Será que vale a pena trancar a faculdade neste caso?

Boa Madruga,

Tenho uma dúvida sobre o seguinte, atualmente é complicado arrumar estágio em TI sem ter experiência, porque as vagas exigem muitos conhecimentos para quem precisa de oportunidade para aplicar o que aprendeu na faculdade, e quando você esta quase terminando ou quando termina suas chances para estágio é mais dificil ainda, e a idade, no meu caso tenho 27 e estou no 5º periodo, faço Sistemas de Informação, preciso de mais tempo para praticar java, pois acabei de aprender Orientação a Objetos no 4º periodo e vejo que isso é pouco, ainda nao tive Design Patterns e nem a parte de JavaEE e nem SQL, pretendo ver isso por conta propria com conteudo da internet que acho pelo torrent em ingles, pelo menos consigo estudar tudo em ingles, mas é muita coisa pra aprender e o meu medo é chegar no finalzinho e nao conseguir estagio, e ver mais sobre HTML, CSS e Javascript, assim como os frameworks, Bootstrap, Jquery e Angularjs que consigo compreender mais ainda nao tenho pratica, a principio depois vejo mais PHP e Ruby, e aprender um pouco de Photoshop, acho que com isso terei uma boa base para iniciar, penso em trancar a faculdade para atrasar o tempo de conclusão para assim conseguir aprender mais o que as oportunidades exigem e assim nao perder a chance de estagiar enquanto estudo, trabalho no comércio e não tenho muito tempo para estudar, isso atrapalha e se continuar assim irei correr o risco de nao estagiar enquanto estudo, ai depois será quase impossivel entrar na area, o que vocês acham desse caso? nao consigo pensar em algo além disso no momento, esta complicado a situação.
Amo programacao porem vejo sempre estagios determinando periodo como pre requisito mas oq exigem vai alem do que cursei ate o momento, consigo aprender mais coisas, mas levarei mais tempo, talvez ate continuo ate o 6º periodo quando ira faltar menos, estou confuso pq quero muito iniciar na area mas estao pedindo coisas que nem cursei ainda, só queria trancar pra atrasar o tempo de conclusao msm, tenho medo de nao conseguir experiencia enquanto curso, eu nao irei desistir dessa area.

Desde já, agradeço a todos.
Obrigado.

Eu tranquei o meu curso de analista de sistema, estou estudando por conta própria, pois para mim é um hobby aprender a programação por conta própria, Realmente muitos estágios exigem conhecimento, eu me pergunto o que uma empresa espera de um candidato ?

vontade de aprender , conhecimentos , Certificado só comprova que você tem conhecimentos ,
mais por trás do certificado o que a empresa quer ,são nossos conhecimentos ,se você for bom na criação de sistemas em java, claro que uma empresa te contrária.afinal por que Não ?
Estágios não espera candidatos com um grau de conhecimento , mais telo será um diferencial

Estude Html ,Css, Banco de Dados, Java Orientado a Objetos pratique bastante cada programa que fizer , se você trancar , tem que Estudar sem Desanimar , Todo mundo desanima o Importante é não desistir de Estudar , essa é minha opinião, tenha Fé em Deus.

Boa tarde,

vamos te ajudar, tente responder as questões abaixo:

quantos currículos você manda por dia?
onde procura suas vagas? quais sites?
tem currículo no linkedin?
quanto tempo conhece e trabalhou com programação informalmente?

acho que trancando você mina suas chances de conseguir estágio, por que estágio é vinculado a estudo, sendo assim não existe estágio para você, e emprego realmente exigem experiência, aconselho a diminuir a quantidade de cadeiras, 1 ou 2 por período, durante 1 ano, 1 ano e meio,
tente enviar no mínimo 50 currículos por semana.

envie seu CV para todas as empresas de TI que conheçer, ela tendo vaga ou não,
e para finalizar mostre para nós seu currículo para te indicarmos onde pode está havendo algum erro ou melhorias.

abraços

Vlw pela resposta HackerFantasy, percebi q muitos estao nessa situação, o problema é que o tempo nao pára né, aprender e ter pratica eu vou conseguir o problema é como irei conseguir entrar no mercado de trabalho? já que todos os cargos de Jr pedem experiencia, para treinee ate eu concluir terei quase 30, aposto que a idade vai pesar muito, certificado de superior pra fazer concurso? acho que só pra concurso serve, eu esperava dificuldade, alias oq é facil na vida ne? mas sempre surge uma oportunidade, mas pelo q estou vendo nesses estagios vc ja tem q ter muita pratica, comecei a faculdade com 25 anos, antes era impossivel fazer superior por ser caro ou por falta de tempo, mas consegui iniciar e agora vem mais um problema nesses estagios, hoje tenho 27 anos, ate terminar faltam 2 anos sei q irei aprender muito nesse tempo, mas como sera q o mercado vai me ver? digamos que eu tranque por 1 ano ou 1 ano e meio irei conseguir muito conhecimento e irei praticar bastante mas já terei uns 29 anos sem experiencia profissional mas com conhecimento teorico e pratico.
Na lei para estagio nao diz nada sobre idade, mas… nao quero generalizar mas oq é seguido por essa terrinha da desordem e desprogresso ne? a lei só serve pra esta escrito lá bunitinho no papel.
Só nos resta seguir naquilo que gostamos de fazer que é aprender e partir pra projetos pessoais, vou pesquisar mais sobre freelances e opensource e ve se dai da pra ter esperanca ainda pra ganhar experiencia, porque estagio… msm eu daqui a 1 ano ou 1 ano e meio ja sabendo tudo que exigem irei ser eliminado pela idade, a nao ser que aceite ganhar um saquinho de doce com quebra queixo e pé de muleque pq nem serenata de amor querem “dar”.

