Seria possível desenvolver um jogo grande em java?[RESOLVIDO]

Etava navegando na net…e vi muitos fóruns sobre desenvolvimento de jogos…
Mas a maioria é em C++ (creio que seria uma linguagem apropriada para isso)
Aí me surjiu uma dúvida… já que estou com essa idéia na cabeça…
Seria viável desenvolver um grande jogo tipo Age of Empires em java? Não ficaria muito pesado?
Se sim…quais ferramentas para desenvolver os gráficos eu deveria usar? Não digo que eu consiga fazer uma super-produção ao nível deste jogo…mas seria possível…
Em java não acabaria com os recursos do pc?

Obs: Jogos para Desktop… ou poderia ser até web…para jogar online…

Bem… possível eu até creio que seja, entretanto, acho que ficaria pesado. Para jogos, creio que o ideal seja C++ mesmo! Algumas pessoas dizem que Python i[/i] também é uma outra opção, mas aí eu já não sei.

procure no forum ja tem varios topicos sobre este assunto.

Que tal esse? http://www.taikodom.com.br/
Ou esse? http://us1.poisonville.bigpoint.com/
Ou ainda esse? http://www.runescape.com/

É possível sim. E duvido muito que fique pesado.

A maior parte do gargalo num jogo de grande porte está na comunicação com a placa de vídeo, não na linguagem. A CPU, em si, fica ociosa a maior parte do tempo.

Leopoldo, nesse artigo aqui eu explico melhor sobre o Java no desenvolvimento de jogos, e porque do baixo investimento na linguagem pelos grandes estúdios:
http://www.pontov.com.br/site/index.php/java/47-javageral/87-java-no-desenvolvimento-de-jogos

Acho que você vai gostar de ler.

[quote=leopoldof]Se sim…quais ferramentas para desenvolver os gráficos eu deveria usar? Não digo que eu consiga fazer uma super-produção ao nível deste jogo…mas seria possível…
Em java não acabaria com os recursos do pc?[/quote]

Use o JMonkeyEngine:
http://www.jmonkeyengine.com/

A versão 3.0 dela é alucinante.

Se quiser fazer 2D, use a própria Java 2D. :slight_smile:

Agora, justamente os jogos de estratégia, como o Age, são uma das poucas exceções onde consome-se mais CPU do que GPU. Nesse caso, há alguma vantagem em usar uma linguagem de mais baixo nível, como o C++. Mas como você não vai investir nem o tempo, nem o dinheiro, nem os recursos de um grande estúdio, duvido muito que você irá sequer sentir alguma diferença. Use o Java e divirta-se mais no processo.

Obrigado pelas respostas…vou baixar e brincar com esse JMonkeyEngine para ver…e também vou dar uma lida neste artigo e nos links passados…
Vou tentar começar a projetar alguma coisa pra ver se prolifera… he he he…

Mais uma vez Obrigado a todos…

Outra API com muito poder de fogo e que usa linguagens de alto nível (javascript e C#) é a Unity 3D:

Dê uma olhada.

o tópico está como resolvido já, mas vou deixar aqui minha opinião

Creio que java não seja usado largamente para jogos grandes no mercado, pois existem outras soluções mais completas, além da citada pelo Vini, a unity3d, tem também a unreal engine, entre outras.

mas acho que não tem nada que impossibilite a criação de um jogo com java, além dos jogos exemplo citados pelo Vini, tem também o jake, (não lembro o link de download, se alguem puder colocar aqui no tópico, não tenho acesso no momento para achar, qualquer coisa coloco depois) que é o quake reescrito em java, muito bom por sinal.

no site da JMonkeyEngine tem jogos que foram criados em java + a engine, vale a pena dar um olhada neles, só para se ter uma idéia de que se pode fazer =)

[]s

A JMonkeyEngine é realmente muito legal, vou ver se volto a estuda-la nessas férias.

Apenas meus 2 cents: não vou nem lembrar do Jake (port de Quake 2), que em termos de CPU é tão rápido quanto a versão C (óbvio que usa mais memória).

E, apenas pra um citar um jogo de sucesso: http://www.minecraft.net

O autor, simplesmente está milionário. E desenvolveu o jogo sozinho. Eu tenho lido tanto sobre esse jogo em fóruns e afins, que resolvi dar uma olhada, e só então vi que era um (PASMEM!) applet!