Boa noite! como ainda sou novo em Java estou apanhando nesse IF, estou criando um menu para uma pessoa calcular 2 numeros que ela insere, só que quando vou criar o IF (resposta = 1) o NetBeans mostra erro:
incompatible types
required: boolean
found: int
Não estou entendendo nada, alguém pode me ajudar?
importjavax.swing.JOptionPane;publicclassExercicio13{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){doublenum1=Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digite um numero:"));doublenum2=Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digite um numero:"));intresposta=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,"1-soma Num1 e Num2.\n"+"2-subtrai Num1 e Num2.\n"+"3-multiplica Num1 e Num2.\n"+"4-divide Num1 e Num2.\n","Escolha uma opção!",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE));if(resposta=1)JOptionPane.showMessageDialog(null,"O valor é"+(num1+num2));else}}
Você faz a verificação de igualdade com dois iguais “==” se você usar um está dizendo que o valor da esquerda é igual o da direita.
no seu caso você está dizendo que resposta é igual a um e não retornará um valor booleano.
Tenta assim:
importjavax.swing.JOptionPane;publicclassExercicio13{publicstaticvoidmain(Stringargs[]){doublenum1=Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digite um numero:"));doublenum2=Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digite um numero:"));intresposta=Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,"1-soma Num1 e Num2.\n"+"2-subtrai Num1 e Num2.\n"+"3-multiplica Num1 e Num2.\n"+"4-divide Num1 e Num2.\n","Escolha uma opção!",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE));if(resposta==1)JOptionPane.showMessageDialog(null,"O valor é"+(num1+num2));else}
M
marlonguj
Puxa, caraca que pequeno detalhe! obrigado deu certo.
marcospaulo.suporte
lembre-se…
um ’ = ’ é para atribuir valor(como os amigos comentaram)
dois ‘==’ é para ver condição.