Ser ético custa caro?

Olá a todos!

Tenho reparado o quanto ser ético é dificil em TI, mesmo depois de 4 anos me deparo com coisas absurdas, na minha atual empresa mesmo, depois de meia dúzia de pisadas na bola dela, resolvi sair de lá. Para esse cliente eu ganharia um tanto de horas fechadas, o que é um diferencial pois a empresa tem o costume de pagar por “Casos de Uso implementados” claro q com o tempo estimado por eles ( que é sempre abaixo do que realmente gastamos), no final das contas, encontrei uma super oportunidade mesmo em uma nova empresa mas que eu só começaria em janeiro. Como por causa desse cliente na empresa atual eu teria q viajar para fora do país para fazer um trreinamento, decidi avisá-los que estava de saída para que não treinassem uma pessoa que jah estaria de saida. Simplesmente meu chefe ficou “sentido” e resolveu não me passar nada para eu fazer. Resultado: Janeiro não tem salário!

Engraçado, eu poderia ter ficado na minha, ter viajado para fora quase q em férias, voltado ganhado meu salário completo, dar um chute na bunda da empresa e iria trabalhar na outra empresa do mesmo jeito. Mas olha só o q acontece por ser ético…

E pior q não é a primeira vez, antes jah havia proposto uma solução que permitiria q o cliente pudesse fazer seus próprios relatórios ao invés de ficar demandando para nós, e fui duramente criticado, alegando que estava “tirando demanda da empresa” . É errado fazer o melhor pelo cliente?

ô vida dura q escolhemos! alguem tem casos semelhantes?

Esse tipo de coisa é muito comum de acontecer…

Ninguém fica feliz em ter alguém saindo da empresa.
Nem mesmo aquele seu gerente “irmão”.

Eu acho que é legal fazer o máximo possível pra manter a cabeça em paz.

E vale lembrar que, um dia, se ocuparmos uma posição de gerência, devemos tentar fazer o nosso melhor.

:stuck_out_tongue:

Boa noite Amigo,

Amigo sou bem novo em programação, e ainda não tive esse tipo de vivencia, mas de uma coisa eu sei pela minha experiencia de vida e como compatriota, infelizmente vivemos em um país onde seguir regras e não querer ser mais esperto que os outros é visto com maus olhos.
É uma coisa de cultura mesmo, odiável, mas infelizmente faz parte da cultura do brasileiro, gostaria muito que fosse diferente, aliás nosso país deveria ser muito diferente em muita coisa…É realmente muito triste…Mas preciso pensar que pode mudar…Não sei quando mas acredito que um dia mude…Vou trabalhar a cada dia para que isso seja diferente para meus filhos que ainda virão…

Abraços

Faz o seguinte: chega no cara, encosta ele na parede e abre o jogo. Seja direto e objetivo, sem meias-palavras.

Diz que você ainda está trabalhando lá e que vai permanecer até o último dia enquanto houver trabalho para fazer. E se não houver trabalho, que te dispensem logo e pronto, você segue com a sua vida e eles com a deles.

[quote=victorwss]Faz o seguinte: chega no cara, encosta ele na parede e abre o jogo. Seja direto e objetivo, sem meias-palavras.

Diz que você ainda está trabalhando lá e que vai permanecer até o último dia enquanto houver trabalho para fazer. E se não houver trabalho, que te dispensem logo e pronto, você segue com a sua vida e eles com a deles.[/quote]

O problemna não é esse cara… o problema é q se me dispensar o q vai occorrer?? simplesmente terei de esperar até janeiro para começar em outro projeto e ai da mesma forma não receberei nada em janeiro. Esta empresa costuma tratar os funcionários como “resource” se é q alguem entendeu o trocadilho, então, se “não tem projetos” azar é o seu. O q estou criticando é q como ser verdadeiro, ser honesto é dificil.

Eu já passei por algo semelhante, e o que te aconselho é, encosta o cara na parede, se ele te dispensar, para e pensa, qual a diferença de ficar trabalhando e não ganhar ou pegar uns dias de folga e não ganhar? Fora que, caso ele te dispense ainda existe a possibilidade de conseguir algo de apenas alguns dias (pequenos serviços) apenas para entrar algum $$$$$ neste período.

Puts, que droga. Ainda bem que eu nao trabalho mais ai!

A ultima empresa que eu trabalhei, eu pedi demissao e aqui na Suecia o “aviso previo” sao 3 meses. Fiquei 3 meses trabalhando la super envolvido no projeto mesmo todo mundo sabendo que eu ia sair em 3 meses.
Mesmo assim, meu chefe perguntou se eu queria terminar o trabalho la antes de 3 meses caso eu tivesse pressa de comecar no novo emprego eu disse que nao e trabalhei normal 3 meses sem problemas e olha que aqui esse periodo de 3 meses nao eh igual no Brasil que normalmente vc trabalha meio periodo, eh full-time e ainda eu ganhei dias de ferias que eles ainda tiveram que pagar quando eu sai.

