selectOneRadio mostrar informações ao passar mouse

Tenho um selectOneRadio e gostaria de colocar uma descriçao ao passar o mouse encima de cada item

Estou usando JSF 2.0

 <p:selectOneRadio value="#{gravaAbreChamados.prioridade}">
                            <f:selectItem itemLabel="Normal" itemValue="0" itemDescription="Novo"/>
                            <f:selectItem itemLabel="Alta" itemValue="1" />
                            <f:selectItem itemLabel="Urgente" itemValue="2" />
                        </p:selectOneRadio>

Alguem sabe se tem como?
Tentei o itemDescription mas nao funcionou, e o Alt e o Title nao existe para o selectItem

Você quer para cada item ?
Porque a selectOneRadio tem o atributo title que eu acho que coloca um tooltip para cada opção.

Isso quero para cada item

A opçao Title, nao funciona, ou eu que nao expressei ela certa.

adicione um id nos teus f:selectItem e por fim:

&lt;p:tooltip for="IdQueDeveSerAtrelado"  value="Essa e a tooltip daquele item" /&gt; 

Opa

Entao, eu fiz isso e nao funcionou, já tinha testado dessa forma. Esse é o meu xhtml

&lt;h:form id="tf"&gt;
            &lt;div align="left"&gt;
                &lt;p:panel id="pnl" header="#{validaTipoTela.tituloChamado}" closable="true" toggleSpeed="500" closeSpeed="2000" widgetVar="panel" footer="Help Desk - Coopercarga"&gt;
                    &lt;h:panelGrid columns="2"&gt;
                        &lt;h:outputLabel id="lcategoria" value="Categoria:"/&gt;
                        &lt;p:selectOneMenu id="sOMCategoria" value="#{gravaAbreChamados.idCategoria}" height="100" required="true"&gt;
                            &lt;f:selectItem itemLabel="Selecionar uma Categoria" itemValue="0" /&gt;
                            &lt;f:selectItems id="fsCategoria" value="#{abreChamados.listaCategorias()}"
                                           var="item" itemLabel="#{item.descricao}"
                                           itemValue="#{item.id}" /&gt;
                        &lt;/p:selectOneMenu&gt;

                        &lt;h:outputLabel id="lmoduloproduto" value="Módulo/Produto:"/&gt;
                        &lt;p:selectOneMenu id="sOMModuloProduto" value="#{gravaAbreChamados.idModuloProduto}" height="100" required="true"&gt;
                            &lt;f:selectItem itemLabel="Selecionar um Módulo/Produto" itemValue="0" /&gt;
                            &lt;f:selectItems id="fsModuloProduto" value="#{abreChamados.listaModuloProdutos(validaTipoTela.idCodigoTipoChamado)}"
                                           var="item" itemLabel="#{item.descricao}"
                                           itemValue="#{item.id}" /&gt;
                        &lt;/p:selectOneMenu&gt;

                        &lt;h:outputLabel value="Assunto:"/&gt;
                        &lt;p:inputText value="#{gravaAbreChamados.assunto}" size="83" maxlength="84" id="iassunto"&gt;
                            &lt;p:ajax update="pnBase"
                                    listener="#{gravaAbreChamados.verificaBaseConhecimento(gravaAbreChamados.assunto, validaTipoTela.idCodigoTipoChamado)}" /&gt;
                        &lt;/p:inputText&gt;

                        &lt;h:outputLabel value="Descrição"/&gt;
                        &lt;p:inputTextarea rows="7" cols="60" counter="counter" maxlength="200" value="#{gravaAbreChamados.problema}"
                                         counterTemplate="{0} Caracteres Restantes." autoResize="false"/&gt;

                        &lt;h:outputLabel id="lstatus" value="Status:"/&gt;
                        &lt;p:inputText id="istatus" value="#{gravaAbreChamados.status}" disabled="true"/&gt;