Eu te entendo sei como é ,Não olhe para sua idade, fique focado em aprender, Markus Persson que criou o manicraft tinha 37 anos , você ainda tem tempo , o importante é você ter pessoas que ti fazem feliz ao seu lado,e que te apoia.
na empresa de T I cada um tem uma função, um cria design, outro criar o sistema, outro analisa erros, talvez você não aprenda 3 linguagens de programação, mais aprenda uma e seja melhor nela
Coloque toda sua Fé em Deus, O Deus que sirvo é o Deus do impossível.

Faz um curso Técnico em Informática, te dará uma boa base de JAVA, HTML,CSS, JAVASCRIPT, JSP ou PHP, SQL ou seja, é o que você quer, ter conhecimento e experiência, se você acha que está muito atrás dos seus colegas da faculdade, faça um técnico, tem duração de 1 e meio, e te dará experiência, falo por mim, estou fazendo Sistemas de informação 1 semestre, e tenho o Técnico de Informática, ou seja, não consegueria estágio não tivesse a experiência de passar pelo técnico, você não vai ser o experte, mas é mais a parte pratica no técnico, e depois, as empresas pedem um monte de Requsitos, por que eles querem que você saiba o básico. Abraço e não desista da faculdade, se possível faça 2 cadeiras, e o técnico junto com a faculdade, não tranque, ja tranquei e me arrependi, por que podia ter apenas diminuido as cadeiras. Abraço.

Obrigado pela resposta Felipe

Respondendo as suas perguntas, não vejo tanta vaga assim que valem a pena, por exemplo no minimo 800 reais por mes, vale transporte e refeição, eu garimpo a internet toda, muitos sites conhecidos, trabalho no comércio e estudo entao nao tenho como estudar muito, mas sempre estudo nas folgas ou tento pelo menos 1h a 2h por dia aprender algo, na faculdade aprendi HTML e CSS no 2º periodo, java no 3º periodo e java OO no 4º periodo, isso é muito pouco pelo que pedem eu sei disso e tenho noção do quanto preciso ainda, mas ate eu estar dentro do perfil que pedem vou precisar de mais tempo mas ai que entra o problema, tenho 27 anos, aposto que idade pesa nisso, dizem q nao mas olhar pra outros com 20, 21,22 anos com o msm conhecimento quem vao querer?? eu penso em trancar nao pq vou desistir, mas sim pra nao concluir a graducao no tempo normal pq depois q concluir ou chegar nos ultimos periodos fica pior ainda, iria trancar e depois voltar e procurar estagio novamente, mas eu teria 28 ou 29 anos, o problema é se com essa idade seria mal visto pelas empresas.

Enviar varios curriculos mesmo sabendo que nao sei o que pedem… eu consigo aprender o que pedem mais precisarei de mais tempo mas a idade na contratacao me preocupa porque preferem mais novos. estao pedindo coisas que nem cursei ainda, aprendi java OO no 4 periodo e ja pediam antes em estagios a partir do 2 periodo, nesse ritmo fica dificil nao posso dedicar todo meu tempo ao estudo, infelizmente tenho que me manter.

Onde eu estudo, da uma olhada , Você vai se divertir

você pode se tornar um grande profissional

Dois sites Recomendado

http://www.w3schools.com/html/default.asp

http://www.w3ii.com/pt/

Vlw meu amigo, só acho sacanagem pedirem tanto alem, quem pode estudar o dia inteiro ja fica dificil imagina quem tem que trabalhar e estudar, eu sei q vou produzir muito ate pq pra se aposentar o homem precisa trabalhar uns 65 anos ne, entao tem muita coisa pra acontecer ainda, o problema é iniciar na area, mas enfim vou pesquisar mais sobre freelance e opensource enquanto isso tbm, sei q preciso saber muito a nivel profissional, mas ai q entraria o estagio ne, mas…

Se quiser trocar umas ideias pra agregarmos conhecimentos, obrigado.