Mas isso eh bem coisa de empresas e pessoas nao profissionais que as vezes levam as coisas pro lado pessoal.

Muito chato isso!

//Daniel

Veja bem, você não foi ético, essa não é a palavra, você foi apenas inocente.

A sua ética profissional está limitada ao que está no seu contrato, e de boa vontade sua você pode ficar uns 15 dias para passar os seus conhecimentos para outra pessoa, qualquer coisa que você faça além disso não é ser ético, é ser inocente.

Note que não tem nada de anti-ético você participar de um processo seletivo e não avisar o seu chefe, isso faz parte do mercado e ele sabe disso. O que ele tenta fazer é aquele jogo psicológico tentando colocar você como o real culpado da história.

As pessoas confundem um bom ambiente de trabalho com uma roda de amigos, note que ali ninguém está de graça e tem alguém lá de cima que tá bancando tudo isso e espera algum lucro de alguma forma.

O mundo corporativo é formado de negócios e resultados, e não de atitudes nobres, infelizmente.

Olá windsofhell, bom dia,

Infelizmente, sou obrigado a concordar com todos acima !

O mercado de trabalho é duro mesmo, por isso sempre penso nas minhas possibilidades, nas vantagens e benefícios diretos e indiretos que um trabalho pode me trazer.

Quando começo a perceber que tenho mais trabalho do que tenho em benefícios tanto diretos como indiretos, logo começo a pensar em trabalhar em outro lugar.

Sobre o seu gerente de informática, a visão dele e da empresa me parece um tanto quanto pequena creio, uma visão talvez um pouco limitada em termos de desenvolvimento de software, e principalmente no que tange na gestão do conhecimento, que algo atualmente extremamente valorizado em empresas sérias.

Mais fique tranquilo, o mercado é muito grande, tem espaço para todos, logo logo estará em um novo ambiente, e poderá continuar seus trabalhos na área de desenvolvimento. Não fique mais surpreso com o mercado de trabalho a gente encontra de tudo ! Temos sim, que estar preparados !

sorte no novo emprego em janeiro

[quote=domingosbernardo]Olá windsofhell, bom dia,

Infelizmente, sou obrigado a concordar com todos acima !

O mercado de trabalho é duro mesmo, por isso sempre penso nas minhas possibilidades, nas vantagens e benefícios diretos e indiretos que um trabalho pode me trazer.

Quando começo a perceber que tenho mais trabalho do que tenho em benefícios tanto diretos como indiretos, logo começo a pensar em trabalhar em outro lugar.

Sobre o seu gerente de informática, a visão dele e da empresa me parece um tanto quanto pequena creio, uma visão talvez um pouco limitada em termos de desenvolvimento de software, e principalmente no que tange na gestão do conhecimento, que algo atualmente extremamente valorizado em empresas sérias.

Mais fique tranquilo, o mercado é muito grande, tem espaço para todos, logo logo estará em um novo ambiente, e poderá continuar seus trabalhos na área de desenvolvimento. Não fique mais surpreso com o mercado de trabalho a gente encontra de tudo ! Temos sim, que estar preparados !

sorte no novo emprego em janeiro[/quote]

Nao foi comigo que essa situacao ocorreu hehehe.
Foi com o usuario java-lee. :slight_smile:

Ops, desculpe,

o post é uma resposta ao post do Java-lee.

bom dia a todos,

concordo em gênero, número e grau… acho que você resumiu direitinho como que funcionam as coisas…

e se fosse o contrário, pro cara te mandar pra rua… na noite anterior vcs podiam ter jogado truco durante todo o happy hour, contado um monte de histórias… e voce ia pra rua do mesmo jeito, sem dó nem compaixão…

Olha, vou ser sincero, se vc quer trabalhar no desenvolvimento, em empresas e com tecnologia de informação, vai ter que se acostumar com isso. A área de sistemas de informação é cheia disso, prq a maioria das pessoas desse ramo tem uma formação mais administrativa do que científica. Já trabalhei dez anos da minha vida com isso, e não existia uma empresa, que não tivesse algum funcionário querendo passar a perna em outro, ou algum gerente que queria “gerenciar” a performance de um programador. Hoje trabalho com pesquisa, em setor de hardware e software. E ainda assim, tem gente que faz isso. Mas aqui o problema é o roubo de pesquisas e plágio patentes. (A parte boa, é que os gerentes são cientistas, ae eles te entendem um pouco mais)

Eu concordo com o Boaglio. Na verdade acho que você foi inocente nessa situação, mas não digo que você fez errado. Muitas empresas não levam esse tipo de coisa que você fez como “puxa, que bacana da parte dele ter me avisado”. As empresas levam isso muitas vezes como uma “traição” Elas pensam “Depois de todas as oportunidades que dei a ele, como ele pode sair desse jeito??”. Mas, repetindo, não digo que você foi o errado. Mas acontece que as empresas não tem essa mesma visão que a sua. Concordo também com oque foi digo acima. O Brasil é o país da malandragem. Você é “o cara” se for mais esperto que os outros, se você burla a lei se ninguém te perceber e por aí vai. Mas acredito que as coisas começam a mudar se cada um parar de pensar em “Vou puxar o tapete dele antes que ele puxe o meu”. Lembro de um professor que tive de ética que disse: “Ético é aquele que faz as coisas corretas mesmo quando não há ninguém olhando.”

