SEO x frameworks component-based (JSF,..)?

Resolvi abrir esse tópico depois de ler “Quando utilizar JSF ? JSF x Struts x VRaptor” onde comentaram que frameworks component-based como o JSF não são bons para SEO. Dai tentei “perguntar pro google” qual o motivo, mas não fui feliz.

poderiam me dizer quais os motivos de um framework component-based ser ruim para SEO?

Crie um cadastro básico com JSF (pode usar um IceFaces, ou Richfaces se quiser).
Rode o aplicativo.
Finalmente, olhe o código html gerado. Assim você vai entender por quê frameworks component based não são bons pra SEO.

Mas, na minha opinião, nos cenários onde component based são a melhor opção - aplicações web e não sites de conteúdo - SEO não é uma preocupação.

Alguns motivos que me vem a mente agora:

• JSF e componentes em geral tem problemas até hoje em suportar apenas GET (Google nao segue POST)
  • aquele monte de JavaScript gerado nao é interpretado pelo Google
  • o HTML gerado nao é semantico e vc vai acabar la embaixo no ranking
  • as paginas geradas costumam ser bem lentas e carregadas, cheias de JS e HTMLs gigantes e o Google adora sites rapidos
  • websites que precisam de SEO em geral nao sao webapps e tem pouco uso de componentes, entao JSF ;e desnecessario

Concordo totalmente com o Filipe Chagas!
GERALMENTE em aplicações web não estamos preocupados com SEO.
O SEO é preocupação para a parte de conteúdo, mas para isso temos inúmeras outras ferramentas, portais, CMS, etc.

[quote]Crie um cadastro básico com JSF (pode usar um IceFaces, ou Richfaces se quiser).
Rode o aplicativo.
Finalmente, olhe o código html gerado. Assim você vai entender por quê frameworks component based não são bons pra SEO.[/quote]
bom, eu ainda não sei utilizar o JSF, mas fiz um formulário no JSF2 e o problema que encontrei no codigo gerado foi o nome dos inputs…

pelo que andei lendo por ai, JSF2 começou a suportar GET, so não sei exatamente como…

pelo conhecimento q tenho, javascript não tem relevância para mecanismos de busca e técnicas de AJAX numca foram boas para SEO.

utilizando JSF ou qlqr outro framework component-based eu não terei controle sobre o HTML gerado? nem fazendo algumas coisas no “braço”?

… bom saber disso, não imaginava q a velocidade de carregamento da pagina era uma critério de classificação para o google, pelos livros q li, isso era mais por questões de usabilidade.

eu penso em futuramente desenvolver um e-commerce, e para isso ia aprender JSF2, mas pelo jeito terei q ir para outro framework… qual seria o mais recomendável em questão de SEO?