOBRENOME"); //retorna o valor designado p/ coluna SOBRENOME, no registro.
System.out.println("Sobrenome da Pessoa : " + sobrenome);
}
return sobrenome;
} catch (SQLException e) {
System.out.println(e.getMessage());
} finally {
if (preparedStatement != null) {
preparedStatement.close();
}
if (suaConexao != null) {
suaConexao.close();
}
}
}
Deixei os comentários no código p/ vc entender o que ocorre nos trechos. Se servir usa como modelo p/ sua situação.
EDIT:
Dentro desta proposta sua query pode se tornar inconsistente, pois não se busca e espera um ÚNICO registro de Pessoa pelo nome, pois podemos ter uma pessoa com nome igual. Fica uma dica.
Estou iniciando agora sim, vou tentar assim, obrigado pela ajuda!
Agradeço cara.
Disponha … só coloca como resolvido seu problema por gentileza.