Sou formado em Ciência da Computação já há alguns anos e infelizmente nunca consegui um trabalho como programador, seja por falta de oportunidade em minha cidade, ou também por achar que nunca estava preparado para o mercado de trabalho. A questão é que hoje já faz 5 anos que trabalho com suporte técnico e sinto uma cobrança comigo mesmo muito grande de tentar melhorar essa situação e começar a fazer aquilo que gosto, que é programar. Porém, devido ao descaso dos anos sem estudar e correr atrás, hoje tenho andado perdido por onde começar a estudar e tipo, qual curso investir e que vai me dar um retorno maior. Sendo assim, queria olhar se teria alguém de vocês que poderia me dar um serviço de mentor, me dando um norte com base naquilo que quero para minha vida. Eu pagaria por esse serviço numa boa. Tudo que preciso mesmo é tipo, ter uma noção correta dos passos que preciso dar para não gasta dinheiro de forma errada e perder mais tempo na vida.
Bom, se der uma olhada no linkedin tem milhares de coaches e de pessoas que dizem fazer o mentoring.
Eu, particularmente, duvido 100% da eficácia deste tipo de ação. Me parece que é um nicho maravilhoso para se enganar pessoas com certas dificuldades (timidez, falta de auto confiança, etc) e ganhar dinheiro em cima deles.
De qualquer maneira, o guj está aqui para isso.
Vamos lá.
Ciência da computação te habilita para ser mais que um réles programador. Por que quer isso para a tua vida? Quais os objetivos a curto, médio e longo prazos?
Paralelo a isso, que tipo de tecnologia te interessa (web, mobile, cloud)? Dependendo do que responder, podemos ajudar, dar uma ou outra dica, essas coisas aí.
E, sim, aceitamos o pagamento, deposite na conta de cada um que responder.
Formado em Ciência da Computação e não sabe o caminho das pedras para buscar uma nova linha de trabalho.
Devolva o diploma pois vc não aprendeu nada, e taque fogo na facul por deixar alguém se formar com um preparo desse!
Mas como pega mal falar o que realmente pensa, vou dar uma resposta socialmente aceitável:
Faz uma pesquisa de mercado, se pretende atuar na sua região, pesquisa na região, senão a nível nacional. Só colocar no google: vagas emprego programador desenvolvedor sistemas, e reparar nos requisitos.
Faz alguns testes e vê com qual caminho mais se identifica, pega um bom material de estudo (se está disposto a pagar mentoria, pagando tem cursos ótimos, recomendo Udacity, Udemy, Alura, DevMedia, SchoolOfNet, entre outros tantos… Além de cursos de ótima qualidade e gratuitos, no YouTube por exemplo tem o eXcript
Se desafia e faz projetos pessoais, mas tratando como se fosse para clientes reais, assim constrói um portifolio para buscar vagas.
Gostei muito do que você falou, é sempre bom ouvir o ponto de vista de outras pessoas para entender melhor as coisas, eu ainda não tinha parado para olhar por esse lado e concordo com tudo que você falou. Sobre o dinheiro, não quis ofender, se foi dessa forma que talvez tenha pensado e sim mais no sentido mesmo de compensar quem quisesse ajudar, mas na melhor das intenções. Peço desculpas se isso soou mal.
Sobre a área de atuação, gostaria de focar em ser um programador Full Stack.
Com base nisso, tenho olhado alguns cursos da softblue e também na global code, além de pensar em fazer a assinatura da altura, o que você me recomendaria?
Gostei da sua resposta sincera kkk. Muito obrigado por suas sugestões.
Infelizmente eu me considero defasado hoje e só estava tentando pedir uma ajuda nesse sentido, para tentar melhorar minha carreira e alavancar para me colocar bem hoje como um profissional.
Não soou mal e nem ofendeu, eu apenas coloquei que:
Tem muito “coach” por aí que só faz isso por não saber fazer nada direito na vida. Vejo o Bernardinho do vôlei como um coach fodástico, motivador, tira o melhor dos atletas. Mas um Zé Ruela da vida, que mal sabe colocar alguém pra cima, nunca.
Você não precisa de coach, precisa se “enturmar” com gente da área. E o guj é uma ótima porta para isso. Garanto que tem um monte de gente aqui que começou com o mesmo desgosto profissional e conseguiu evoluir e chegar onde queira, talvez, passar desse ponto.
Ok, então sugiro que comece na ordem inversa, estude algum (ou mais de um) framework JS, como angular (4 ou 5), react, vuejs.
Depois, escolha uma boa linguagem de programação (C#, java, etc).
Na nossa área vejo que tem muito cara oferecendo esse tipo de trabalho.
Infelizmente, na maioria das vezes, é apenas um boca mole cobrando para ensinar algo que ele próprio não sabe.
Mas nesse sentido não tem como alguém aqui te ajudar, ao menos não com as informações dadas.
Não existe
tudo é relativo, sempre terá o depende, depende de onde ira atuar, depende de no que ira atuar, a área de desenvolvimento é muito mais ampla dq alguns gostam de fazer parecer, e o número de carreiras são grandes.
Assim, o melhor caminho, é primeiro encontrar seu caminho, ai sim ao perguntar sobre referencias para seguir dentro de uma determinada carreira, ai sim poderemos ajudar.