Sem saber o que fazer - IF[resolvido]

5 respostas
M
Boa noite! como ainda sou novo em Java estou apanhando nesse IF, estou criando um menu para uma pessoa calcular 2 numeros que ela insere, só que quando vou criar o IF (resposta = 1) o NetBeans mostra erro: incompatible types required: boolean found: int Não estou entendendo nada, alguém pode me ajudar?
import javax.swing.JOptionPane;
public class Exercicio13 {
    public static void main(String args[])
    {
        double num1 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digite um numero:"));
         double num2 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digite um numero:"));

int resposta =Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,"1-soma Num1 e Num2.\n"+"2-subtrai Num1 e Num2.\n"+"3-multiplica Num1 e Num2.\n"+"4-divide Num1 e Num2.\n","Escolha uma opção!",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE));
         if (resposta = 1)
              JOptionPane.showMessageDialog(null,"O valor é"+ (num1+num2));
         else  
    }

}

5 Respostas

ViniGodoy

Comparação se faz com == e não com um = só.

otaviojava

Você faz a verificação de igualdade com dois iguais “==” se você usar um está dizendo que o valor da esquerda é igual o da direita.
no seu caso você está dizendo que resposta é igual a um e não retornará um valor booleano.
Tenta assim:

import javax.swing.JOptionPane;  
public class Exercicio13 {  
    public static void main(String args[])  
    {  
        double num1 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digite um numero:"));  
         double num2 = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Digite um numero:"));  

int resposta =Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog(null,"1-soma Num1 e Num2.\n"+"2-subtrai Num1 e Num2.\n"+"3-multiplica Num1 e Num2.\n"+"4-divide Num1 e Num2.\n","Escolha uma opção!",JOptionPane.PLAIN_MESSAGE));  
         if (resposta == 1)  
              JOptionPane.showMessageDialog(null,"O valor é"+ (num1+num2));  
         else    
    }
M

Puxa, caraca que pequeno detalhe! obrigado deu certo.

marcospaulo.suporte

lembre-se…

um ’ = ’ é para atribuir valor(como os amigos comentaram)
dois ‘==’ é para ver condição.

flw

M

Blz…obrigadão!!

Criado 6 de julho de 2011
Ultima resposta 7 de jul. de 2011
Respostas 5
Participantes 4