Separar html e jsp e incluir conteúdo no HTML com tags

8 respostas
oxfish

Olá pessoal, eu havia aberto um post com esse assunto mas minhas publicações pararam de aparecer não o motivo, por isso segue em novo post:

Vou tentar descrever um cenário para tentar ver se é possível fazer o que estou pensando:

1 - Eu desenvolvo toda a lógica do negócio e em teoria isso está na minha JSP.
2 - Essa JSP chama-se, por exemplo, visualizar_perfil.jsp
2.1 - Nela eu tenho atributos como nome, idade, sexo, telefone e uma lista de especialidades (engenheiro, analista, cozinheiro e administrador), vamos supor que nesse caso meu perfil pertença a todas essas especialidades.
3 - O que eu quero é que ao chamar a página JSP, esse JSPO seja substituido por uma página HTML com o mesmo nome da JSP e que seja possível eu imprimir essas variáveis no HTML utilizando o conceito de tags, por exemplo:

view plaincopy to clipboardprint?

<html>  
        <head></head>  
        <body>  
        <p>Nome:@@NOME@@</p>  
        <p>Idade:@@IDADE@@</p>  
        <p>Sexo:@@SEXO@@</p>  
        <p>Telefone:@@TELEFONE@@</p>  
        <p>Especialidades:@@ESPECIALIDADES@@</p>  
        </body>  
    </html>

Reparem que especialidades imprime @@ESPECIALIDADES@@ mas isso imprimiria engenheiro, analista, cozinheiro e administrador que são as especialidades que estão relacionadas a este perfil.

O problema é esse, se alguém tiver alguma idéia ou sugestão será bem vindo. Se alguém tiver outra forma de fazer, na verdade o que eu quero é uma forma de “compilar” meu HTML com meu JSP sem misturá-los.

Valeu pessoal!

8 Respostas

drsmachado

4 letras: AJAX

oxfish

Certo, vou analisar o que posso fazer com AJAX, se mais alguém tiver sugestões, serão bem vindas!

Valeu @drsmachado

drsmachado

Ajax - Assincronous Javascript and XML - é uma parte do javascript que começou a ser explorado pelo google e tornou-se, logo, grande febre mundial.
Com a propriedade de garantir requisições assíncronas ao servidor e, então, atualizar determinados elementos HTML, o ajax revolucionou a web.
Você pode fazer essa sua idéia ganhar vida utilizando simplesmente ajax ou ir além e utilizar json e javascript.

Só html, até onde me cabe, não funcionaria.

oxfish

Entendi, é que como não quero, ou pelo menos, mecher o menos possível no trabalho do meu designer, pensei nessa alternativa, mas Ajax me parece uma boa alternativa. Vou analisar o que posso fazer utilizando esse conceito, e posto aqui como está indo.

Obrigado novamente.

drsmachado

Já viu algo sobre JSTL e EL?
Java Server pages Standard Tag Library é um conjunto de ferramentas do java, disponibilizadas para facilitar a vida dos designers.
Você substitui coisas como

<%
Objeto obj = (Objeto) session.getAttribute("obj");
%>
<%= obj.getNome() %>

Por

<input type="text" value="${obj.nome}"/>

É uma parte bem interessante, menos intrusiva e lógica.

Procure e veja se te atende.

oxfish

Coincidentemente eu estava lendo nesse momento sobre JSF, mas como não conheço nada dessa tecnologia não sei dizer se me atende, mas vamos pesquisar, quem sabe seja isso mesmo.

Obrigado.

apferreira

Kra, o que você quer fazer já está pronto utilizando JSF.
Dê uma olhada nesta apostila “Desenvolvimento Web com JSF2 e JPA2”.
Link para download: http://www.k19.com.br/downloads/apostilas-java.
Bons estudos!

oxfish

Obrigado @apferreira, era justamente o que eu precisava, como não estava muito habituado com JSF e JPA2 não sabia exatamente pra onde recorrer, mas legal, já existe o eu quero.

Valeu!

Criado 7 de fevereiro de 2012
Ultima resposta 8 de fev. de 2012
Respostas 8
Participantes 3