Será que eu tenho chance no mercado de trabalho?

Olá pessoal,

Eu sempre programei em casa, no meu quarto, sozinho. Desde os 13 anos quando eu comecei a mexer com BASIC e há alguns anos atrás quando comecei a aprender Java e C++ sempre fiz tudo sozinho, aprendendo na prática e desenvolvendo software do meu jeito, mas quando eu me imagino tendo que ir pra uma empresa trabalhar em equipe, toda aquela formalidade, eu fico meio inseguro, não sei se vou me sair bem.

Em julho eu vou começar a fazer o meu primeiro curso na área, um curso técnico do SENAI que já pesquisei muito e vi que é bom. Mas será que isso me garante uma vaga no mercado de trabalho? Tudo bem que eu aprendi programação sozinho estudando nos livros e praticando mesmo, mas eu não entendo nada desses frameworks, só sei JavaSE e ME, não entendo de JavaEE, não sei nem ao certo qual a diferença entre JavaSE e JavaEE. Ando estudando muitos livros também sobre engenharia de software, análise de sistemas e aquela “coisarada” toda, acho tão formal, sei lá, tanta coisa pra estudar, tanta tecnologia que eu me sinto perdido, e além de tudo isso eu sou um cara muito tímido e acredito que isso vai ser uma barreira pro meu desenvolvimento profissional na área, uma vez que é preciso estar sempre em contato com colegas de equipe de desenvolvimento, gerentes de projeto, etc e tal. Eu às vezes esqueço que já foi-se aquela época em que um único programador desenvolvia sozinho um software completo, tipo nos primórdios do computador pessoal. Sei que hoje em dia alguns projetos de software contam com dezenas e até, nos maiores e mais complexos, centenas de programadores, analistas, projetistas, muita gente. É isso que me deixa mais inseguro.

Enfim, será que eu tenho chance no mercado de trabalho como programador? Alguém aí se identifica com a minha história? Quaisquer opiniões são bem vindas. Valeu!

Cara, se você gosta da área e já busca o conhecimento naturalmente, pode ter certeza que você tem muita chance. Mas não deixe de fazer uma faculdade na área, seja Sistemas de Informação, Ciência da Computação, etc. Você vai ver que além de conhecer lógica e linguagens de programação você precisará conhecer sobre sistemas operacionais, compiladores, redes, etc. Por isso uma faculdade é importante. Quanto à timidez, você pode ficar tranquilo, todo mundo tem algum aspecto comportamental a melhorar.

Valeu pela resposta.

Quanto à faculdade, isso é algo que eu já planejei pra fazer depois do curso técnico. Já aproveitando esse assunto, eu já assisti a algumas reportagens afirmando que hoje em dia as empresas estão precisando e buscando cada vez mais os técnicos, porque o mercado está repleto de bacharéis mas profissionais com conhecimento técnico estão em demanda. É essa a realidade? Até por isso mesmo eu decidi me formar primeiro técnico e em seguida começar uma faculdade, e no futuro pós-graduação em alguma área que me interesse, tipo indo um passo de cada vez.

É o seguinte estude estude e estude, pelo que eu vo seu conhecimento em bem básico, pois a diferença de SE , ME ,EE são conceitos bem simple

SE - desenvolvimento Desktop
EE - desenvolvimento WEB
ME - desenvolvimento Mobile

No mercado java o que esta em alto é o EE, estude livross, tire certificações , se vc gosta de estudar e tem tempo , tire a OCJP e a OCWCD em um ano vc tira as duas,tirando as certificações menos de um minuto de ter pegado o resultado vc ja estara empregado ,rsrs brincadeira

O ponto é o seguinte, com certificaçoes vc tem como provar que vc sabe mais facilmente, isso é um porta para o mercado… e claro um curso superior é muito bom,.,

A timidez realmente vai ser um ponto fraco,mais vai trabalhando isso que vc consegui,vai enfiando a cara sem ter vergonha sei que é compliocado,mais temque ir forçando a barra…

É isso ai valewss

é…

mais lembre-se…

na empresa você não fará o que quer…terá horario para entrar, o que desenvolver é de direito da empresa

se dizer que tem certificação a empresa pode te cobrar por aquilo que falou que sabia, então é “assumir uma responsabilidade”, um risco

a questão das empresas precisarem de técnicos…esqueça um pouco televisão, esses jornalistas não sabem Nada sobre nossa área

a empresa que quer técnico quer pagar menos…

se há alguma chance das empresas precisarem de técnicos, seria, técnico em enfermagem, mecatronica, segurança do trabaho etc

timidez é normal, todo mundo é timido em alguma situação, ainda mais nessa área.