É isso ae, abraços!

Não é que ser ético custa caro, é que ser malandro custa bem menos.

Na verdade o treinamento não era tão simnples a ponto de poder pasar tudo para uma outra pessoa tão rápido assimm mas confesso q fui burro, se eu tivesse sido egoista, pensado em mim primeiro ao invés do sucesso do projeto ( já q é um projeto super importante para a empresa )

Concordo que vc foi inocente, para ficar sem ganhar é melhor ficar em casa.

Este pais esta cheio de pessoas e empresas desonestas, não sei pq isso não me espanta mais.

Falou tudo ae. O problema é se acostumar com isso. Mas quando se quer algo mais que dinheiro na vida, trabalhar no desenvolvimento em empresas se torna meio complicado. Ae acho que é melhor fazer um mestrado e seguir a carreira acadêmica(Se bem que existe uma panela do caralho tmb até nas melhores faculdades).

Concordo com o Boaglio.

Sempre procuro seguir a política do ‘estou aqui para trabalhar’. Você vai encontrar muitas empresas e chefes que armam sua cama pra dar um belo pé na sua bunda. Comigo mesmo aconteceu algo parecido, eu trabalhei em uma consultoria francesa que fica ali na Berrini e ela trabalha com recargas de celular, a empresa era pequena aqui no Brasil e um belo dia, eu fui acessar um fórum que eu lia e ele estava bloqueado. Perguntei pq tinha sido bloqueado e meu chefe me respondeu na maior cara de pau ‘esse site era mais acessado que o orkut aqui na empresa’.

Até ai tudo bem, fiquei puto pq era o único site que eu entrava que não tinha nada a ver com a Java e me fala q era mais acessado que o Orkut?..passam-se 2 dias, eu descobri q ele estava procurando um Jr. para poder me dispensar. Não pensei 2x, arrumei um emprego e esperei ele votlar do almoço pra falar q eu tava de saída e eu não estava me importando se era ético ou não pq se ele quisesse que eu agisse de forma ética, ele não estaria me prejudicando sem eu saber e sem eu ter feito nada, sendo q eu sempre entreguei tudo antes do prazo.

Pode ser uma visão mercenária minha, mas se estou numa empresa que não estou gostando, eu procuro outro trabalho e não me importo se a empresa vai ficar ‘magoada’ ou não…eu faço o que meu contrato fala e minhas tarefas pendentes e ponto final…obvio que eu sempre saio de maneira agradável pq seria mulecagem sair brigando com todos.

Essa estoria eh complicada.

Meu ultimo trampo ai no Brasil, nego queria me ver morto e enterrado * 1000. Neguinho me dava bom dia com tapinha nas costas mas todo dia tava la so esperando uma oportunidade pra puxar o tapete ou fazer minha “caveira” pro meu chefe.
Outros tinham a cara de pau de dar um ctrl-c ctrl-v nos meus codigos e usar como se fossem deles. Enfim era uma putaria so.

Eu acho que ng precisa ser etico, na real o mais correto a fazer na minha opiniao eh simplesmente cuidar da propria vida. Eh muito comum ai no Brasil gente ter inveja dos outros, inveja porque vc esta se destacando no trabalho, inveja porque vc comprou algo legal, inveja pelas coisas que vc tem sejam elas materiais ou nao.

No trabalho eu sigo a seguinte postura, se alguem esta se destacando eu realmente fico feliz porque o pessoal que trabalha comigo (sejam eles do meu time ou nao) eles estao contribuindo para o bem de todos. Eu trabalho direito, sempre entrego as coisas no prazo, nao fico pendurando em msn o dia inteiro, cumpro meus horarios, faco o possivel pra ser um bom profissional sem me importar se alguem eh melhor ou nao porque na minha opiniao todos somos iguais, se alguem esta se destacando no trabalho a unica razao eh dedicacao, estudo e trabalho.

Uma coisa que eu fiquei impressionado trabalhando fora do pais eh que aqui eu NUNCA escutei nenhuma fofoquinha, gente falando mal do chefe ou de outro colega de trabalho isso mantem um ambiente de trabalho saudavel uma coisa que ai no Brasil infelizmente eu nunca tive.

//Daniel