Será Java a maior e mais poderosa Solução?

Se isto for verdade, porque o Google não fez o Google Chrome em Java, e o IPhone, Roda Java? Porque o pessoal do Java chama o pessoal do Delphi de programadorzinhos de sistema de butecos e quitandas ? Será Java a solução para todos os problemas? Se é verdade, porque Java ainda leva uma surra no Microsoft Windows para o velho Delphi Win32? E Ainda leva uma surra na web para o PHP, Python e agora Ruby? Porque Java leva uma surra do Flex que roda de forma leve aplicativos dinâmicos na web? Será que vão ressucitar os Applets Javas, aff aquilo era lento pacas. Digamos com outro nome e algumas mudanças para rodar de maneira satisfatória, JavaFX? Acho que o JavaScript é o único que está se dando bem nessa parada de web 2.0.

Está bem, Java não é apenas uma linguagem é uma Plataforma que integra várias soluções para vários ambientes, tem uma VM lá, ele vai rodar, mas se o mercado ainda roda que na sua quase totalidade estações Windows qual o motivo de usar Java? Porque Java é solução de gente grande? Porque é seguro e somente é utilizado por grandes profissionais. Porque os profissionais Java esnobam outros profissionais de outras áreas? Consegue o pessoal do Java enxergar outro mundo além do mundo Java?

Porque tantos frameworks? Não seria ideal unir apenas uma solução e resolver a maioria dos problemas? Porque esta salada de soluções que fazem à mesma coisa? Se um programadorzinho de buteco Delphi conseguir fazer um software pequeno e vender milhares de cópias não estaria sendo mais produtivo e ganhado mais que um peão Java que gosta de escrever milhares de linhas de código complexos e exaltar a sua intelectualidade? Que diz seguir padrões e boas práticas? Se é verdade que todo mundo sabe fazer um código chulo em Delphi de arrastar e soltar componentes pré-frabricados, porque eles ainda sobrevivem dessa tecnologia?

A sim, Java tem maior abrangência, trabalha em camadas, faz muito bem MVC, e os outros como desenvolvedores Delphi não sabem nem o que é isso, tipo, eles vão embutindo código nos eventos, são induzidos a isso e blá, blá, blá, bom, isso é do apelo de cada um, é totalmente possível trabalhar em camadas utilizando Delphi, usando práticas MVC, isso é da capacidade de qualquer um. E não adianta vir aqui dizer que é linguagem de século passado, o Java é mais velho que o Delphi, tentei usar isso em 1994, larguei mão quando mandei rodar o código no 486 que estava lá, demorou um tempão, bom, passados mais de uma década, percebe-se que agora Java engatinhou um pouco mais e consegue correr mais um pouco, como ela é filhote de uma gigante de industria que só vem levando prejuízo no mercado, pegou esse frankstein que fizeram no passado e maquiaram ele para ser uma plataforma, lembrem-se, Java foi um fracasso que deu certo em termos em outra área, vocês que desenvolvem em Java, sabem da história? O marketing de Maria vai com as outras funciona muito bem, isso é de praxe do mercado, a Microsoft faz a mesma coisa, é a mesma coisa de propaganda de cervejas, mas vamos aos fatos, a solução ideal é aquela que resolve os nossos problemas e do cliente de maneira rápida e objetiva, trabalho entregue, dinheiro no bolso e sobra de tempo na vida para aproveitar, se quer codificar mais e mais, problema é seu, não me chame de preguiçoso, eu penso, por isso eu não canso, pois escrevo menos, usando código inteligente, se quer ralar, repetindo as mesmas coisas, continue, fica usando framework, pois você não precisa entender como foi feito mesmo, só sabe o que ele faz, problema seu.

Knowledge

Você é o mesmo knowledge-br que eu conheço? Dos ebooks?

Bom, você simplesmente desprezou o domínio do Java em aparelhos móveis e desconsiderou que essa “falta de metodologia” no desenvolvimento Delphi é empregada em aplicativos bem pequenos. Independente da linguagem, a falta de organização e consciência do que está sendo feito não geram soluções muito grandes e robustas.

Para ser sincero, eu também sou um pouco preconceituoso com quem programa Delphi, mas de maneira alguma com o Delphi em si. Delphi/Object Pascal também pode gerar bons frutos seguindo-se determinados preceitos. Não é verdade?

Para mim, o grande problema do Java é a velocidade (que anda melhorando muito), o fato da máquina virtual não vir instalada no Windows por padrão (é claro que a MS não faria isso) e, IMHO, alguns componentes do Swing poderiam ser mais simples também.

É melhor alguém trancar esse tópico antes que o flamewar comece.

Se quiser resposta a essas dúvidas, veja outros tópicos do fórum. Todos esses aspectos já foram discutidos (e inflamados) por aqui.

PS: Quando eu desenvolvia em Delphi, já se falava no padrão MVC. Aliás, a própria VCL é organizada de modo a viabilizar isso, embora o desenvolvimento RAD, que é feito para sistemas pequenos, não cubra esse tópico.

Mais uma flamewar abortada…