Sim, você tem chances no mercado de trabalho, mas começaria de baixo por não ter muito conhecimento
e nem experiência.

Vejo que você é de santa catarina, diria só para tomar cuidado com jornalistas que dizem que as empresas
de santa catarina querem contratar técnicos. Na verdade faltam gente porque essas empresas querem contratar pagando salários
de fome. Não se engane muito.

Já recebi algumas propostas de algumas empresas desse estado com valores baixíssimos.

Mas desejo boa sorte para você.

Sim, você tem muita chance, pois pelo visto é estudioso e auto-didata.
Mesmo antes de iniciar o curso técnico, comece já procurando um estágio, você
com certeza vai começar por baixo, com um salário pequeno, mas em breve
vai conseguir melhorar.
A timidez não importa, o importante é carácter e profissionalismo.
Pegue o eclipse, crie um projeto web, nem que seja bem simples,
(existem boas apostilas aqui mesmo no GUJ)
para começar a descobrir as diferenças entre jee, jse e jme.

Mete a cara e boa sorte.

Veja cada oportunidade de trabalho como um bom aprrendizado, tire o máximo de proveito.

Concordo com tudo que os colegas falaram até agora, só gostaria de adicionar um ponto…
Quando começamos em Java, não adianta cair direto em JEE ou JME… mantenha seu foco em JSE, pois ele é a base para tudo.
Lembre-se: Se o alicerce não for forte, a casa não vai parar em pé!

Abraços.

Jovem,

Você tem chance no mercado de trabalho e pelo seu post vejo que é uma pessoa dedicada e gosta de tecnologia é um ótimo começo e está no caminho certo. Com dedicação, estudo e persistência terá muito sucesso.

Boa Sorte!

Abs,

[quote=Kanin Dragon]Eu às vezes esqueço que já foi-se aquela época em que um único programador desenvolvia sozinho um software completo, tipo nos primórdios do computador pessoal.
[/quote]

Nós ainda estamos nos primórdios da computação pessoal e os melhores sistemas ainda são feitos por desenvolvedores solitários. É que as pessoas só ouvem falar deles quando ja estão milhonários.

Obrigado a todos pelas opiniões.

Bom, só me resta fazer o curso mesmo e continuar estudando. Só não sei se agora é o momento de tentar um estágio na área porque eu nem sei o que as empresas exigiriam de mim sendo que eu não tenho sequer o nível técnico, só sei aquilo que aprendi em casa nos livros e na prática. Acho que as empresas valorizam mais quem tem um papel comprovando que o cara sabe do que o próprio conhecimento dele. Problema é se eu me meter num estágio e pedirem pra eu fazer coisas relacionadas a assuntos que eu nunca estudei à fundo como SQL, PHP, servlets, frameworks, etc. daí vou passar vergonha kkkk…

[quote=malconL][quote=Kanin Dragon]Eu às vezes esqueço que já foi-se aquela época em que um único programador desenvolvia sozinho um software completo, tipo nos primórdios do computador pessoal.
[/quote]

Nós ainda estamos nos primórdios da computação pessoal e os melhores sistemas ainda são feitos por desenvolvedores solitários. É que as pessoas só ouvem falar deles quando ja estão milhonários.[/quote]

Jovem,

De onde você tirou essa citação ? Visto que em nenhum momento realizei tal comentário.

Abs,

Lembre-se que a dica é pra estágio, se pedirem algo que vôcê já é especialista, então não é estágio…

Se pedirem algo que ainda não sabes, tome isso como uma oportunidade pra aprender o que você ainda não sabe, peça um tempo, diga que ainda não conhece a tecnologia e encare o desafio, logo logo, aquele não será mais o “algo que você não sabe”…

Abs [] e bons estudos.

[quote=adriano_si]Lembre-se que a dica é pra estágio, se pedirem algo que vôcê já é especialista, então não é estágio…

Se pedirem algo que ainda não sabes, tome isso como uma oportunidade pra aprender o que você ainda não sabe, peça um tempo, diga que ainda não conhece a tecnologia e encare o desafio, logo logo, aquele não será mais o “algo que você não sabe”…
[/quote]

Exatamente, o que mais se ve por ai ultimamente são estágios pedindo um caminhão de conhecimentos. Na minha opinião, um estágio serve como aprendizado, experiencia. Então procure estágios que você sabe que tem a possibilidade de aprender algo novo.

