Olá pessoal,
Eu sempre programei em casa, no meu quarto, sozinho. Desde os 13 anos quando eu comecei a mexer com BASIC e há alguns anos atrás quando comecei a aprender Java e C++ sempre fiz tudo sozinho, aprendendo na prática e desenvolvendo software do meu jeito, mas quando eu me imagino tendo que ir pra uma empresa trabalhar em equipe, toda aquela formalidade, eu fico meio inseguro, não sei se vou me sair bem.
Em julho eu vou começar a fazer o meu primeiro curso na área, um curso técnico do SENAI que já pesquisei muito e vi que é bom. Mas será que isso me garante uma vaga no mercado de trabalho? Tudo bem que eu aprendi programação sozinho estudando nos livros e praticando mesmo, mas eu não entendo nada desses frameworks, só sei JavaSE e ME, não entendo de JavaEE, não sei nem ao certo qual a diferença entre JavaSE e JavaEE. Ando estudando muitos livros também sobre engenharia de software, análise de sistemas e aquela “coisarada” toda, acho tão formal, sei lá, tanta coisa pra estudar, tanta tecnologia que eu me sinto perdido, e além de tudo isso eu sou um cara muito tímido e acredito que isso vai ser uma barreira pro meu desenvolvimento profissional na área, uma vez que é preciso estar sempre em contato com colegas de equipe de desenvolvimento, gerentes de projeto, etc e tal. Eu às vezes esqueço que já foi-se aquela época em que um único programador desenvolvia sozinho um software completo, tipo nos primórdios do computador pessoal. Sei que hoje em dia alguns projetos de software contam com dezenas e até, nos maiores e mais complexos, centenas de programadores, analistas, projetistas, muita gente. É isso que me deixa mais inseguro.
Enfim, será que eu tenho chance no mercado de trabalho como programador? Alguém aí se identifica com a minha história? Quaisquer opiniões são bem vindas. Valeu!