Selenium WebDriver - Validação do campo preenchido

Boa Tarde !

Pessoal, estou fazendo uma manutenção em um código e não consigo entender como funciona a validação do campo.

Trata-se de uma automatização (Selenium Webdriver)

//PREENCHENDO O NOME
driver.findElement(By.id(“firstName”)).sendKeys(“teste”);

if (driver.findElements(By.id(“firstName”)).size() != 0){
System.out.println(“Elemento está presente”);

else {
System.out.println(“Elemento não está presente”);

Obs: Eu sei que por se tratar de uma automatização e eu irei sempre informar os dados acredito eu que se existe um else ele precisa funcionar rs. Como eu poderia validar o não preenchimento do campo firstName e assim ir para else.

Duvida básica mas estou entrando nesse mundo de automatizar agora.

ABS

Falai @AllanFox_Noob, cara basicamente ele busca um elemento que tenha o ID definido dentro das tags HMTL com o nome de firstName e verifica se a propriedade size desse elemento é diferente de zero, basicamente verifica se o elemento esta preenchido ou não
segue referencia para ajuda
https://www.toolsqa.com/selenium-webdriver/findelement-and-findelements-command/

Abraços
Max

@FacaNaCaveira primeiramente obrigado pelo retorno e agradeço a indicação do artigo enviado ao qual eu estou lendo neste exato momento. Eu realizei essa pergunta porque como eu estou realizando a manutenção em um código eu estava testando a eficácia de alguns IF e ELSE e percebi algumas falhas e não entendia o porque dessas falhas. Irei mencionar uma situação.

//PREENCHENDO O NOME
driver.findElement(By.id(“firstName”)).sendKeys(""); - Neste exemplo não coloquei nada

//TIRANDO O FOCO DO CAMPO
driver.findElement(By.id(“emailUser”)).click();

//VALIDANDO QUE O CAMPO NOME ESTÁ PREENCHIDO
if (driver.findElements(By.id(“firstName”)).size() != 0){
System.out.println(“Elemento está presente”);

} else {

	System.out.println("Elemento não está presente");

@FacaNaCaveira neste exemplo eu não digitei nada no campo firstName e mesmo assim na validação ele diz que o elemento está presente sendo que não está. Quando eu digito o nome ai sim o comportamento deveria ser “elemento presente”.

Eu pergunto isso porque caso haja alguma falha eu faço um determinado tratamento e em grande parte do código observo esses IF e ELSE.

Obs: Tudo bem sabemos que em testes automatizados irei testar as condições que eu irei colocar ou seja, input do nome correto, input do nome incorreto e por ai vai mas existir um IF e ELSE sem eficácia é fogo kkk.

Espero ter conseguido ser claro e mais uma vez obrigado.