                        &lt;h:outputLabel id="lprioridade" value="Prioridade:"/&gt;
                        &lt;p:selectOneRadio value="#{gravaAbreChamados.prioridade}" &gt;
                            &lt;f:selectItem itemLabel="Normal" itemValue="0" id="iNormal"/&gt;
                            &lt;f:selectItem itemLabel="Alta" itemValue="1" id="iAlta"/&gt;
                            &lt;f:selectItem itemLabel="Urgente" itemValue="2" id="iUrgente"/&gt;
                        &lt;/p:selectOneRadio&gt;
                        &lt;p:tooltip for="iNormal"  value="Essa e a tooltip daquele item" /&gt;
                        
                    &lt;/h:panelGrid&gt;
                    

                    &lt;p:commandButton value="Gravar" action="#{gravaAbreChamados.gravarChamado(telaLogin.idUsuario, validaTipoTela.idCodigoTipoChamado)}"
                                     icon="ui-icon-disk"
                                     update="pnl"
                                     onclick="chamados"/&gt;
                    &lt;p:focus for="sOMCategoria"/&gt;

                &lt;/p:panel&gt;
            &lt;/div&gt;
        &lt;/h:form&gt;

Coloquei logo depois do radio, mas nao funcionou

coloca logo depois do f:selectItem

Infelizmente não funciona, se eu adicionar um id no selectOneRadio e usar o tooltip, funciona, mas no item em si, nao funcionou

alguma outra dica?

Obrigado

se isso não funcionou, então, eu faria uma das 2 coisas:

1° - Tooltip com CSS em cada elemento (muito raro, mas seria uma alternativa)
2° - Transportaria para um componente html com uma estrutura de repetição, ou, se não for proveniente de um banco de dados, eu simplesmente criaria o radio em html, atrelaria o tooltip no componente, já que ele funciona atrelado a um id, e recuperaria no backingbean pelo nome do componente do radio. Com essa opção você escreve uma linha grande para fazer isso, mas funcionaria do mesmo jeito.

Ok, vou tentar a priori fazer somente no Radio mesmo, questao de tempo nao vou ter como desenvolver isso agora, assim faço para os 3 item e demonstro tudo de uma vez só!

Amigo, aproveitando a deixa e a tua paciencia…ahaha

Estou tentando fazer um selectOneMenu que tenha duas colunas, porém tentei pegar o exemplo do primefaces, mas sem sucesso, nao consegui criar

&lt;p:selectOneMenu value="#{cadGrupoSuporte.fields.id_tabela_padrao}"&gt;
                                        &lt;f:selectItem itemLabel="Select One" itemValue="" /&gt;
                                        &lt;f:selectItems value="#{cadGrupoSuporte.listaTabelaPreco()}" var="player"
                                                       itemLabel="#{player.descricao}"
                                                       itemValue="#{player.id}"/&gt;

                                        &lt;p:column&gt;
                                            &lt;h:outputText value="#{player.valor}" /&gt;
                                        &lt;/p:column&gt;

                                    &lt;/p:selectOneMenu&gt;  

esse meu codigo

esse meu bean

public ArrayList&lt;ListaComboTabelaPreco&gt; listaTabelaPreco() {

        ArrayList&lt;ListaComboTabelaPreco&gt; listaItens = new ArrayList&lt;ListaComboTabelaPreco&gt;();
        try {
            rs = Conexao.Consulta("select id, descricao, valor from help_tabela_preco order by descricao");
        } catch (SQLException ex) {
            FacesContext.getCurrentInstance().addMessage(null, new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_FATAL, "Erro ao Carregar grupo suporte", ex.getMessage()));
        }
        try {
            while (rs.next()) {
                int id = rs.getInt("id");
                String nome = rs.getString("descricao");
                Float valor = rs.getFloat("valor");
                ListaComboTabelaPreco list = new ListaComboTabelaPreco(id, nome, valor);
                listaItens.add(list);
            }
        } catch (SQLException ex) {
            FacesContext.getCurrentInstance().addMessage(null, new FacesMessage(FacesMessage.SEVERITY_FATAL, "Erro ao Carregar grupo suporte - Next", ex.getMessage()));
        }

        return listaItens;
    }

Preciso colar a descriçao e o valor em colunas separadas

Obrigado