Li um artigo falando que T.I é considerada a profissão mais estressante e resolvi abrir este tópico. Sei que a cada ano sai mais de uma lista dessa e tal.
Sei que nossa profissão não é fácil e muito menos estou aqui para concordar ou discordar do artigo, só quero expressar minha opinião falando que para mim há muitas outras profissões que eu não teria coragem de fazer. Médicos e bombeiros tem a responsabilidade de uma vida em mãos, policiais ao estarem em uma operação, carcereiros que vivem com o medo de rebeliões ou até mesmo investidores que necessitam de uma ótima visão de mercado pois empresas podem estar dependendo deles. Não estou falando que as empresas não dependem de nós, estou falando que muitas vezes temos a chance de contornar nossos erros antes que tudo vá abaixo, coisa que nem todos tem essa regalia.
No mais é seguir nossa Vida de programador:
Não mesmo.
Imagine um atendente que vive tomando esporro sem tem nada haver com aquilo.
Talvez o suporte seja complicado.
Mas na programação é mais de bouas.
Podemos fazer a nossa própria lista.
Imagina o nível de estresse a que médicos de pronto socorros estão expostos, enfermeiros, etc.
Agentes penitenciários, policiais em determinadas cidades.
Garimpeiros.
Motoristas.
Atendente de telemarketing.
Existem muitas coisas na TI que são terríveis, mas, acredito que as profissões acima são piores.
Somente a verdade, principalmente programadores. Você está lá, muito bem, com seu código, de repente compila sem erros mas tem um bug. Lá se vai 1, 2, ou, quem sabe, 3 dias pra resolver. Acontece muito e a cabeça vai a mil nesses casos.
[quote=drsmachado]Podemos fazer a nossa própria lista.
Imagina o nível de estresse a que médicos de pronto socorros estão expostos, enfermeiros, etc.
Agentes penitenciários, policiais em determinadas cidades.
Garimpeiros.
Motoristas.
Atendente de telemarketing.
Existem muitas coisas na TI que são terríveis, mas, acredito que as profissões acima são piores.
[/quote]
Verdade!
Motoristas de ônibus, então…
Outro dia, de carro, fiquei 3 horas na ponte Rio-Niterói. Imagine motoristas e passageiros que também estavam na ponte?
Já pnesaram na profissão de professor que dá aulas desde a Educação Básica até o Ensino médio ?
Já pensaram no salário de fome que um professor ganha para instruir crianças nas quais a grande maioria pensa que é o futuro do país ?! Já pensaram nas pressões psicológicas que eles sofrem por causa de alunos mal educados e pais de alunos que nem sequer ensinaram o filho a ir ao Banheiro porque os pais dizem que ele tem que aprender isso é na escola ? Sem contar nos que não escovam os dentes direito porque os que se dizem “pais” falam “Filho, sua professora não te ensinou a fazer isso ???” Que M… de professora é a sua ?
Falo isso à vocês porque minha esposa é professora e sei o quanto ela é guerreira em ter que ficar engolindo sapo de pais e alunos, praticamente dentro e fora da escola… por isso acredito que a profissão de professor é a primeira mais estressante do mundo e depois vem as demais, incluindo nós que fazemos parte do T.I.
Já pnesaram na profissão de professor que dá aulas desde a Educação Básica até o Ensino médio ?
Já pensaram no salário de fome que um professor ganha para instruir crianças nas quais a grande maioria pensa que é o futuro do país ?! Já pensaram nas pressões psicológicas que eles sofrem por causa de alunos mal educados e pais de alunos que nem sequer ensinaram o filho a ir ao Banheiro porque os pais dizem que ele tem que aprender isso é na escola ? Sem contar nos que não escovam os dentes direito porque os que se dizem “pais” falam “Filho, sua professora não te ensinou a fazer isso ???” Que M… de professora é a sua ?
Falo isso à vocês porque minha esposa é professora e sei o quanto ela é guerreira em ter que ficar engolindo sapo de pais e alunos, praticamente dentro e fora da escola… por isso acredito que a profissão de professor é a primeira mais estressante do mundo e depois vem as demais, incluindo nós que fazemos parte do T.I.
Acho que o stress está bem mais vinculado ao local que você trabalha do que sua profissão em si. Em um lugar bagunçado, sem organização e cheio de capatazes com chicotes, o stress tende a ser bem maior, para qualquer profissão
Acho que uma coisa que faz as pessoas pensarem que desenvolver é estressante, é que muitos desenvolvedores estão na área somente pelo dinheiro, e realmente, depois de uns 5 ou 6 anos de fazer algo que você não gosta de verdade, simplesmente porque pode pagar melhor do que outras áreas, acaba te estressando e muito.
