Será que o JSF vai mesmo tomar o lugar do struts?

estou trabalhando em um projeto, que no momento ainda está na parte teórica. andei pesquisando sobre os frameworks Struts e JSF e talls…

Apesar de considerar que o Struts e uma otima ferramenta e etc… , notei a ausencia de novas bibliografias sobre o framework e por outro lado um grande arsenal de livros falando sobre JSF?

devo me basear em que? Gostaria de trabalhar com o Struts, mas parece que ele está sendo esquecido!

Será isso tudo sobre o JSF é só marketing pra galera ou o framework struts ja é passado?

obs: esse topico não para fazer comparações sobre os frameworks.

valeu…

Se for usar Struts, use a versão 2, que na verdade é o WebWork, que funciona de forma parecida com o JSF.

Eu particularmente gosto do JSF.

Até mais!

Struts 1.3.9 is the current preview release of Struts 1. It is available in a full distribution, or as separate library, source, example and documentation distributions.
http://struts.apache.org/download.cgi#struts206

Apache Struts 2 was originally known as WebWork 2. After working independently for several years, the WebWork and Struts communities joined forces to create Struts2. This new version of Struts is simpler to use and closer to how Struts was always meant to be.
http://struts.apache.org/2.x/

Dê uma olhada nesse tutorial.:
http://www.roseindia.net/struts/struts2/index.shtml
sds

[quote=Zakim]estou trabalhando em um projeto, que no momento ainda está na parte teórica. andei pesquisando sobre os frameworks Struts e JSF e talls…

Apesar de considerar que o Struts e uma otima ferramenta e etc… , notei a ausencia de novas bibliografias sobre o framework e por outro lado um grande arsenal de livros falando sobre JSF?

devo me basear em que? Gostaria de trabalhar com o Struts, mas parece que ele está sendo esquecido!

Será isso tudo sobre o JSF é só marketing pra galera ou o framework struts ja é passado?

obs: esse topico não para fazer comparações sobre os frameworks.

valeu…[/quote]

JSF é a aposta da Sun…

De acordo com Ed Burns(estará no evento da Globalcode), eles vão parar de evoluir o JSP e focar no JSF. Então, para um projeto novo, acho que seria mais legal apostar no JSF.

Mas caso vc não queira usar JSF, ainda assim, acho que seria mais legal vc procurar outras alternativas de frameworks ao invez de usar Struts. Posso citar aqui: VRaptor, Mentawai e Spring MVC. Mas aí caberia vc dar uma pesquisada em cada um e ver o que mais se adequa ao seu projeto e as suas necessidades.

[]'s

A algum tempo o struts estava sem vida, porém, existia um framework chamado webwork que estava ganhando muito espaço no mercado, o struts2 é o webwork e está em um processo ativo de desenvolvimento e documentação, não recomendo livros, recomendo a documentação na fonte, é simples e muito boa.

O Struts 2 é simples e prático, como um frameword deve ser. Você não precisa atolar seu projeto de xml pra se ter ele funcionando. O struts dois possui uma ótima integração com outros frameworks, como spring etc.

O JSF é o padrão do Java EE5, isso deu pra ele uma força de mercado muito boa. Faz mais de um ano que todos os clientes de projetos aqui da consultoria PEDEM por JSF (sim eles pedem, eu não tenho nem o trabalho de sugerir).

Uma aposta ques estão fazendo para a próxima versão do JSP é que seja algo baseado em JSF + Facelets. Esta combinação é muito boa, pessoalmente não tenho do que reclamar :slight_smile:

vai ser uma escolha um tanto complicada!

Será que o JSP vai ser esquecido mesmo?

Utilize JSF e depois pergunte de novo… rsrsrs
Eu apostaria em JSF e Struts 2. Embora esses novos recursos RIA como FLEX, Lazslo, e outros, de certa forma dispensam a utilização de frameworks web, ou pelo menos deixam a questão no ar.

a questão fundamental é… Ainda se utiliza Struts 1.x em novos projetos??? Embora a maioria aqui já sabe a resposta…

Se for começar um projeto utilize JSF, o struts está sendo muito usado por ser o predecessor, mas a partir daqui o JSF vai tomar conta de tudo…pode acreditar nisso…

Vai sim

JSF > world

Faça um comparativo… por exemplo… veja esse demo:
http://livedemo.exadel.com/richfaces-demo/

vc mesmo vai descobrir a resposta da sua pergunta rs

e do mesmo jeito que ainda se usa muito o cobol, muita gente ainda vai empurrar o Struts guela à baixo em muitos projetos.