Será que estou estudando da forma correta?

15 respostas
cgomesnet

Rapaz, já passei da metade do livro Use a Cabeça: Java e por enquanto acho que tem algo de errado na forma como estou estudando.

O primeiro ponto é que leio os textos, fica tudo muito claro durante a leitura, porém onde aplicar aquilo tudo? Na parte do swing, não da pra desenhar telas em código, jamais ficariam perfeitamente alinhadas e do jeito que deve ficar como quando você usa uma boa IDE como o NetBeans.

Minha principal preocupação é a questão da orientação a objetos, eu estou fazendo telas no netbeans porém tenho que duplica-las através do crtl+c e ctrl+v para utilizar pq não tem como criar uma variavel de instancia para todos aqueles componentes dentro do frame e reutilizar o código certo??

Tão me entendendo ou compliquei??? Java é assim também na parte web ou vc criar interfaces web é mais simples que o swing???

15 Respostas

ateubh

isso não é culpa do java… todas as linguagens são assim :wink:

afdestro

claro que é possível deixar perfeitamente alinhado usando uma ide que não seja netbeans… uso o eclipse e nao tenho problema nenhum…
acho q vc nao tah sabendo aplicar a orientação a objeto… me pareceu q vc tah programando em java como se fosse um delphi…
web eu acho mais facil sim… pois eh soh html com java no meio basicamente…

cassio

Amigo, se você deixasse de lado o NetBeans (pelo menos por um tempo) e aprendesse Swing escrevendo todo o código, veria que apenas com o bloco de notas + console você consegue criar interface gráfica com todo tipo de formatação que uma IDE lhe proporciona, só que a diferença é que vc realmente irá aprender o que está fazendo.
Sou totalmente contra o uso de IDEs para quem está aprendendo a linguagem. Na verdade acho que no início vc deveria até mesmo esquecer o Swing e as GUIs e focar mais em OO e nas peculiaridades do Java…

xgucax