Galera, esbocei um software que basicamente consiste de um servidor com um banco de dados, os clientes consultam e inserem elementos nesse banco de dados, sendo qualquer cliente pode ou não ser mobile. Em um primeiro momento o mais importante seria a confiabilidade do sistema, e em outro momento talvez a escalabilidade.
Decidi que seria uma boa ideia desenvolver esse software em java, por estar familiarizado com a sintaxe e com o ambiente de desenvolvimento, porém estou afastado do mundo java a muito tempo e essa parte de cliente/servidor me deixou bem confuso, usei o google, mas infelizmente as informações obtidas em sua maioria muito antigas ou incompletas.
Existem várias possibilidades sockets, web services, alguns frameworks, na verdade isso tudo fez uma confusão na minha cabeça, entre suas diferenças e utilidades.
Como fariam um software desses? E por que?
Por exemplo: usaria tal framework para tal coisa, por tais motivos.
[quote]Não usaria nada. Pela descrição, existem N produtos que já me atendem.
Mas, se quer client/server, estude (mas estude mesmo) socket em java.[/quote]
Eu não entrei em detalhes do programa simplesmente por que o foco é a implementação desse cliente/servidor. Fiz alguns protótipos quando cursava a faculdade com sockets, RMI, EJB, servelets, enfim muitas coisas mas sempre em contextos separados e isso já faz realmente muito tempo, pra ser exato no final de 2008, desde então muita coisa mudou, muitos projetos foram descontinuados.
Meu medo é tentar usar um framework descontinuado ou desatualizado, ou até mesmo fazer tudo em sockets por exemplo, e existir algum framework que pouparia algum tempo de desenvolvimento e dor de cabeça, ou então descobrir que meu problema seria solucionado mais facilmente utilizando, sei lá, por exemplo RMI. Eu gostaria da opinião de vocês e se puderem indicar tutoriais ou livros sobre o que vocês indicarem, seria muito bom.
De qualquer forma obrigado drsmachado, vou estudar mesmo sockets!