Sera que agora o Netbeans desbanca o Eclipse?

21 respostas
josenaldo

Acompanhando o Sun Tech Days, pude observar o queixo caido de muitos desenvolvedores com as features do Netbeans 5.5 e do 6.0.

Eu mesmo fiquei embasbacado com os novos recursos mostrados para o 6.

Tenho observado muitos desenvolvedores pro-eclipse comecando a elogiar o Netbeans, e ate mesmo a criticar o http://www.dfjug.org. Eclipse.

Mas essas sao MINHAS impressoes.

Entao fica a pergunta: Sera que o Netbeans agora se tornou um competidor com forca suficiente para desbancar o Eclipse?

Galera, nao vamos ver qual IDE eh melhor, mas sim analisar o momento atual!

21 Respostas

marcushlm

no momento eu tenho visto um super esforço por parte da equipe do netbeans em melhorar a IDE, aposto muito nas novas features e melhorias do 6, que está por vir :wink:

gilliard_santos

Cara, eu sou um dos que voce disse que usa o eclipse e anda elogiando bastante o netbeans. A unica coisa que realmente nao tem como nao levar em conta é o editor de código…
Não é pra começar com o papo de sempre de quem é melhor pq isso nao leva a nada. Mas tem mais gente que usa o eclipse e está usando o netbeans 6 (eu sei que ainda nao está pronto) e por acaso está percebendo realmente as melhorias que dizem que já estão aparecendo nesse milestones?
Eu digo pessoal do eclipse porque para quem usa o netbeans no dia-a-dia qualquer molhoria no edito pode parecer muita coisa, mas pra quem usa o eclipse essas mudanças muitas vezes não fazem tanta diferença. Assim como para aguém que usa o eclipse elogiar uma mudança no suporte a JavaEE (wtp) nem vai fazer diferença pro pessoal do netbeans.
Acredito que a melhor ferramenta é aquela onde voce é mais produtivo, e eu sou produtivo no eclipse e gosto da agilidade do editor de códigos dele; entao queria saber se o editor do netbeans está chegando realmente lá ou não.

Quanto a todo o resto nao tem o que falar, o netbenas está muito bom. Até mesmo a organização do site do projeto anda me agradando mais que o do eclipse… mas infelizmente como fico “amarrado” ao editor de código do eclipse, as varias outras features do netbeans acabam não sendo tao importante para mim quanto o editor do eclipse.

E entao, alguem aí pode comentar algo nesse sentido?
(lembrando que tudo que eu coloquei aqui nao foi no intuito de remoçar “guerrinha” do tipo “o meu carrinho é mais bonito que o teu”. Se em algum momento pareceu isso ou voce entendeu errado ou eu me expressei mal)

fsquadro

Acho que desbancar não seria a palavra, mas talvez criar mais adeptos, ou simpatizantes ao NetBeans sim.

Até porque IDE, é meio que como uma religião, cada um defende a sua. Acho que é questão de gosto mesmo.

Eu uso o NetBeans, pois quando aprendi Java, foi com ele, então me acostumei e continuo trabalhando com ele. Mas vejo que o Eclipse tem uma imensa legião de fãs, e acredito que seja dificil “desbanca-lo”.

P

Que bom ter opções !!

Um bom competidor ele ja é… o eclipse ja estava entrando em banho-maria,
sem grandes lancamento… o ultimo bummm, eu axo, foi a compra da exadel pela redhat, liberando alguns plugins !!

O calipso tbem saiu por causa de um pouco de pressão do netbeans !

Agora, com o acordo entre o pessoal do Ubuntu com a Sun, talvez agite um pouco mais essa concorrencia !!!

Quem ganha ??? Nós…
Parabens ao pessoal do eclipse e netbeans !!!

pcalcado

Nao encare isso como um flame, mas se voce estivesse no Oracle World ia ficar boquiaberto com as funcionalidades do JDeveloper, ou do JBuilder no evento da Borland ou do Eclipse na EclipseCon, VisualStudio no evento da MSFT…

Isso nao quer dizer que o Netbeans seja melhor ou pior que qualquer outra ferramenta, apenas que voce viu soh o marketing do produto e Marketing, especialmente o do tipo feito pela Sun, deve sempre ser considerado como o que eh: tentativa de vender.

Jair_Rillo_Junior

Concordo com o Gilliard.

Eu não tive a oportunidade de testar o Netbeans 5.5 / 6 (espero em breve), porém HOJE o eclipse é mais produtivo para mim devido ao seu editor. (atualmente ando desenvolvendo bastante modulos sem interface gráfica alguma, onde não necessito de plugins, swing, jsp, nada, por isso um bom editor é ideal para mim), mas para outras pessoas o Netbeans deve ser mais produtivo.

Luiz_Aguiar

Tenho usado o Netbeans 6 pra uns testes, e creio EU, que até o lançcamento oficial, no final do ano, o editor dele deve sair com mais ou menos 80% das features que o editor do Eclipse já tem, ai fica ao uso de cada um, analisar se estará faltando alguma feature mais específica que ele prefere/usa.

