Select no banco - Dados em lista

Bom dia amigos, andei procurando aqui no fórum mas infelizmente não encontrei o que queria.
O meu problema é o seguinte:

Tenho que fazer um bean (acho), que me busque um conjunto de processos que já estão no banco de dados (firebid).
Gostaria que vocês me desses uma ajuda de como criar esse bean com o select no banco, e passar os dados buscados para uma lista,
lista essa que será exibida mais tarde em uma table. Me digam o que tenho que estudar ou melhor, me passem um exemplinho pra mim
verificar como faz, se puderem me ajudar, agradeço.

Abraço

da sua classe DAO provavelmente terá um método tipo selectAll que retorna uma lista em que: quando executa a query do select com o preparedstatement ele retorna um resultset e percorre o resultset adicionando os elementos dele em uma lista que retorna essa lista nesse método.
Então é só instanciar seu DAO onde precisar e chamar o método selectAll.

Obrigado pela resposta, vou tentar aqui qualquer coisa eu volto, hehe.

Abraço

bom, oque acontece

eu tenho um DAO onde coloquei o seguinte código

public PRT_PROCESSOS getTodosProcessos(Integer codProc) { return (PRT_PROCESSOS) getPurePojo("from PRT_PROCESSOS where processoPK.PRC_COD = ?", codProc); }

agora eu tenho que pegar esse resultado e passar para uma lista que será chamada na table no xhtml depois.

poderia me ajudar a passar o resultado disso para a lista ? eu faço isso no bean ?

agradeço e desculpa se é coisa básica, é que estou iniciando e aquela coisa toda. Valeu