Obrigado pela resposta Eder

Isso tudo que vc disse que quero aprender eu vou aprender na faculdade mas iria aprender tudo até o 6º periodo, mas ja pedem tudo isso agora, se eu chegar no 6 periodo ja vou ficar com a corda no pescoço pra arrumar estagio, essa ideia de diminuir disciplinas pode ate ser assim como disse o Felipe tbm, eu prefiro parar e refletir sobre essas por enquanto mas vou continuar cursando o 5º periodo pelo menos e ver oq posso fazer, fiquei desanimado um pouco mas nunca vou desistir, só queria ouvir outras pessoas tbm, sei oq preciso aprender e tenho material em portugues e ingles de cursos, mas o tempo esta complicado pq nao é dificil aprender mas sao muitas coisas pra se aprender, sao muitos detalhes que so com tempo de pratica vc vai se acostumando, quanto mais eu sei mas vejo que não sei, 24h é pouco pra fazer tudo, putz.

Eu agradeço a sua atenção e a de todos.

Já conhecia a w3schools é muito bom msm realmente, vi muitos cursos que mostravam esse site como uma boa fonte, lá vc pode ter muita informacao sobre as linguagens usadas no desenvolvimento web

se vc quiser tenho muito conteudo pra estudo do torrent, mas a maioria é em ingles

em portugues que encontro “gratis” só gosto da universidade xti, que ensina java, javascript, jquery que sao bons e html e css (mas o video ensina o antigo xhtml e css 2 se nao me engano, um pouco desatualizado foi feito em 2011 eu acho)

mais cursos em portugues
tem o curso da upinside de php que é bom tbm

e tenho um da alura com 7GB de conteudo, tem java basico e avancado, php, uml e outros

tenho varias colecoes de livros tbm em pdf de tudo quanto é assunto

se vc ou qualquer um quiser algo só falar. só nao tenho tempo isso eu to querendo rsrsrs

Não acredito muito nisso de idade, acredito que você deva mais se preocupar com o que o mercado exige, vejo programadores novinhos e outros que beiram 50 anos ou mais. Existem novinhos que programam bem, outros nem tanto, isso vale pros mais velhos, começei tarde como você também, justamente por a faculdade ser caro, mas estudo TI de forma generalista a uns 15 anos, bati no mercado de trabalho fazem uns 3 anos, cheguei a fazer 2 estágios ao mesmo tempo, curso e faculdade ambos a noite, como eu fazia? dava meu jeito, era bem louco mais eu fazia, então acho que você não deve desistir do seu sonho por mais que seja ou pareça dificil! vá em frente, bata em todas as portas e continue estudando, a porta aberta que você tanto espera está la na frente esperando por você também!

e ah, freelancer, jobs assim conta como experiência também, invista nisso enquanto não aparece nada! abraços!

vlw Felipe muito obrigado

isso de idade e falta de tempo esta me dando dor de cabeça, eu sou muito dedicado, nao quero jogar fora tudo que fiz ate agora, vou começar a ver mais oq posso fazer no momento.

Obrigado.

Entendo o seu ponto e vejo que é uma situação difícil, pois realmente há muitas empresas que querem um estagiário com experiência, mas também têm muitas outras que não são assim. Idade no seu caso não é problema, você não está velho, não se apegue a isso, nem deixe isso te desanimar ou atrapalhar.

Eu recomendaria continuar os estudos, e tentar muito mais um estágio na área. Distribua currículos que nem louco, trabalhe no seu LinkedIn, faça contatos, vá em eventos, aceite um salário baixo caso possa. Como vocÊ deve imaginar, estagiário não ganha bastante, então terá que passar por essa fase. A boa notícia é que com menos de 1 ano, muito provavelmente teu salário irá aumentar bem (quase o dobro) e com 3 anos, terá triplicado esse salário inicial de estagiário.

Procure diferencial, faça cursos (Alura tem vários e há muitos e muitos outros grauitos), crie projetos simples e coloque em seu github, tire certificações e persista. Acho isso muito mais válido do que projetos open source. Projeto open-source, alem de ser mais difícil de achar, é difícil de contribuir, pois precisa entender o código e ser de um jeito que eles aceitam seu Pull Request.

Acho que a grande chance de desanimar, se parar a faculdade é grande. É um risco, por isso recomendo continuar os estudos e lutar por uma vaga de estágio/emprego.

Pense positivo, você vai conseguir!

se tiver dúvidas em programação posso te ensinar algumas coisas abraços!

Obrigado igor pela resposta

É que estagio pagando menos de 800 reais pra mim seria muito complicado, eu preciso de no minimo 800 reais, ate vejo vagas pagando isso, mas tem muita gente pra pouca vaga, enfim… eu vou fazer oq tenho que fazer

vou ficar aprendendo e desenvolvendo enquanto isso, pois é oq eu preciso, só fico chateado é de mais a frente tudo que eu aprender nao servir por causa da idade, seria um balde de agua fria.

Obrigado Felipe

vlw pela ajuda, eu assisto video aulas de cursos em ingles e portugues pq so a faculdade é pouco, por ser muito conteudo ainda preciso de mais tempo para ver o material e praticar, sou novo no guj e aqui é um otimo lugar pelo oq percebi, hj sou eu precisando de respostas, amanha serei eu ajudando tbm quem precisa.

Abraço a todos!

Ldo de qual estado você é?

RJ e vc?

Passa o link para mim, agradeço por querer compartilhar .