Acredito que um estágio onde você já tem total domínio sobre todas suas funções não tem tanto valor quanto um estágio onde você correrá atras de conhecimento

Amigo,

tú tem que ver o mercado por ae :). Você me diz saber java SE e mostra estar interessado em aprender e diz que vai passar vergonha? Relaxa, conheço pessoas que não sabem nada, ou acham que sabem, e que estão por ae.

Não se preocupe essa parte de ser tímido, com o tempo isso passa :wink:

Vá de cabeça, alguns momentos vão ser difíceis, vai dar vontade de desistir, mas a fase passa. Quantas pessoas não vi começar em fóruns desesperadas (tenho acho que 4 anos de TI só), sabendo menos com você e depois se tornaram escritores de artigos, moderadores aqui do GUJ ou do JavaFree. Só pesquisar para ver, você vai achar posts de caras feras com dúvidas simples.

Mas não pare de estudar hein. E tente formalizar seu conhecimento com cursos e/ou faculdade.

Boa sorte!

Agradeço mais uma vez as opiniões de todos.

Já faz um bom tempo que eu venho me preocupando com isso, com essa questão de “será que na real eu tenho chance?” Isso é porque programação, e informática em geral, e a única área que me interessa, então vocês imaginam o quanto isso é importante pra mim.

Atualmente eu trabalho em outra área que não tem nada a ver, trabalho no setor de cobrança interna numa empresa de eventos. Não que eu deteste o meu trabalho, mas sinceramente não é isso que eu quero pra minha vida, não consigo me ver daqui a 10 anos sem estar trabalhando com o que eu mais me identifico, que é desenvolvimento de software. Mas eu sou tão inseguro que não sei o que vou fazer se não der certo. E se depois de me formar eu não conseguir emprego na área, pra onde eu vou? O que eu vou fazer?

Na empresa onde eu trabalho atualmente existe um setor de TI onde tem um programador e analista de sistemas, ele vive indo no nosso setor e eu escuto ele falando sobre os projetos, conversando com o pessoal, daí eu fico me perguntando se um dia eu vou poder sair do setor onde eu estou e trabalhar com eles lá. Talvez eu consiga uma promoção depois que eu me formar, então isso me dá alguma esperança.

estar matriculado numa faculdade é fundamental… isso não é idéia minha não, é exigência do mercado… pelo menos matriculado, cursando…

minha dica de ouro é uma só: aprenda bem inglês. os melhores materiais estão em inglês, não tem jeito!

Haha…pois é…tô fazendo estágio a algum tempo e acredite…o objetivo é esse!! seu supervisor pedir uma coisa que você não sabe pra você aprender…eu tô aprendendo muita coisa por obrigação, por necessidade, coisas que se eu tivesse em casa não teria o empenho de aprender…esses dias meu supervisor aleatoriamente falou…“Ei Leonardo, lembra daquele algoritmo que eu pedi pra você fazer pra mim um tempo atraz? Preciso que você passe ele pra bash script”…fiquei umas 2 horas só estudando/pesquisando, e depois consegui fazer…

Enfim…boa sorte pra você…e pode parecer clichê, mas não duvide de suas capacidades…

[quote=pcassiano]estar matriculado numa faculdade é fundamental… isso não é idéia minha não, é exigência do mercado… pelo menos matriculado, cursando…

minha dica de ouro é uma só: aprenda bem inglês. os melhores materiais estão em inglês, não tem jeito![/quote]

A questão da faculdade como falei antes não tenho condições de fazer agora, mas posso fazer o técnico, claro que a faculdade eu vou fazer, mas só depois quando eu puder.

Quanto à língua inglesa isso nunca foi um problema, sempre estudei os livros em inglês, inclusive estou estudando atualmente dois ótimos livros da área:

  • Head First: Object-Oriented Analysis & Design
  • Code Complete

Estou aprendendo muita coisa nesses livros, e na internet também, em sites dedicados e em fóruns como o GUJ…

Isso é algo em que eu não tinha pensado antes. Se pedirem pra eu fazer algo que não sei, com certeza será um ótimo momento para me “forçar” a estudar e aprender. A minha insegurança é a questão de me pedirem pra fazer algo que não sei mas esperando que eu já saiba fazer aquilo e não que eu vá estudar pra depois fazer