Apenas para lembrar, a maioria do esfoço no novo editor do Netbeans, é baseado no IntelliJ, e não no Eclipse.

gilliard_santos

Infelizmente eu nao conheço o IntelliJ. Isso por ser pago mesmo, se me dessem de graça eu gostaria de usar pra ver como é, sempre ouvi falar muito bem. Também já “escutado” aqui no GUJ mesmo o possoal falando que o Netbeans 6 seria baseado nele, até mesmo por isso queria ver como “vai ficar” o netbeans.
Com relação às features eu nem to reclamando, hoje em dia o netbeans 5.5 tem bastante refactory, e o “Encapsulate Fields” é algo que acho que o eclipse deveria ter (o do eclipse nao deixa os métodos privados (a menos que eu que esteja comendo mosca :smiley: )).
O que faz o editor do netbeans perder pontos é a velocidade. Mes passado eu ministrei um curso onde o editor era o Netbeans, e as maquinas não eram ruins, e dava tempo de eu pedir pra fazer uma modificação e uns 3 alunos me falarem que estava dando erro… quando eu ia passando um por um dando F9 e qdo e chegava no ultimo (eles nem sempre estava um do lado do outro) ainda estava com a linhazinha vermelha em baixo.
O legal no eclipse, e imagino que no IntelliJ também, é que voce mal digita e ele já diz se esta certo ou nao. Se o netbeans chegar nesse ponto aí sim o resto vira “critério de desempate” :lol:

Luiz_Aguiar

vc comeu uma cidade inteira de moscas!

No Eclipse: Source -&gt Generate getters and sertters

Pelo menu, ou dentro do editor clicando com o botão direito, pode até criar teclas de atalho pra automatizar ainda mais isso.

gilliard_santos

vc comeu uma cidade inteira de moscas!

No Eclipse: Source -&gt Generate getters and sertters

Pelo menu, ou dentro do editor clicando com o botão direito, pode até criar teclas de atalho pra automatizar ainda mais isso.

Ahahah, mas isso eu uso desde criancinha 8)

eu digitei errado ali em cima, o que o eclipse nao deixa privado são os atributos :frowning:

fabiel

Cara o netBeans esta melhorando a cada versão mas ta meio longe de desbancar o eclipse na minha opniao !!!

lucaserodrigues

Olá amigos, sou novo aki no fórum e tbm sou novo em programação java… aproveitando o tópico gostaria q alguem me mandasse um programinha bem simples para eu ver como utizar o netbeans 5.5, bom eu comecei a poko tempo mexer com java e ja trabalhei bastante com vb…

Bom se alguém puder me ajudar eu agradeço!

meu e-mail é [email removido]

Luiz_Aguiar

lucaserodrigues:
Olá amigos, sou novo aki no fórum e tbm sou novo em programação java… aproveitando o tópico gostaria q alguem me mandasse um programinha bem simples para eu ver como utizar o netbeans 5.5, bom eu comecei a poko tempo mexer com java e ja trabalhei bastante com vb…

Bom se alguém puder me ajudar eu agradeço!

meu e-mail é [email removido]

Bem vindo ao GUJ amigo!

Dê uma olhada nesse link, vai lhe ajudar!
http://www.netbeans.org/kb/55/quickstart.html

Ironlynx

lucas, bem-vindo ao GUJ, e um conselho:
Jamais deixe o seu email “escancarado” no fórum.Spiders podem pegar ele e fazer uma festa.Uma dica ponha nessa forma:
seunome “AT” hotmail.com que pelo menos dificulta… :wink:

E aproveitando o tópico:
O netbeans ainda consome muuuita memória?
Aqui, num p3 1GHz, 512RAM, eu uso o Eclipse(última versão), com alguns plugins(claro, nada de WTP e outros pesaaados), e tudo roda Ok, mas há tempos atrás, quando pûs o NetBeans, era impensável…

fsquadro

Ironlynx,

Eu particularmente acho o NetBeans pesado, com 512 de RAM, acredito que ele vai ficar meio “afogado”. Não aconselho não.

Luiz_Aguiar

No meu notebook (P4 3.2G 512Ram DDR2) roda super tranquilo, mas se abrir outras coisas pesadas (office+firefox) tudo junto, ai ja zoa tudo.

kissdemon

Idem, comigo acontece o mesmo…aliás, hoje é imprecindível um ambiente com no mínimo 1 GB de RAM (e ainda assim terá um ambiente razoável) sendo bom, 2 GB (para aguentar Banco, Servidor, IDE etc…)

Kenobi

no macos roda susssu, com o pé nas costas :slight_smile:

Agora um ponto bem interessante são as features que já vem embutidas no netbeans, principalmente a parte Enterprise, de gerar Models diretamente do banco, visualizar o banco, entre outras …

kissdemon

Essa é minha próxima aquisição. Que venha o MACBOOK :slight_smile:
(Aliás, se alguem tiver sugestão de onde ccomprar, preço bom etc, MP)

[]´s

roadhouse

Essa é minha próxima aquisição. Que venha o MACBOOK :slight_smile:
(Aliás, se alguem tiver sugestão de onde ccomprar, preço bom etc, MP)

[]´s

mp pra mim também =;]

Kknd

Eu estou utilizando atualmente o Eclipse para Haskell, Python (PyDev, muito bom!) e C++, enquanto que pra Java uso o NetBeans!

Fiquei de cara quando instalei o Eclipse ontem. Só baixei o SDK, e o resto da instalação foi só dar um “update” pelo próprio eclipse. Realmente muito bem feito.

Dei uma olhada rápida em cima do editor do Eclipse e do Visual Editor. Pelo o que eu vi, o editor é mais completo do que o do NetBeans, porém o Visual Editor é bem fraco comparado ao “Mantisse”.

Enfim, estou utilizando os dois, cada um com a sua função, e agradeço muito aos desenvolvedores que fizeram estas maravilhosas ferramentas!

Criado 20 de abril de 2007
Ultima resposta 26 de abr. de 2007
Respostas 21
Participantes 15