Olá CV.
Cheguei a verificar esta especificação e cheguei a fazer testes também, mas acho que não será necessário tanto controle assim, vou dar um exemplo mais sutil pra facilitarmos as coisas:
Existe um código A1 que está funcionado perfeitamente, e por alguma necessidade do cliente, foi necessária uma modificação em um determinado ponto. Com isso eu gerei uma nova versão de código fonte e posteriormente de código unicode, que podemos chamar de A2.
Por alguma negligência, foi colocado no servidor o código A1 e o sistema continou executando todas as tarefas antigas, pra loucura do cliente.
Então qual é a idéia: acessando de alguma forma a classe, eu saberia se ela é a A1 ou A2, e assim facilitaria o trabalho de manutenção da aplicação.
Com a utilização da especificação, criei uma classe básica, tipo HelloWorld para verificar a funcionalidade, e realmente, ao utilizar um comando que existe na %JAVA_HOME%in chamado serialver. Um exemplo:
C:ferramentaseclipseworkspaceframework>serialver Iniciar1
Iniciar1: static final long serialVersionUID = 100L;
Se, ao implementar a interface Serializable e colocar este atributo em todas as classes (acesso a banco, servidor, servlets, exceções, etc) e não causar uma mudança de código muito significativa, meus problemas acabaram, mas se isso vier a complicar um pouco, eu não sei se chega a ser válido.
Grato a todos.
Ederson.