Serviço J2EE. É possível?

14 respostas
sr.sucesso

Sras. e Srs.,

Este é meu primeiro post aqui no fórum do GUJ. Trabalho faz uns 3 anos com java e j2ee, mas nunca tive a vontade de me certificar. Agora que estou estudando pra prova, percebo como é maravilhosa e ao mesmo tempo complexa essa linguagem. Mas, vamos a luta, e aos estudos…

Apresentações à parte, será que alguém pode me ajudar? Num sistema, eu tenho um “serviço” manual, onde uma página, quando aberta, fica atualizando um BD a partir de outro de 5 em 5 minutos. Gostaria de criar uma espécie de serviço pra rodar junto com um server JBOSS. Quando digo serviço, quero dizer, algo que suba junto com o JBOSS, para que ninguém esqueça de colocar a atualização no ar, caso haja uma parada no servidor. Esse tipo de “serviço” é possível nos J2EE Servers (JBOSS, Tomcat, etc) ou eu vou ter que criar um serviço em J2SE???

Agradeço à todos pela atenção. Abraços.

14 Respostas

Rafael_Steil

De uma olhada no Quartz - http://www.opensymphony.com/quartz/

Ele funciona bem no estilo do crontab (agendador de servidor de sistemas unix-like)

Rafael

sr.sucesso

Bacana Rafael… estou olhando esse Quartz…

Isso quer dizer que realmente não existe nada no J2EE que possa fazer isso!? Tenho que apelar pra uma aplicação client rodando no server pra estar fazendo esse serviço?

Rafael_Steil

No client? nao, nao… voce pode deixar isso no servidor sem problema algum - por exemplo, se voce quiser iniciar o servico quando a sua aplicacao subir, basta colocar o codigo de setup do quartz no init da tua aplicacao.

Rafael

sr.sucesso

Quando disse “client”, na verdade era me referindo a uma “aplicação” no server… desculpe se me expressei mal…

Cara, estou lendo aqui o JBOSS Admin Development Guide, e encontrei uma coisa que achei no Tomcat também: MBean. Aparentemente, por causa da estrutura básica:

package org.jboss.system;

public interface Service

{

public void create() throws Exception;

public void start() throws Exception;