Ainda me lembro que quando comecei a trabalhar com java fazia-se tudo na JSP, validação de campos, persistencia no banco (havia até sql nas paginas…), controle de fluxo (na primeira vez que falei sobre servlets me chamaram de purista) :oops: , tudo mesmo!
As paginas eram imensas, tinham lógica de negócio e também de apresentação tudo misturado, era um caos, e agente chamava aquilo de JSP… :twisted:
O tempo passou o Struts melhorou muito isso, vieram as tags já prontas, voce não precisava mais programa-las somente em rarissimos casos, acho que faz mais de 2 anos que não implemento uma tag… as jps ficaram leves mas a dificuldade ainda continua!
Hoje em dia se tiver que fazer um sistema prefiro 1000 vezes a ficar com a parte de negócio, SPring, EJB, JPA que mecher com tela! Ainda mais com os prototipos que alguns designers fazem por aí tá loco meu! Os caras querem tudo em uma tela só, é dificil pra cacete fazer funcionar isso. :roll:
No ano retrasado fiz um sistema com Adobe Flex, foi um paraiso, minha unica preocupação era integra-lo corretamente com o weblogic, mapear os objetos java para actionscript e o resto era easy de fazer na interface. Mas o que é bom dura pouco, hoje rarissimo saber de alguem trabalhando com flex, quem sabe no dia que virar 100% opensource e free for all, ou surgir algo melhor…
Depois que veio o JPA as coisas melhoraram drasticamente depois do backbean, mas antes continua complexo… exige muita prática de quem trabalha na camada da interface, nem sempre é fácil fazer funcionar algumas telas…
É um serviço sujo mas alguem tem que fazer.
Servicinho chato do cacete: programação visual!
10 Respostas
A pergunta que não quer calar… porque as pessoas aqui… gostam tando de usar reticências… onde elas não cabem?
Aqui nós temos um HTML/CSS/JavaScript master que faz isso, ele pega os templates do photoshop e transforma eles em HTMLs, depois nós aplicamos o sistema em cima disso.
Oi,
Sem querer criar confusão, mas chamar os caras de corno? Eu acho extraordinário a capacidade das pessoas que conseguem fazer interfaces bonitas e funcionais, são verdadeiros artitas, o fato de não gostar não significa que seja ruim. Eu mesmo sou um desastre e só desenvolvo algo em cima de templates, fora isso nem me arrisco. Ainda sobre gosto, destesto fazer relatórios, independente da engine em questão, mas sei da importância deste recurso nos programas, logo procuro deixar para outras pessoas mais “pacientes” fazer, simples assim.

HAHAHAHAH !!!
Meu deus eu fico pensando quando as pessoas começarem a usar o Windows 7, vão ser um bando de cornos porque não precisaram usar o Mouse nem o Teclado porque vão mesmo ter uma interface grafica altamente intuitiva para sua aplicações e serviço, e isso não é tudo uma programação visual interativa ???
hahahaha !!!
Ainda me lembro que quando comecei a trabalhar com java fazia-se tudo na JSP, validação de campos, persistencia no banco (havia até sql nas paginas…), controle de fluxo (na primeira vez que falei sobre servlets me chamaram de purista) :oops: , tudo mesmo!
As paginas eram imensas, tinham lógica de negócio e também de apresentação tudo misturado, era um caos, e agente chamava aquilo de JSP… :twisted:
O tempo passou o Struts melhorou muito isso, vieram as tags já prontas, voce não precisava mais programa-las somente em rarissimos casos, acho que faz mais de 2 anos que não implemento uma tag… as jps ficaram leves mas a dificuldade ainda continua!
Hoje em dia se tiver que fazer um sistema prefiro 1000 vezes a ficar com a parte de negócio, SPring, EJB, JPA que mecher com tela! Ainda mais com os prototipos que alguns designers fazem por aí tá loco meu! Os caras querem tudo em uma tela só, é dificil pra cacete fazer funcionar isso. :roll:
No ano retrasado fiz um sistema com Adobe Flex, foi um paraiso, minha unica preocupação era integra-lo corretamente com o weblogic, mapear os objetos java para actionscript e o resto era easy de fazer na interface. Mas o que é bom dura pouco, hoje rarissimo saber de alguem trabalhando com flex, quem sabe no dia que virar 100% opensource e free for all, ou surgir algo melhor…
Depois que veio o JPA as coisas melhoraram drasticamente depois do backbean, mas antes continua complexo… exige muita prática de quem trabalha na camada da interface, nem sempre é fácil fazer funcionar algumas telas…
É um serviço sujo mas alguem tem que fazer.
Impressão minha ou voce esta cantando uma musica?? :?
Na verdade não to falando do trabalho de webdesigner… mesmo porque o designer cria os estilos e como a interface deve ser.
Estou falando de pegar isso aplicar um JSF, criar os backbeans, manipular e fazer isso funcionar. isso pra mim é um trampo muito chato que sempre evito e passo a bola pra quem quiser… se a tela for simples ok mas tem cada tela por aí meu que chega dá dó de quem vai fazer…
Só de ver manipulação de tabelas e pop up já dá medo. :lol:
Daí vemos aqueles bendidos backbeans gigantes que lembram os velhos tempos. :twisted:
HAHAHAHAH !!!Meu deus eu fico pensando quando as pessoas começarem a usar o Windows 7, vão ser um bando de cornos porque não precisaram usar o Mouse nem o Teclado porque vão mesmo ter uma interface grafica altamente intuitiva para sua aplicações e serviço, e isso não é tudo uma programação visual interativa ???
hahahaha !!!
Não foi isso que eu quis dizer, embora sabemos que a produtividade em interface main frame que voce tem atalhos de teclado e uma série de outras coisas é 10x mais rapida que qualquer interface que se usa o mouse demais.
isso também é fato.
Cara, eu trabalho com Flex e digo que é uma maravilha. Você faz interfaces muito boas com bastante facilidade. Nada de ficar posicionando botões na tela, você resolve tudo no mxml. Depois é só chamar os serviços da camada Controller e tá tudo certo! 
Serviço difícil e mal-recompensado. O cara que conhece meia dúzia de annotations de JPA ganha mais que o designer que passou anos descobrindo como fazer o IE se comportar com um mínimo de decência.
É verdade, pena que o usuário sempre quer mais mágica da interface… :lol:
Uma coisa boa dele é que vende muito fácil pra qualquer cliente.
Falou uma verdade, na maioria das empresas isso fica restrito aos novatos ou estagiários.
Claro isso tem mudado também.
Por que não usa o GWT? Acho melhor do que o Flex.
Por que não usa o GWT? Acho melhor do que o Flex.
Algum tutorial bom? E que tipo de ide eu posso utilizar. É que os projetos em que eu trabalho agora são tudo base oracle então eclipse nem pensar. Eu lembro de ter estudado o GWT há um tempo atrás mas desisti devido a alguns conceitos que achei muito exóticos na época.