Já no meu caso não sei, eu sempre acho interessante quando aparecem aqueles problemas bem complexos e difíceis, porque sempre quando resolvo (apesar das eventuais dores de cabeça) sinto a satisfação de ter feito um bom trabalho e sempre aprendo algo novo.
Por outro lado, trabalho com uma equipe muito boa, não muito bem paga (rsrs…) mas realmente muito boa e disposta a tirar dúvidas e ajudar.
Talvez realmente seja questão de ambiente, com certeza é um grande fator. Mas acho que se você trabalha com algo que gosta de fazer, com certeza o estresse (se houver) é bem menor…
Sinceramente, acredito que estamos bem em relação a outras profissões, mesmo com clientes pedindo prazos curtos, mudando regra de negócio depois da mesma já estar implementada entre outras coisas. Gosto muito do que faço e apesar disso tudo não fico stressado com o trabalho…
Moderador do GUJ provavelmente está sendo bem estressante ultimamente…
Brincadeiras à parte, creio que a sensação de estresse, em qualquer profissão, tem a ver com a satisfação com o resultado do trabalho e com a recompensa pelo esforço, tanto financeira quanto emocional, descanso, lazer, etc.
Neste ponto TI é complicado, passa-se muitas horas e fins de semana trabalhando feito louco e nunca se tem a certeza da missão cumprida, a qualquer hora pode estourar um problema na cara do cliente. Sem contar que muitas vezes não vemos a cor do dinheiro, as horas vão para o maldito banco de horas, e muitos de nós não tem férias por aceitar formas malucas de contratação tipo PJ e cia.
É uma fábrica de loucos, com 30 e poucos anos de idade quem pode sai dessa para uma carreira gerencial ou para uma carroça de carrorro-quente.
o estresse de nossa profissao acontece por que na grande maioria das “cagadas” sao causadas pelos usuarios e a culpa caem sempre em nós. ninguem liga 20 ou 30 vezes para um bombeiro que nao conseguiu salvar a ultima pessoa que ficou no predio incendiado, ninguem pressiona um medico que passa um remedio errado e faz eu ficar com uma dor no estomado desgraçada desde segunda feira (it’s true). Outro fator é que muitas pessoas “caem de paraquedas” na area de TI por ver na TV que os salarios são otimos e depois acabam trabalhando apenas pelo dinheiro, isso piora o estado clinico do dito cujo.
ninguem vira medico, bombeiro, policia por salario, vira porque gosta do que faz.
[quote=mauricioadl]o estresse de nossa profissao acontece por que na grande maioria das “cagadas” sao causadas pelos usuarios e a culpa caem sempre em nós. ninguem liga 20 ou 30 vezes para um bombeiro que nao conseguiu salvar a ultima pessoa que ficou no predio incendiado, ninguem pressiona um medico que passa um remedio errado e faz eu ficar com uma dor no estomado desgraçada desde segunda feira (it’s true). Outro fator é que muitas pessoas “caem de paraquedas” na area de TI por ver na TV que os salarios são otimos e depois acabam trabalhando apenas pelo dinheiro, isso piora o estado clinico do dito cujo.
ninguem vira medico, bombeiro, policia por salario, vira porque gosta do que faz.[/quote]
Em compensação, um erro do bombeiro ou do médico pode custar a carreira, ou até mesmo a vida. E um bug seu?
[quote=blackforce][quote=mauricioadl]o estresse de nossa profissao acontece por que na grande maioria das “cagadas” sao causadas pelos usuarios e a culpa caem sempre em nós. ninguem liga 20 ou 30 vezes para um bombeiro que nao conseguiu salvar a ultima pessoa que ficou no predio incendiado, ninguem pressiona um medico que passa um remedio errado e faz eu ficar com uma dor no estomado desgraçada desde segunda feira (it’s true). Outro fator é que muitas pessoas “caem de paraquedas” na area de TI por ver na TV que os salarios são otimos e depois acabam trabalhando apenas pelo dinheiro, isso piora o estado clinico do dito cujo.
ninguem vira medico, bombeiro, policia por salario, vira porque gosta do que faz.[/quote]
Em compensação, um erro do bombeiro ou do médico pode custar a carreira, ou até mesmo a vida. E um bug seu?[/quote]
Isso em outros paises, não no Brasil! Infelizmente. Ja viu algum medico, policia, bombeiro ser punido por negligencia?
esse é um exemplo clássico, por mais que ela esteja traumatizada isso não irá causar estresse em todos os enfermeiros do pais. E ela não será punida, no máximo vai perder o emprego.
trocar vaselina por soro é mais feio do que dar delete sem where e commitar. hauhau